Browsing by Author "Ferreira, Nuno Martins"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Joana Correia; Ferreira, Nuno MartinsO projeto intitulado Passado, presente e futuro surgiu na sequência da intervenção de um docente por ocasião da comemoração do dia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a 10 de dezembro de 2018, perante a sua comunidade escolar. Nessa intervenção, fez-se referência ao passado herdado pela atual instituição, na sua dimensão histórica da formação de professores, que conjuga alunos, professores e o próprio edifício da instituição. Esta intervenção suscitou o interesse particular de um grupo de estudantes, que o elegeu como tema para uma proposta de atividade na Unidade Curricular de Artes Plásticas II, assumindo assim a vontade de o comunicar e difundir.
- Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de LisboaPublication . Ferreira, Nuno MartinsO Asilo de San João foi fundado en Lisboa, en 1862, por iniciativa dun grupo de masóns, para garantir asistencia e educación a mozas novas, até entón á garda da congregación relixiosa das Irmás da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informacións contidas en informes e contas da Institución, ten por obxectivo dar a coñecer o contexto no que o Asilo foi instalado e cales foron os principais aspetos que caracterizaron o seu funcionamento, con notas que convidan a un ollar sobre o seu cotián, ao longo do século XIX. A súa aparición navegou entre o debate acerca do papel que as congregacións relixiosas tiñan na educación dos máis desfavorecidos e o espírito filantrópico dunha sociedade que vivía coa crenza no progreso material e social. Da investigación realizada, saliéntase a preocupación de dotar ás mozas asiladas de competencias para se integraren na sociedade, e tamén as dificultades sentidas polas direccións para manter en pé esta obra de carácter social.
- Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de LisboaPublication . Ferreira, Nuno MartinsO Asilo de São João foi fundado em Lisboa, em 1862, por iniciativa de um grupo de maçons, de modo a garantir assistência e educação a jovens raparigas, até então à guarda da congregação religiosa das Irmãs da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informações contidas em relatórios e contas da Instituição, tem por objetivo dar a conhecer o contexto em que o Asilo foi instalado e quais os principais aspetos que caracterizaram o seu funcionamento, com notas que convidam a um olhar sobre o seu quotidiano, ao longo do século XIX. O seu aparecimento navegou entre o debate acerca do papel que as congregações religiosas tinham na educação dos mais desfavorecidos e o espírito filantrópico de uma sociedade que vivia sob a crença no progresso material e social. Da investigação realizada, salienta-se a preocupação de dotar as jovens asiladas de competências para se integrarem na sociedade, bem como as dificuldades sentidas pelas direções em manter de pé esta obra de carácter social.
- A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informáticaPublication . Ribeiro, Ruben; Fernandes, Cátia; Santos, Raquel; Ferreira, Nuno Martins; Jackson, Inês Borges; Matos, JoanaA dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.
- Diversidades, educação e inclusãoPublication . Ferreira, Nuno Martins; Nunes, ClarisseO Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais. Neste livro, o CIED promove um espaço de reflexão e de debate a partir de diferentes contextos de educação formal, não formal e informal. A escolha desta ampla temática – diversidades, educação e inclusão – deve-se à importância que as diversidades e a inclusão assumem na realidade educativa atual, sobretudo num século que apresenta um conjunto de desafios à comunidade envolvida no fenómeno educativo.
- O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferênciasPublication . Ferreira, Nuno Martins; Estrela, Antónia; Valente, Bianor; Covelo, RuiNos últimos anos, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem apoiado a investigação, preservação e divulgação do seu património escolar. O espólio didático-científico que a instituição guarda, bem como o acervo documental existente no seu Arquivo Histórico têm sido favorecidos numa aposta continuada que tem contado com a participação de professores e estudantes. Em 2010, por iniciativa de um grupo de docentes de diferentes domínios científicos, nasceu um projeto de salvaguarda, preservação e divulgação do espólio didático-científico, intitulado Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do Património Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na génese deste projeto, que conta atualmente com o apoio do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da ESELx, esteve a vontade de se recuperar algum do material de laboratório, científico e pedagógico, proveniente, em parte, da antiga Escola Normal Primária de Lisboa. Desde 2011 que se trabalha nesse espólio científico, tendo em vista a sua preservação e a criação de uma coleção visitável, a ser gerida por um centro museológico
- EditorialPublication . Ferreira, Nuno MartinsSobretudo em tempos conturbados, é bom contar com aquilo que nos traz algum ânimo. Neste número da Revista, reúnem-se alguns artigos que possibilitam passar por diferentes áreas, estando todas, como seria de esperar, ligadas à educação e ao conhecimento. Os primeiros três artigos abordam temas da área da língua portuguesa. O primeiro foca o desenvolvimento lexical e a importância de a escola estimular e promover o desenvolvimento da consciência lexical dos alunos para assim se aumentar as suas capacidades linguísticas e outras. O segundo artigo deixa vislumbrar os diálogos que se podem estabelecer entre a didática da língua materna e a metodologia de trabalho de projeto, assumindo-se que há uma relação biunívoca entre ambas. No terceiro artigo, discorre-se sobre o género gramatical no nome e sobre o modo como o assunto é tratado nos documentos orientadores e em diversos manuais. Fica a ideia de nem sempre haver harmonia no que respeita ao tratamento deste tópico. Sabemos que o papel que a investigação assume na vida do professor é cada vez mais importante. Por isso, é determinante tentar perceber como é que um futuro professor se posiciona como investigador. Este é o tema do quarto artigo. De um contexto nacional, passamos para um contexto internacional, com um artigo sobre a formação contínua de professores de português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe, mais concretamente, com uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita. O número encerra com um estudo sobre as atitudes de alunos do 6.º ano relativamente à matemática, destacando-se a importância de materiais e estratégias para a motivação dos alunos. Na verdade, é sobejamente conhecido o papel que a motivação assume não só na área da educação, mas na vida em geral. Possamos então aproveitar todos estes artigos e ideias para motivar, para inovar, para descobrir e para conhecer.
- A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930Publication . Ferreira, Nuno MartinsEm dezembro de 1916, foi lançada a primeira pedra para a construção do edifício para a instalação da Escola Normal Primária de Lisboa (ENPL), localizado na Quinta de Marrocos, em Benfica. Aquela que foi uma obra educativa emblemática da I República, marcaria uma nova fase da formação de futuros professores para o ensino primário na cidade de Lisboa. Este livro resulta de um trabalho de investigação, a partir de fontes documentais existentes no Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa e de debates parlamentares, e pretende divulgar a história da obra material (edifício) e institucional (comissões de instalação e de instrução; perfil do corpo docente) da ENPL. Inclui-se um guia bibliográfico sobre a Instituição, com algumas referências que possam servir de mote a futuras investigações.
- O impacto da utilização do friso cronológico na avaliação dos alunos a Estudo do Meio Social no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Ferreira, Nuno MartinsSendo o friso cronológico simples um recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da História nas aulas de Estudo do Meio, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o impacto da utilização deste recurso na avaliação dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade na área disciplinar referida. Metodologicamente, a investigação segue uma abordagem quantitativa, baseada nos dados disponibilizados pelo conjunto de docentes inquiridos, quer nos questionários aplicados, quer nas grelhas relativas à avaliação dos alunos a Estudo do Meio e, em particular, em conteúdos da História e Geografia de Portugal. A análise dos dados recolhidos permite encarar com otimismo o impacto da utilização do recurso referido nas classificações dos alunos. Contudo, não foi possível comprovar uma relação direta entre esses dois fatores, dada a inexistência de dados relativos à avaliação de alunos cujos docentes não utilizam o friso cronológico. De certa forma, a investigação evidencia a importância do envolvimento dos alunos na sua construção. Contudo, os resultados indiciam a necessidade de se realizar uma abordagem sistemática e contínua do friso cronológico com os alunos em contexto de sala de aula.
- A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública Portuguesa: o caso do Projeto «Farol»Publication . Ferreira, Nuno MartinsO livro A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol», da autoria de Joaquim Pintassilgo e de Alda Namora de Andrade, apresenta uma experiência educativa inovadora ocorrida numa escola do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras, distrito de Lisboa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »