Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-16"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Finka pé na tchon: dança para a transformação pessoal e social na Guiné-BissauPublication . Baptista, Marta Saramago de Sousa Mamede; Dias, AlfredoA ânsia do Ser Humano na busca pela verdade de quem é e daquilo que quer experienciar, permite-lhe descondicionar-se de programas impostos pela sociedade e ganhar confiança para expressar a sua identidade e criatividade, construindo a sua realização pessoal e o(s) seu(s) propósito(s) de vida, e contribuindo para o desenvolvimento da sua comunidade, numa dimensão local, e da Humanidade, numa dimensão global. Sendo muitas vezes difícil para o Ser Humano tomar consciência desta ânsia, ou simplesmente permitir-se escutar a sua voz interior entre o ruído e as limitações do contexto sociocultural em que nasce e cresce, mostra-se possível resgatar essa ligação através do contacto com práticas artísticas e criativas. Neste sentido, foi implementado o projeto Finka Pé na Tchon no Lar Bethel, uma casa de acolhimento de crianças e jovens em Bissau, com o objetivo de promover experiências que abrissem portas à descoberta e ao crescimento pessoal e social, por via da dança: (i) num mundo que oferece escassas oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos e que se revela ainda reticente no reconhecimento da contribuição dos processos artísticos na construção de pessoas e sociedades saudáveis e (ii) num contexto de particular vulnerabilidade social, inserido no território da Guiné-Bissau, que se mostra desencorajador da construção de projetos de vida satisfatórios. Os resultados obtidos permitem responder favoravelmente à premissa de partida deste projeto: A promoção de práticas artísticas possibilita e favorece os processos de expressão e descoberta pessoal de crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade social, facilitando a sua autonomia e apropriação do seu lugar no mundo. Desta forma, e atendendo a que o contacto com a arte, em especial a dança, permite o reconhecimento, expressão e celebração do Eu na sua condição multidimensional, considera-se fundamental a sua incorporação em projetos sociais, em especial com crianças e jovens que se encontram em contextos limitantes de processos naturais e tão necessários como os de autodescoberta, expressão da identidade e desenvolvimento, fundamentais para o ganho de autonomia e confiança na construção dos seus caminhos de vida.
- As potencialidades do ciberjornalismo na imprensa desportiva: o caso do Euro 2020Publication . Bucho, André Filipe Carvalho; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Sá, PaulaEsta investigação tem como tema o aproveitamento das potencialidades do ciberjornalismo por parte da imprensa desportiva escrita diária nas suas versões digitais. Num clima de crise financeira e de recursos humanos para os jornais, aproveitar a vertente online ao máximo deveria ser uma obrigação, mais do que uma propriedade. As vendas em papel continuam a descer de ano para e, se é verdade que o número de assinaturas digitais tem crescido em Portugal, a perda dos jornais impressos não é compensada pelo pagamento dos premiuns. A imprensa desportiva internacional foi das principais inovadoras no ciberjornalismo, com a cobertura de eventos em direto, de forma online, há mais de 20 anos, mas tarda em encontrar um modelo de negócio sustentável que permita alcançar a estabilidade financeira e que permita melhorar as condições de trabalho para os jornalistas. A análise dos três websites dos jornais desportivos com distribuição nacional permitiu perceber que há formas distintas de aproveitar as potencialidades do ciberjornalismo. Além disso, foram realizadas três entrevistas a um profissional ligado ao online de cada órgão, de forma a compreender as motivações por detrás das escolhas e, simultaneamente, questionar essas mesmas opções.
- O ensino do trompete no conservatório e nas bandas filarmónicas da Ilha Terceira: efeitos e importâncias na vida do povoPublication . Nunes, André Filipe Pereira; Burt, DavidResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado foi realizado ao longo do ano letivo 2020/2021 na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, escola essa onde está englobado o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo envolvendo três alunos, um de iniciação musical, um do ensino básico e outro do ensino secundário. O Estágio compreendeu uma programação de 81 aulas observadas e 9 efetivamente lecionadas. O Estágio teve como objetivo aprender a observar a lecionação e a lecionar aulas de trompete a alunos de diferentes níveis, tendo sido elaboradas as correspondentes fichas de observação e planos de aula. Na descrição da prática pedagógica procedi à caracterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, das práticas educativas desenvolvidas pelo professor cooperante nas aulas observadas e pelo mestrando nas aulas lecionadas, ao que se seguiu uma breve reflexão sobre o desempenho dos alunos e análise crítica da atividade docente.
- Projeto transmedia de comunicação ficcional “LYRA : Story SeekersPublication . Camilo, Sofia Alexandra Paralta; Souto, JorgeCom o projeto LYRA: Story Seekers, procurou-se explorar as potencialidades do transmedia storytelling. Para esse efeito, partiu-se de uma revisão bibliográfica, análise documental e de conteúdo da literatura relevante sobre transmedia storytelling, narrativa e género – bem como os respetivos conceitos estruturantes – para fazer o enquadramento teórico que serviu de base para o desenvolvimento deste projeto: uma narrativa transmedia constituída por uma série de short stories, ilustrações, elementos online e offline e ainda uma experiência interativa – todos estes expostos na bíblia transmedia que a explicita.
- Pensar o futuro à saída da escolaridade obrigatória na voz de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Souschek, Marcelina Baião Espada; Madureira, IsabelO presente trabalho teve como objetivo perceber o que é uma investigação inclusiva, as condições necessárias para a sua realização e de que forma se promove a participação e autodeterminação das pessoas com deficiência, impulsionando alterações sociais. Pretendeu ainda conhecer i) os sonhos de quatro jovens com trissomia 21 à saída da escolaridade obrigatória; ii) a perceção dos pais sobre esses sonhos e iii) analisar o envolvimento da escola na preparação da concretização dos seus sonhos. Procurou-se compreender que impacto os sonhos dos jovens têm no seu percurso de vida e de que forma os próprios jovens participam na construção do seu projeto de vida. O trabalho teve ainda como objetivo desenvolver um estudo que se insere no paradigma da investigação inclusiva. Metodologicamente optou-se pela realização de um estudo de caso. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada, realização de grupo focal e a aplicação de making action plans (MAPS). O estudo permitiu concluir que os jovens conhecem os seus sonhos e sabem identificá-los. Também os pais e professores conhecem e identificam os sonhos dos jovens. Os resultados demonstram que os sonhos referidos por pais e professores são os mesmos que os próprios jovens identificam. Contudo, o conhecimento dos sonhos não influencia a prática, não havendo uma planificação tendo em conta a concretização dos mesmos.
- Produção de vídeo para o Instagram como conector entre marcas e públicos: o caso Funky ChunkyPublication . Lopes, Carla Cardoso; Miranda, Sandra Marisa LopesAs múltiplas formas de distribuição audiovisual promoveram ao vídeo online características capazes de interagir de maneira criativa e inovadora dentro das mídias sociais. Qualquer pessoa hoje possui o poder de produzir, distribuir e consumir imagens audiovisuais em diversas telas, o que facilita o envolvimento de marcas e consumidores. Desse modo, esta pesquisa procura entender como as especificidades audiovisuais presentes nos vídeos online atuam no envolvimento dos usuários com os conteúdos distribuídos por marcas no Instagram. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, coletou-se vídeos que foram submetidos ao procedimento de análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, é possível constatar que o vídeo (quanto ao contexto digital), tornou-se uma forte ferramenta de expressão, além de expor especificidades que flexibilizam as narrativas e auxiliam no envolvimento dos usuários com as marcas nas mídias sociais. Dessa forma, o audiovisual encontra soluções segmentadas e capazes de se comunicar com diferentes públicos, possibilitando marcas de todos os tamanhos a utilizá-lo como ferramenta de conexão com os consumidores.
- Jornalismo ambiental na SIC Cobertura jornalística antes, durante e após a Conferência sobre as Mudanças Climáticas - COP26Publication . Figueiras, Carolina Sousa; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. A investigação resulta de cinco meses de estágio curricular na direção de informação da SIC e SIC Notícias e tem como tema central a cobertura jornalística ambiental antes, durante e após a Conferência sobre as Mudanças Climáticas - COP26. Sendo que os media estiveram a realizar a sua cobertura jornalística, o objetivo é comparar esse período ao momento do meu estágio, em que não existe um evento desta natureza. Que tipo de abordagem se dá ao tema “clima” no momento em que já não há um motivo forte para a sua cobertura e de que maneira é que a Conferência sobre as Mudanças Climáticas influenciou o trabalho jornalístico posterior à mesma. Para tentar discutir se a cobertura aos assuntos ambientais são suficientes neste canal de televisão, utiliza-se uma metodologia mista, que resulta na análise de dois meses estruturados, um durante o período de estágio e outro antes desse período (COP26). Tudo isto referente aos seus dois principais noticiários, o Primeiro Jornal e Jornal da Noite. Ao mesmo tempo que nos focamos no jornalismo ambiental na SIC, este trabalho pretende contribuir com reflexões significativas sobre o jornalismo ambiental televisivo em Portugal.
- Xinjiang: a critical discourse analysis of western media narratives concerning the Region & the Uyghur People (2017-2022)Publication . Wu, Ruben de Almeida; Bonacho, Fernanda do Rosário FarinhaThis analysis seeks to examine the journalistic narrative weaved by media outlets like The Washington Post and The New York Times that focuses on the ethnic concerns surrounding the Chinese Government against the Uyghur people, native to the region of Xinjiang. There seems to be a strong bias in the Western media coverage of this subject, which appears to align itself with western state interests. Examples of this can be equally found in articles made by the British Broadcasting Corporation (BBC) and the Cable News Network (CNN), and the similar sources they cite (Sun, 2019). An attempt will be made to draw a parallel between this western narrative and U.S. geopolitical interests policies, and how often they align. There appear to be some similarities with the grave accusations on China’s de-radicalisation strategy in the region and the accusations towards Iraq and their alleged Weapons of Mass Destruction (WMD). The idea that the latter was a narrative pushed by the U.S. media to manufacture consent towards war in the Middle East has been thoroughly examined and confirmed by other investigators (Chomsky & Herman, 2011). Today, the focus has now shifted towards China as the U.S. fears to lose its own influence on Asia (Pilger, 2020). The Belt and Road Initiative, a sort of modernisation of the Silk Road, would greatly increase China’s sphere of influence (Zhou, 2019), of which Xinjiang is an important node for international connection. But much like the controversial Nord Stream 2 Pipeline linking Russia to Europe, they are apparent threats to the U. S. hegemony. The effects of Western media narratives over Iraq’s alleged WMD resulted in the destruction of homes and the death of innocents at the hands of the United States and its allies. By manufacturing consent, war was seen as enticing, virtuous even (Jaffer, 2021). The danger of similar media narratives in the present day is of great concern to me, which is why I decided to write about this subject. Another reason why I chose to investigate this subject was to understand the reasoning behind these claims and their apparent lack of consistency in the Western media narrative, specifically the biased nature of these allegations which range from “concentration camps”, to “forced labour” and even “genocide”. China’s treatment of the Uyghur minority is not a simple one-sided issue, and as such, should not be covered so matter-of-factly by journalistic discourse in Western media (Hadjab, & Filali, 2021). Sources that go against this narrative are often disregarded as being ‘state-affiliated’ to China, simply because their arguments favour it (Mozur, Zhong, Krolik & Aufrichti, 2021). Journalism should seek the truth of the matter from both sides, without waving aside valid opposing testimonies and reporting. One must question cui bono – who benefits from these media narratives: the media outlets that profit from a narrative that cultivates fear and ends up promoting intolerance against the other (Seneviratne & Muppidi, 2021), or the state government which seeks to maintain their influence and expand its geopolitical ambitions.
- O universo sonoro dos videojogosPublication . Rebelo, Ana Clara Teixeira; Félix, JoãoO objetivo principal desta dissertação foi estudar os elementos sonoros dos videojogos e a maneira como o som influencia a imersão de um jogo. Este tema é importante porque a maioria dos estudos sobre videojogos focam-se na narrativa e nos gráficos, e não no ambiente sonoro. Depois da leitura de vários livros e artigos relacionados com videojogos e som, foi feita uma análise, através do método qualitativo, de três jogos: Pokémon Legends: Arceus; Limbo; e Hellblade: Senua’s Sacrifice. Como primeira análise, os videojogos foram jogados e analisados de acordo com o som, onde foram cruzados os conceitos estudados no capítulo do som. A dissertação está dividida em três partes: a primeira parte foca-se nos videojogos, onde está uma introdução sobre os videojogos; a história dos videojogos desde os primeiros até aos mais recentes, cruzando com os conceitos de som; os géneros dos videojogos e as suas definições. A segunda parte foca-se no som, onde está uma pequena introdução sobre o som e a criação do conceito de som passivo; o conceito de som adaptativo; som interativo; e imersão. Por fim, o terceiro capítulo engloba a análise, onde farei a minha análise relativamente ao som dos três jogos escolhidos.