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- Para uma leitura renovada do Frei Luís de SousaPublication . Vasques, EugéniaVariados, ainda que não muitos, em 1999, eram os estudos actuais dedicados ao Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett. Para além dos estudos de referência, como os de Andrée Crabbé Rocha e de Luciana Stegagno Picchio, ou, ainda que em âmbitos diferentes, os de Eduardo Lourenço e de José Régio, uma mais recente proposta de leitura e análise crítica do texto em apreço se destaca, da autoria de Maria João Brilhante, de entre as muitas introduções e comentários a edições escolares que proliferam nos escaparates.
- Homenagem a Yehudi Menuhin: violinista do século e embaixador itinerante da música e da pazPublication . Cruz, Cristina Brito DaHomenagem a Yehudi Menuhin.
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Faria, Francisco Dutra»; «Fernandes, António de Castro»; «Fernandes, Vasco da Gama»; «Figueiredo, Fausto de»; «Figueiredo, Mário de»; «Freitas, José Vicente de»; «Godinho, José Magalhães»; «Gouveia, Acácio»; «Guedes, Francisco Nobre»; «Guerra, João Pedro Minar»; «Leite (Lumbralles), João Pinto da Costa»; «Lima, Fernando Pires de»; «Lima, Henrique Linhares de»; «Macedo, Henrique Veiga de»; «Machado, Ângelo César»: «Machado, Francisco Vieira»; «Matias, Marcelo Gonçalves Nunes Duarte»; «Melo, Martinho Nobre de»; «Moda»; «Moniz, Júlio Botelho»; «Morgado, Vasco»; «Múrias Júnior, Manuel Maria»; «Navarro, André»; «Negreiros, Joaquim Trigo de»; «Neves, Francisco Moreira das»; «Oliveira, Artur Aguado de»; «Oliveira, Domingos de»; «Oliveira, Eduardo de Arantes e»; «Oliveira, Manuel Barradas de».
- NMR study of flow and viscoelastic properties of PBLG/m-Cresol lyotropic liquid crystalPublication . Veron, Alain; Gomes, Alexandre E.; Leal, Catarina R.; Klink, Jacques Van Der; Martins, Assis F.Director distortion patterns and backflow effects in transient flows of nematic solutions of PBLG/m-cresol are studied by deuteron NMR. The simulation of the observed NMR spectra as a function of time allows to characterise the director field pattern and to evaluate most of the viscoelastic properties of the system. A good agreement with classical rheometry is observed.
- O desejado (Jacob e o Anjo) [de Régio] e o O indesejado [de Sena]Publication . Vasques, EugéniaA peça de José Régio, Jacob e o Anjo, considerada por Alberto de Serpa "a mais forte peça de todo o nosso teatro" (c.i. a Jorge de Sena, de 7 Jul. 1948), evidencia-se, ao contrário do que se poderia suspeitar relativamente ao título desta comunicação (onde é directa a referência à peça de 1949, El-Rei Sebastião, cuja dignidade de linguagem Óscar Lopes viria a comparar, em 1969, à de Frei Luis de Sousa de Garrett), como uma das principais referências imediatas – ou como a principal”interlocutora” -- da peça magna de Jorge de Sena O Indesejado, António Rei.
- Recital A 4Publication . Serrão, Maria JoãoDesde as Jornadas Garrettianas na ESTC, Garrett passou a ser uma constante no pensamento musical, sobretudo depois de termos feito a experiência de uma aproximação do grande mestre da palavra, desta feita posta em música por alguns dos grandes compositores portugueses e também italianos que se deixaram tomar pelo fascínio da sua poesia. Redescobrir Garrett através da música de outros foi parte desta experiência em que ousamos aproximá-lo também através da nossa própria música. Primeiro pela recitação de alguns poemas, procurando as vozes fazer emergir a profunda musicalidade neles contida; e depois pelo canto e pelas melodias encontradas por António Neves da Silva, no espírito da poesia. Revivemos, no programa agora apresentado, uma imensa gama de emoções, uma delicada percepção das qualidades da natureza humana, frágil, apaixonada, tumultuosa. mas moderna, com que o autor nos consegue surpreender. E foi com grato prazer que alternámos temas jocosos, com outros mais doloridos, uns rústicos outros quase ingénuos, secundados pela música magistral de Vianna da Motta, Thomaz de Lima ou Angelo Frondoni. A última canção, totalmente improvisada, baseia-se numa tradução de Garrett, de um poema popular em finlandês, “Canção da donzela finlandesa” e pretende ser uma homenagem ao espírito aberto do poeta que nos revela também alguns segredos da tradição nórdica. A ideia de registar neste CD um concerto ao vivo, de que guardamos grata memória, pertence a Filipe Oliveira, o nosso estimado colega e Professor do Departamento de Cinema, a quem estamos muito reconhecidos, bem como aos seus colaboradores. Dedicamos este trabalho à Escola Superior de Teatro e Cinema. Fazendo votos que receba de Garrett a inspiração certa para a boa prossecução dos seus desígnios.
- Três casos criminais: entre a realidade recenseada, a imagem criada pela TV e a decisão judiciária: relatório para o CEJPublication . Garcia, José Luís de Oliveira; Mendes, Hugo; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEste relatório trata dos seguintes assuntos: I – A Justiça e os Media 1. Direito, justiça e media: uma abordagem comparativa e relacional da visão liberal 2. Questionamento da visão tradicional/liberal do direito e dos media 3. A relação entre direito e media à luz de alguns modelos da sociologia do direito 4. A relação entre o direito e os media a partir de uma teoria dos campos II – A Justiça nos media 1. Dos conflitos de perfomatividade aos conflitos de retorica 2. Do direito mediatizado à sua recepção pelo público 2.1. O crime como faze visível do direito e da justiça nos media 2.2. A especificidade da televisão 2.3. Justiça e televisão: uma relação revisitada 3. Abrir a caixa negra da recepção 3.1. Diferentes imagens do público 4. A Escola de Glasgow Três casos criminais: - Caso da acusação de burla a um Secretário de Estado - Caso Buzinão - Caso do Impedimento da entrada no país de mulher de imigrante africano.
- Avaliação da aprendizagem: que significado lhe atribuem os docentes das tecnologias da saúde?Publication . Dias, Hermínia BritesO presente estudo resulta de uma preocupação, desde há muito por mim assumida, relativamente à minha actuação enquanto “avaliadora” no processo de ensino-aprendizagem. Estaria eu a proceder correctamente quando avaliava os meus alunos? Os únicos dados que tinha para obter uma resposta resultavam da minha experiência enquanto fora aluna e, portanto, avaliada. Quando comecei a obter informação sistematizada sobre a avaliação da aprendizagem, compreendi que ela era algo muito maior e mais complexo do que eu tinha podido imaginar. Assim, e porque me encontro integrada na docência de uma área científica recentemente integrada no Ensino Superior Politécnico, as Tecnologias da Saúde, pensei que seria pertinente começar a introduzir no seio dessas escolas reflexões sobre os seus processos pedagógicos. Com base no regime de avaliação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, tentei compreender que tipo de avaliação os docentes das áreas tecnológicas utilizavam, se essa opção estava de acordo com os seus procedimentos e estratégias avaliativas, e qual a sua noção sobre o conceito de avaliação. Tratou-se de um estudo exploratório, no qual apliquei a uma amostra de vinte docentes um questionário de respostas fechadas. Este questionário incidiu sobre quatro dimensões, que relacionadas com a fundamentação teórica, tentei que dessem respostas às questões que orientaram o estudo. Os resultados foram obtidos através de um tratamento de dados estatístico descritivo e apresentados sob a forma de gráficos de barras, pois pareceu-me ser facilitador da sua leitura. Este estudo, limitado desde logo pela minha inexperiência, teve como primeiro resultado o aumentar do meu interesse sobre o tema. Isto porque, da leitura dos resultados, pude aperceber-me que os jovens docentes das Tecnologias da Saúde estão atentos e preocupados com o rigor do seu desempenho, mas, no entanto, muitos dos conceitos e estratégias que norteiam um processo de avaliação coerente e de acordo com as tendências actuais apresentam inconsistências, algumas das quais, inclusivamente, não estão de acordo com o tipo de avaliação que afirmam adoptar. Gostaria de finalizar referindo que esta população de docentes revelou um profundo interesse pelo tema deste estudo, o que só por si poderá justificar a continuidade destas iniciativas e, decorrente delas, a reflexão sobre a implementação de acções de formação nestes temas da Educação.
- Do close reading à encenação: Frei Luís de SousaPublication . Vasques, EugéniaEste artigo destina-se a lançar a discussão sobre modos de análise do texto literário com vista à encenação.
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Abreu, Augusto Cancella de»; «Almeida, Francisco Vieira de»; «Amorim, Diogo Pacheco de»; «Amorim, José Pacheco de»; «Araújo, Manuel Gomes de»; «Arriaga, Kaúlza de Oliveira»; «Balsemão, Francisco Pinto»; «Barbosa, António Pinto»; «Barbosa, Daniel Vieira»; «Barbosa, João Tamagnini»; «Beirão, Caetano»; «Borges, António França»; «Cabral, Filomeno da Câmara de Melo»; «Campos, Ezequiel de»; «Campos (Ameal), João Francisco de»; «Carvalho, Henrique Martins de»; «Castro, José Maria Ferreira de»; «Castro, Manuel Anselmo de»; «Champalimaud, António»; «Conservatório Nacional»; «Cordes, João José Sinal de»; «Cortês, Ulisses Cruz de Aguiar»; «Coutinho, Carlos Gago»; «Curto, Amílcar Ramada»; «Deslandes, Venâncio»; «Duarte Nuno, D.»; «Duque, Rafael da Silva Neves»; «Encarnação, Eusébio Tamagnini».