Browsing by Author "Matos, Joana"
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- Arte, comunidade e memória local. reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidadePublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaO texto que a seguir é apresentado incide sobre um conjunto de intervenções de street art realizadas em Santiago do Cacém entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do Cacém. Procurar-se-á fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodológica, estética e artística bem como de natureza educativa, atendendo às múltiplas ligações entre prática artística e a comunidade.
- Arte, comunidade e memória local. projeto de street art em Santiago do CacémPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se à intervenção de street art em Santiago do Cacém, realizada no âmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto Politécnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervenções com e para a comunidade, disseminadas por três concelhos - Loures, Seixal e Santiago do Cacém- para além de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vídeo instalação.
- Artes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemiaPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, JoanaEste capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daí resultantes.
- Dialogues in space-time: at the crossroads between arts education and cultural citizenshipPublication . Pereira, Teresa; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana; Ferreira, Joana CorreiaIntroduction: This article focuses on a teaching-learning process developed within the context of initial training for teachers and educators, involving practices in the visual arts. Methodology: A qualitative study was conducted, considering the generation of data from artistic-pedagogical practices and its respective content analysis. Results: Creative processes and resulting materials were analyzed, including photographic series, mind maps and visual essays, as well as the students' critical reflections recorded in their learning portfolios. Discussions: The simultaneous visual and discursive dimensions of the produced materials, as well as the gathered reflections, allowed us access to a set of meanings attributed to the carried-out processes, which encompassed areas such as technical knowledge, creativity, communication, interpersonal relationships and a sense of professionalship. Conclusions: The articulation of the aforementioned domains, in the context of integrated arts education into teacher training, allowed us to observe the impasses, potentialities and, above all, the urgency for education professionals to assume a lively stance in face of a context of uncertainty and rapid social and cultural change. This requires a critical view of realities and truths, an ability to co-create healthy learning environments that promote inclusion and equity, freedom of choice, and creativity in its broadest sense.
- A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informáticaPublication . Ribeiro, Ruben; Fernandes, Cátia; Santos, Raquel; Ferreira, Nuno Martins; Jackson, Inês Borges; Matos, JoanaA dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.
- Educação Artística: processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, JoanaO presente artigo incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
- A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia PereiraVersa o presente artigo sobre princípios, processos e práticas em educação artística, desenvolvidos com os estudantes do 1º ano de Licenciatura em Educação Básica. Regressados de uma experiência de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos então um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade – revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo à visão de sentido transformador que é legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importância da experimentação de processos artísticos na formação do futuro educador e o confronto com problemáticas de índole artística num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, além da produção, a prática artística como processo de problematização, observá-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e práticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artísticos como investigativos. Com base nos conteúdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratórios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competências criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciências e das práticas.
- Factores de risco para a não adesão ao tratamento oclusivo em crianças amblíopesPublication . Lança, Carla; Carolino, Elisabete; Cunha, Ana; Estrada, Inês; Matos, Joana; Vitorino, Daniela; d'Almeida, Isabel Reich; Andrade, GraçaO profissional de saúde é confrontado com um desafio constante: a melhoria da adesão aos regimes terapêuticos. Na ambliopia, a adesão ao tratamento oclusivo é um problema comum e constitui um factor essencial na melhoria da acuidade visual. A acuidade visual do olho amblíope não melhora sem tratamento oclusivo efectivo. Objectivo do estudo: identificar factores de risco para a não adesão ao tratamento oclusivo implementado pela família, em crianças amblíopes.
- Factores determinantes na adesão parental ao tratamento oclusivo em crianças amblíopesPublication . Lança, Carla; Cunha, Ana; Estrada, Inês; Matos, Joana; Vitorino, Daniela; D'Almeida, Isabel Reich; Andrade, Graça; Carolino, ElisabeteIntrodução - Estudos de investigação recentes apontam para o facto de que cerca de 1/3 dos olhos amblíopes não chegam à acuidade visual de 5/10 apesar da terapia oclusiva. Uma das razões apontadas é a não adesão ao tratamento. O objectivo do presente estudo é contribuir para a determinação do grau de influência dos factores psicossociais na adesão à terapia oclusiva por parte dos pais de crianças amblíopes e avaliar se existem diferenças significativas entre as recomendações do Ortoptista, a percepção parental dessas mesmas recomendações e o comportamento descrito. Metodologia - Foi efectuado um estudo quantitativo transversal, no qual participaram pais de crianças amblíopes (n=100), a realizar tratamento oclusivo num hospital público e numa clínica privada em Lisboa. Os pais responderam a um questionário baseado na Teoria da Motivação e Protecção (TMP) de Rogers, no qual foram analisadas variáveis parentais como a gravidade, vulnerabilidade, auto-eficácia, intenções de comportamento, eficácia da resposta e barreiras ao tratamento. Adicionalmente, foram analisadas as variáveis percepção parental do número de horas de oclusão e comportamento parental descrito. Resultados - Os resultados apontam para uma percentagem de 72% de adesão parental ao tratamento oclusivo e uma percentagem de 28% de não adesão. As variáveis intenções de comportamento (p=O,Ol 5) e eficácia da resposta (p=O,Ol 1) demonstraram ser significativas na predição da adesão parental ao tratamento oclusivo em crianças amblíopes (a=0,05). Foi detectada uma correlação positiva moderada (kappa=0, 536) entre o número de horas de oclusão recomendado pelo Ortoptista e a percepção parental dessas mesmas recomendações e uma correlação positiva forte (kappa=0,700) entre o número de horas de oclusão percepcionadas e o comportamento descrito. Conclusões - A prévia noção por parte dos pais de que o tratamento é uma mais-valia com consequências benéficas, provoca o desenvolvimento de uma resposta adaptativa de coping, neste caso de adesão ao tratamento oclusivo. A intenção positiva dos pais para realizar o tratamento e a prévia noção da sua eficácia na melhoria da acuidade visual da criança são preditivas da adesão por parte destes. Nesse sentido a probabilidade da adesão ao tratamento será maior se os pais associarem a adopção do comportamento recomendado à melhoria do estado de saúde das crianças, o que de facto foi demonstrado por esta investigação.
- Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuaisPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana; Ferreira, Joana VazA presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.