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Advisor(s)
Abstract(s)
A constatação de que as dificuldades de escrita constituem um
obstáculo às aprendizagens dos alunos está na base da emergência
de diferentes movimentos pedagógicos cujo enfoque se centra na
definição das estratégias propiciadoras da aprendizagem efetiva da
escrita em todas as disciplinas (Applebee, 1984; Bazerman et al.,
2005; Catel, 2001; Emig, 1977; Tynjälä, Mason & Lonka, 2001). Um
exemplo disso é o movimento Write-to-Learn, nascido primeiramente
em Inglaterra, nos finais dos anos 60, sob a influência de
Britton, que passa a ter um enorme sucesso nos Estados Unidos, a
partir do momento em que, face às dificuldades de escrita manifestadas
pelos alunos à entrada no ensino superior, se equaciona a
necessidade de lhes serem proporcionados cursos de escrita, integrados
ou não nos cursos científicos (Catel, 2001).
Description
Keywords
Didática da escrita Ensino superior
Citation
Cardoso, A., & Pinto, M. (2019). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V. Santos (Orgs.), Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 153-181). CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria.
Publisher
CELGA-ILTEC – Universidade de Coimbra, ESECS – Politécnico de Leiria