Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O ensino do trompete no conservatório e nas bandas filarmónicas da Ilha Terceira: efeitos e importâncias na vida do povo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - André Nunes.pdf28.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado foi realizado ao longo do ano letivo 2020/2021 na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, escola essa onde está englobado o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo envolvendo três alunos, um de iniciação musical, um do ensino básico e outro do ensino secundário. O Estágio compreendeu uma programação de 81 aulas observadas e 9 efetivamente lecionadas. O Estágio teve como objetivo aprender a observar a lecionação e a lecionar aulas de trompete a alunos de diferentes níveis, tendo sido elaboradas as correspondentes fichas de observação e planos de aula. Na descrição da prática pedagógica procedi à caracterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, das práticas educativas desenvolvidas pelo professor cooperante nas aulas observadas e pelo mestrando nas aulas lecionadas, ao que se seguiu uma breve reflexão sobre o desempenho dos alunos e análise crítica da atividade docente.
Resumo II (Investigação) - A questão “ensino da música” é uma temática que tem muito por onde explorar, principalmente no início do processo da aprendizagem musical, nomeadamente se esse processo é ou não eficaz para o sucesso futuro de um aluno. O meu interesse por este tema deriva do facto de como fiz os meus estudos até ao ensino superior, notei que, apesar do meu ensino ter sido bem-sucedido, tive vários colegas que tiveram de procurar alternativas a partir de um certo momento, pois verificaram que não estavam a evoluir nem a chegar ao patamar que queriam. Por isso, tive a curiosidade de perceber até que ponto isso acontece aqui, na Ilha Terceira. Existem várias formas de se abordar o início do processo de aprendizagem, vários planos de aula, vários livros, vários métodos, mas será que todas essas formas foram ou não eficazes em cada aluno? No meu caso, felizmente tive um início de aprendizagem eficaz e fundamental para o meu futuro, pois tive a meu lado um professor que me apoiou e teve o melhor método, que funcionou para mim desde o início. Mas, infelizmente isto não acontece com toda a gente, nem todos tiveram a sorte de ter um professor que apoia e motiva nem tiveram o método mais correto que lhes permitisse atingir o melhor sucesso. Posto isto, o meu objetivo é perceber como funciona o método de ensino na Ilha Terceira, com base em sondagens, realizadas a colegas meus que neste momento já se encontram no ensino profissional, e outras realizadas a antigos colegas que abandonaram os estudos musicais e tentar perceber se as razões tiveram a ver com o início da sua aprendizagem. Relativamente às bandas filarmónicas, é um tema que me desperta um grande interesse, pois foi numa Banda Filarmónica que eu comecei o meu caminho musical e atualmente grande parte dos alunos do conservatório são provenientes das bandas filarmónicas. Interessa-me perceber se há vantagens ou não nos alunos provenientes das Bandas em relação aos que começaram diretamente no conservatório. Interessa-me também este tema pois, infelizmente, não existe dados concretos sobre o número de participantes nas Bandas aqui na ilha, por isso, irei criar inquéritos a cada uma das bandas filarmónicas.
Abstract I - The Specialized Teaching Internship was started during the 2020/2021 school year at the Escola Básica, e Secundária Tomás de Borba, (Tomás de Borba Primary and Secondary School), a school which encompasses the Regional Conservatory of Angra do Heroísmo. The Internship was comprised of three students, one from musical initiation, one student from the primary level, and another from the secondary level. The Internship was comprised of 81 observed classes and 9 classes that were taught. The objective of the Internship was to observe the teaching method, and to teach trumpet lessons to students of different levels, while having prepared corresponding observation sheets and lesson plans. I proceeded to characterize the school and the students involved in the Internship for a description of the pedagogical practice of the educational practices that were being developed, by the teacher in the observed classes, and by the student’s in the classes that were taught. This was followed by a brief reflection on the performance of the students and a critical analysis of the teaching activity.
Abstract II - The idea of “teaching music” is a thematic issue where there can be a lot to explore, especially in the beginning stages of the musical learning process, namely whether or not this process is effective for a student’s future. My interest on this subject derives from the fact that while I studied music up until the post secondary level, and my learning has been successful, I have had several collogues who had to look for alternative methods of learning, and they found that they were not evolving nor reaching the level that they wanted to reach. For this reason, I have been curious to understand to what extent this happens here on the Island of Terceira. There are various ways of approaching or starting the learning process, various lesson plans, various books, and various methods. I question whether or not, these ways are all effective for every student. In my case, I was fortunate to have had an effective and fundamental start to my learning process, because I had a teacher who supported me and who used the best teaching method for me, which worked for me from the beginning. Unfortunately, this does not happen with everyone, not everyone is lucky enough to have a teacher who supports and motivates them, nor do they have the most effective method that allows them to achieve success. Having said that, my objective is to understand how the teaching method is presented on the Island of Terceira, based on old surveys, working with colleagues who are already in the teaching profession, and with other colleagues who abandoned their musical studies. This is to explore whether or not their reasons had to do with their initial learning process. In Regards to philharmonic bands, this is a topic that greatly interests me, as I started my musical path in a philharmonic band, also a large part of the students of the conservatory today have come from these bands. I am interested in seeing if there are advantages to students coming from these bands in relationship to those who started directly at the conservatory. I am also interested in this topic because, unfortunately, there is no data on the number of participants in the bands here on the island, so I will create surveys for each of the philharmonic bands.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto de Lisboa, para cumprimento dos requisitos á obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto – Lei nº 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Ensino do trompete Bandas filarmónicas Ilha Terceira

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License