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(Dis) forma: processo criativo de um solo

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Marta Almeida.pdfRelatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na área de especialização em Coreografia.5.36 MBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

A peça (Dis)Forma nasce no contexto do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, da Escola Superior de Dança, na especialidade em coreografia. Os estímulos para a criação são distintos, de coreógrafo para coreógrafo, e não são estanques durante o percurso artístico. O mote para esta criação, surge de um impulso interior, de uma urgência em exteriorizar uma inquietação. Tomando como ponto de partida um conjunto de questões genéricas, o processo artístico passou por aproveitar as respostas obtidas para refletir e pesquisar, questionando de novo e repetindo uma e outra vez, gerando assim um processo de decomposição e filtragem de ideias até alcançar a temática da peça - a procura incessante por um corpo perfeito, as suas contingências e implicações. Sendo esta criação suscitada por uma vivência autobiográfica, foi essencial estabelecer que não se trataria de um relato de acontecimentos da vida pessoal, mas sim uma reflexão e desconstrução em torno de três grandes conceitos: dismorfia corporal, distorção percetiva e perfeccionismo. O cariz autobiográfico determinou outras características específicas desta peça, em particular a opção de materializar estas inquietações sob a forma de um solo, criado e interpretado pela mesma pessoa, tirando proveito, e sofrendo as contingências, tanto dos desafios quanto das dificuldades que este duplo papel acarreta. Assumidas estas decisões, inicia-se um processo de trabalho que se divide em quatro fases: investigação, exploração de enunciados, seleção do material e articulação do material coligido. Foi sempre claro que se pretendia que a pesquisa de movimento tivesse como base a improvisação e que existiria um elemento externo para assumir o apoio à criação. Não obstante esta definição clara da metodologia que se pretendia implementar e prosseguir, o processo criativo materializou-se com o corpo em movimento e com a experimentação. Esta experimentação permitiu uma camada evolutiva abrindo a descoberta de diferentes caminhos e práticas que não tinham sido programadas, como a prática da improvisação livre e da improvisação, a relação com o espelho em estúdio, o recurso ao registo de vídeo, o impacto da apresentação de um work in progress e, não menos importante, a reorganização do material após esta apresentação. Este projeto é apresentado pela primeira vez em formato de work in progress no dia 14 de Maio de 2024, no ExploreZ Festival, em Amesterdão. Volta a ganhar vida, numa versão integral mais consolidada e elaborada, com apresentação em estreia no dia 19 de Setembro de 2024, no âmbito do Festival Internacional de Dança Contemporânea, no Salão Central, em Évora.
ABSTRACT - The piece (Dis)Forma was born in the context of the Master's Degree in Choreographic Creation and Professional Practices at the Escola Superior de Dança, in the speciality of choreography. The stimuli for creation are different from choreographer to choreographer and are not watertight during the artistic journey. The motto for this creation arises from an inner impulse, an urgency to externalise a restlessness. Taking a set of generic questions as a starting point, the artistic process involved taking advantage of the answers obtained to reflect and research, questioning again and again, thus generating a process of decomposition and filtering of ideas until the theme of the piece was reached - the incessant search for a perfect body, its consequences and implications. As this creation was prompted by an autobiographical experience, it was essential to establish that it would not be an account of personal life events, but rather a reflection and deconstruction around three major concepts: body dysmorphia, perceptual distortion and perfectionism. The autobiographical nature determined other specific characteristics of this piece, in particular the choice to materialise these concerns in the form of a solo, created and performed by the same person, taking advantage of, and suffering the contingencies of, both the challenges and the difficulties that this double role entails. Once these decisions had been made, a work process began that was divided into four phases: research, exploration of statements, selection of material and articulation of the collated material. It was always clear that the movement research would be based on improvisation and that there would be an external element to support the creation. Despite this clear definition of the methodology that was to be implemented and pursued, the creative process materialised with the body in movement and with experimentation. This experimentation allowed for an evolutionary layer, opening up the discovery of different paths and practices that had not been programmed, such as the practice of free improvisation and improvisation, the relationship with the mirror in the studio, the use of video recording, the impact of presenting a work in progress and, not least, the reorganisation of the material after this presentation. This project was presented for the first time in work-in-progress format on the 14th of May 2024 at the ExploreZ Festival in Amsterdam. Brought back to life in a more consolidated and elaborated full version, with a premiere presentation on the 19th of September 2024, as part of the International Contemporary Dance Festival, at the Salão Central in Évora.

Description

Keywords

Métodos e processos de criação Solo Criador/intérprete Creations methods and process Creator/interpreter

Citation

Almeida, M. F. A. F. de. (2024). (Dis)forma: Processo criativo de um solo. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21348

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