Browsing by Author "Cardoso, Adriana"
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- O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superiorPublication . Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, CarlaA escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles & Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007). Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana, 2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita colaborativa (Sturm, 2016).
- Antecedentes de onde. …Sedia la Fremosa… Workshop de Homenagem a Teresa BrocardoPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, SusanaAnalisar as orações relativas introduzidas pelos relativos “onde” e “u” num corpus de documentos notariais (XIII-XVI, 1.ª metade).
- Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridadePublication . Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana; Pereira, SusanaNeste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito
- Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Adriana; Souza, Joana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Palma, NunoO presente artigo tem como objetivo apresentar o ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital (Cozinhar a Aprender) concebido para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um recurso digital interativo, de acesso livre, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências (português, matemática e estudo do meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tomando como referência o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE), apresenta-se a metodologia seguida para o desenvolvimento do recurso, especificando, para cada etapa, os procedimentos e instrumentos de trabalho adotados. Espera-se, assim, fornecer orientações metodológicas que possam ser mobilizadas por outras equipas para o desenvolvimento de novos recursos educativos digitais.
- Collaborative academic writing in higher educationPublication . Cardoso, Adriana; Teixeira, Carla; Sebastião, IsabelThe didactic experiment is carried out at the Lisbon School of Education, which is part of the network of polytechnic higher education establishments. It belongs to the Lisbon Polytechnic Institute, which comprises seven other higher schools: Institute of Engineering, Accounting and Business School, School of Communication and Media Studies, School of Dance, Theatre and Film School, School of Music, and School of Health Technology. The School of Education offers degrees in Basic Education, Artistic and Cultural Mediation, Visual Arts and Technologies, Community Music (in association with the School of Music), and Sociocultural Community Development. All the graduate curricular programmes offer a curricular unit focused on the development of writing skills. However, it is only the degree in Basic Education that offers a curricular unit entirely dedicated to academic writing (Portuguese Academic Writing, 6 credits), which is allocated to the first year of the curricular plan (1st semester).
- Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11)Publication . Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, TiagoO presente artigo tem como objetivo geral analisar o desempenho dos alunos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa na prova de língua portuguesa de acesso ao 2º Ciclo de estudos, no ano letivo de 2010-11. Em concreto, procurar-se-á: (i) caracterizar os candidatos; (ii) identificar as áreas de maior (in)sucesso no âmbito das competências em avaliação (leitura, escrita e conhecimento linguístico).
- Compreensão na leitura num manual de estudo do meioPublication . Teresa, Costa; Sousa, Otília; Cardoso, AdrianaA aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências. Neste estudo,analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.
- Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educaçãoPublication . Cardoso, Adriana; Souza, JoanaÉ fundamental que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de reflexão sobre o futuro da escola e, em particular, sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. Inscrevendo-se nesta temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar a plataforma digital Comunidade RED, que visa facilitar a consolidação da comunidade de prática emergente no contexto da formação da Escola Superior de Educação de Lisboa na área das tecnologias digitais, assim como a metodologia seguida para a sua conceção, desenvolvimento e implementação. A plataforma dispõe de quatro áreas distintas (comunidade; recursos educativos digitais; formação; área pessoal), constituindo-se como um espaço de partilha de práticas e construção de conhecimento entre alunos a frequentar cursos de formação de professores, diplomados da Escola Superior de Educação de Lisboa, professores cooperantes e outros docentes interessados nesta temática.
- Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: Um percurso centrado no artigo científicoPublication . Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana OliveiraA constatação de que as dificuldades de escrita constituem um obstáculo às aprendizagens dos alunos está na base da emergência de diferentes movimentos pedagógicos cujo enfoque se centra na definição das estratégias propiciadoras da aprendizagem efetiva da escrita em todas as disciplinas (Applebee, 1984; Bazerman et al., 2005; Catel, 2001; Emig, 1977; Tynjälä, Mason & Lonka, 2001). Um exemplo disso é o movimento Write-to-Learn, nascido primeiramente em Inglaterra, nos finais dos anos 60, sob a influência de Britton, que passa a ter um enorme sucesso nos Estados Unidos, a partir do momento em que, face às dificuldades de escrita manifestadas pelos alunos à entrada no ensino superior, se equaciona a necessidade de lhes serem proporcionados cursos de escrita, integrados ou não nos cursos científicos (Catel, 2001).
- Cooking to learn: A digital educational resource for the promotion of curricular integration in primary schoolPublication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo; Souza, Joana; Palma, NunoThis paper presents current results of Cooking to Learn, a digital educational resource which aims at promoting an integrated development of skills (Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences) of students attending the 3rd grade of Primary School (age 8/9). It provides a multimedia environment with non-linear and interactive features to recreate a universe of sensory immersion in a restaurant where the user explores food production practices. Based on this metaphor, the experience breaks the traditional compartmentalization of the curriculum by fields and promotes curricular integration, through the exploring of recipes. In this context, situations related to seasonal fruits, parts of plants, pictograms, combinatorial problems, lexicon associated with gastronomy and linguistic properties of the textual genre culinary recipe are explored. In order to involve students in playful and stimulating experiences, gamification strategies are associated with factors of satisfaction of the participants in the act of playing (challenge, reward) and with immersion in a fictional world with many layers of interpretation. The methodology adopted is the conceptual model of Instructional Design, more precisely the ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation). This paper will focus on the design and development stages, documenting the path taken along the multimedia production, out of which new guidelines for future work might emerge.