Browsing by resource type "review"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Análise crítica da obra Diretores Escolares em AçãoPublication . Pires, CarlosA obra “Diretores Escolares em Ação”, editada em 2020, é organizada por três prestigiados professores e investigadores da Universidade do Minho, Licínio Lima, Virgínio Sá e Leonor Torres, que dispensam apresentações, tendo em conta os importantes e fundamentais contributos, quer individualmente quer em equipa(s), para o desenvolvimento do campo, que opto por designar (embora sujeito a discordâncias) de “Administração Educacional”, no qual entendo afiliar-se, do ponto de vista epistemológico, o tema e enfoque teórico subjacentes à obra. Incluem-se neste destaque os/as restantes autores/as dos vários capítulos do livro.
- Baptista, L.V. (1999). Cidade e habitação social: o Estado Novo e o Programa de Casas Económicas em Lisboa. Lisboa: Celta. [recensão crítica]Publication . Cavaleiro Rodrigues, JoséAnálise de um trabalho de fundo de Sociologia Histórica, em que se descreve a emergência das primeiras políticas públicas sustentadas no domínio da habitação social em Portugal.
- Bernardo Sassetti, Motion (CD Clean Feed Records, 2010)Publication . Pinheiro, RicardoCD MOTION constitui o último registo fonográfico do trio liderado pelo recentemente falecido pianista e compositor Bernardo Sassetti. Editado em 2010 pela conceituada editora nacional Clean Feed, este trabalho é composto por catorze peças, doze das quais da autoria do pianista. Para o acompanhar, Sassetti conta com os habituais membros do seu trio: o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão.
- Book Review of "Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo" - English Version [recensão crítica]Publication . Montargil, FilipeThe editors of this volume present a series of essays on citizen participation and deliberation. The volume is divided in two parts. In the first, we find some theoretical approaches to the complex question of the importance of citizen engagement, participation and deliberation in democratic theory. In the second, there is a group of essays that describe and analyze a number of actual participative and deliberative experiences, predominantly in Brazil. Among them, is the Orçamento Participativo (deliberative local budget), started in Porto Alegre in 1989 and now with similar initiatives in more than 100 Brazilian municipalities; the local councils for the management of social policies, established by the constitution of 1988, and participatory experiences in the environment management and in economic and social regulation.
- Book Review of "Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil Contemporâneo" - Portuguese Version [recensão crítica]Publication . Montargil, FilipeOs organizadores apresentam, nesta obra, um conjunto de ensaios sobre participação dos cidadãos e deliberação. O livro encontra-se dividido em duas partes. Encontramos, na primeira, algumas abordagens teóricas à complexa questão da relevância, na teoria política, da participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisões políticas. Na segunda, é apresentado um grupo de ensaios em que são descritas e analisadas várias experiências participativas e deliberativas, predominantemente no Brasil. Conta-se, entre estas, o Orçamento Participativo (iniciado em Porto Alegre, em 1988, e neste momento com experiências realizadas em mais de 100 municípios), os conselhos locais de gestão de políticas sociais (instituídos através da Constituição de 1988), para além de experiências na gestão de questões ambientais e na regulação económica e social.
- Cultura e Digital em Portugal’ [de] Teresa Duarte Martinho, João Teixeira Lopes e José Luís Garcia (orgs.).[recensão crítica]Publication . Centeno, Maria JoãoO livro Cultura e Digital em Portugal pretende, segundo os organizadores (Teresa Duarte Martinho, João Teixeira Lopes e José Luís Garcia), “apresentar um conjunto alargado e plural de pontos de vista, assim contribuindo para um pensamento reflexivo e crítico sobre a cultura e o processo de digitalização” (p. 15). As questões que emergem da sua leitura tinham sido, em parte, apresentadas e discutidas no colóquio Cultura e Digital em Portugal 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais no dia 17 de junho de 2015.
- Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacionalPublication . Tadeu, BárbaraAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
- A descolonização portuguesa e as batalhas da memória [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaRecensão crítica à obra ROSAS, Fernando; Machaqueiro, Mário; Oliveira, Pedro Aires (Org.). O Adeus ao Império – 40 anos de descolonização portuguesa. Lisboa: Nova Vega, 2015.
- Developing corporate image in higher education sector: a case study of University of East Anglia Norwich, United Kingdom’ [de] Muhammad Amjad, Muhammad Moazam Fraz [recensão crítica]Publication . Melo, MarcosOs pressupostos da concorrência já não são propriedade exclusiva das actividades económicas. O sector terciário, neste caso específico, a educação, encontra-se, cada vez mais, permeável aos emergentes modelos de negócio. O âmbito de actuação das universidades deixou de ser local e passou a ser global. Neste sentido, é possível considerar a universidade como uma organização, no seu sentido lato. Se uma empresa não subsiste sem clientes, o mesmo acontecerá a uma instituição de ensino que não seja capaz de captar estudantes. A gestão de topo das universidades não pode, pois, ignorar este novo paradigma, correndo o risco de colocar em causa a vantagem competitiva da instituição.
- Dos ‘Anos Quentes’ à estabilidade democrática: Memória e ação política no Portugal Contemporâneo [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria Inácia“Parece-nos desnecessário justificar a importância que os acontecimentos revolucionários de 1974-1975 tiveram na sociedade portuguesa ou demonstrar como contribuíram para moldar um novo país. Por isso, e como seria expectável, a Revolução de Abril e o período de consolidação democrática, que se lhe seguiu, há muito que se constituíram como objeto de interesse de académicos e estudiosos, alimentando um impressionante número projetos, de iniciativas de disseminação científica assim como uma intensa atividade editorial. Apresentando-se modestamente como “mais um contributo” para este já amplo acervo de publicações, a obra coletiva Dos “anos quentes” à estabilidade democrática pode, neste contexto, ser perspetivada numa dupla dimensão.” (excerto da recensão)