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- As significações da imagem publicitária como discurso organizacionalPublication . Verissimo, JorgePretende-se nesta comunicação desenvolver algumas reflexões sobre o discurso publicitário enquanto discurso das organizações para os seus públicos externos, centrando-se sobre a imagem publicitária como processo gerador de significações simbólicas, sociais e culturais nos indivíduos, isto é, uma análise da imagem publicitária, da sua importância no discurso publicitário da sociedade de consumo actual, bem como uma reflexão sobre algumas questões que devem ser obedecidas no seu processo de produção.
- Novas tecnologias de informação e comunicação política: alguns eixos problemáticosPublication . Montargil, FilipeO desenvolvimento de Novas Tecnologias de Informação (NTI) tem vindo a ser crescentemente utilizado, na última década, como pano de fundo para repensar as formas de organização da comunicação política. A internet ocupa, neste contexto, um papel preponderante, sobretudo devido ao crescimento vertiginoso do número de utilizadores. As NTI parecem impor alterações na organização do fluxo de informação política com base num conjunto claramente determinado de características. De entre estas, a bidireccionalidade, a capacidade de veicular mais informação (e de forma mais rápida), e a flexibilidade, possibilitando a rápida reconfiguração do sistema, têm adquirido alguma relevância, surgindo como base para análises profundamente optimistas da evolução dos sistemas democráticos. As NTI são encaradas, segundo esta perspectiva, como uma possível solução técnica para a crise de mobilização e legitimidade que sentimos, nos sistemas democráticos contemporâneos. É proposta, na presente comunicação, a abordagem de alguns eixos problemáticos na aplicação de NTI à comunicação política. Pretende-se, a partir da análise da influência das NTI nos fluxos de informação política, reflectir sobre o carácter instrumental que podem desempenhar, face a concepções diversificadas do exercício do poder.