ESELx - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Livros by Author "Almeida, António"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos; Almeida, AntónioOs artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-profissionalização, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização existentes na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas.
- Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELxPublication . Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos; Almeida, AntónioOs artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-profissionalização, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização existentes na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas. Atualmente, a Escola Superior de Educação de Lisboa dispõe de uma oferta formativa ampla e diversificada de ciclos de estudo de segundo ciclo de formação, designadamente os mestrados em: Educação Especial, Educação Matemática, Supervisão em Educação, Didática da Língua Portuguesa, Didática das Ciências da Natureza, Administração Escolar, Educação Artística, Intervenção Precoce, Educação Social e Intervenção Comunitária, prevendo-se para breve a oferta de um novo curso de mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais. Desde 2007, tem-se verificado uma progressiva ampliação da oferta formativa, que resulta de uma tentativa de dar resposta às necessidades do sistema, que se pode organizar nas seguintes dimensões: i) novas funções dos docente dentro do sistema educativo; ii) aprofundamento de funções curriculares da docência de didáticas específicas; iii) intervenção socioeducativa e artística. O número crescente de dissertações de mestrado – cento e dezassete em 2012 – e, sobretudo, a qualidade dos estudos desenvolvidos conduziram naturalmente à organização do I EME, no qual foram apresentados trabalhos dos cursos de mestrado com maior número de edições. A síntese dos trabalhos reunidos neste volume é apresentada nos parágrafos seguintes. O debate sobre a formação de natureza pós-profissional, designadamente no âmbito de programas de mestrado, constituiu o foco da conferência de encerramento feita pela Professora Clara Rolo, contribuindo para o aprofundamento do papel da investigação no desenvolvimento profissional. No seu artigo, Rolo desenvolve uma reflexão sobre a produção de conhecimento profissional dos professores, e sobre os modos como o recurso ao instrumento da escrita potencia essa produção. Adotando uma perspetiva sociocultural da escrita, Rolo apresenta um projeto de investigação-ação em que a escrita reflexiva surge como instrumento privilegiado ao serviço do conhecimento pedagógico da profissão. A concluir o artigo, são tecidas algumas considerações sobre a escrita científica no quadro de cursos de pós-graduação.
- Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Almeida, António; Pires, Carlos; Tomás, Catarina; Pereira, ConceiçãoNa continuidade da publicação das Atas do I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (1.º EME), realizado em 2013, a publicação dos artigos reunidos neste volume de atas, submetidos a revisão científica anónima, pretende tornar acessível, a um público mais vasto e diversificado, as comunicações apresentadas no II Encontro dos Mestrados em Educação e Ensino da ESELx (2.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 8 de março de 2014. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação e Ensino da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas. Com este II Encontro de Mestrados, pretendeu-se ampliar a divulgação da investigação desenvolvida na ESELx, ao contemplar, quer a formação de natureza pós-profissional, no âmbito de mestrados dirigidos a profissionais em educação já no terreno, quer a formação inicial desses profissionais, no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos). Este Encontro inaugura, como foi referido, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizados no âmbito da Prática Profissional Supervisionada nos contextos de creche e jardim de infância. Neste âmbito as nove comunicações apresentadas enquadram-se numa discussão mais ampla sobre a formação de educadores/as de infância na academia portuguesa, que tem vindo a considerar a necessidade de densificar, entre outros objetivos, uma formação que dê corpo, considere e promova o desenvolvimento de uma atitude de natureza investigativa e reflexiva do/no exercício da profissão. Considerando que a investigação possa ser também entendida numa dimensão social e cultural, envolvida com o contexto em que está inserida, a apresentação oral e escrita dos trabalhos desenvolvidos configurou-se como uma oportunidade de divulgação de processos de saber compartilhado, o que, em fim último, caracteriza a própria função pedagógica da investigação no exercício da profissão docente. Os dezassete artigos, situados no contexto dos mestrados pós-profissionalização, abrangem áreas diferenciadas, tais como a intervenção precoce, o teatro, as artes plásticas, a educação matemática, a supervisão e a didática da língua portuguesa. Os percursos metodológicos privilegiados contemplam as abordagens de natureza qualitativa, quantitativa, e ainda abordagens mistas. Alguns dos estudos desenvolvidos adotaram o design de estudo de caso e outros de investigação-ação.A grande diversidade de temas, domínios e abordagens apresentados faz desta publicação um pertinente recurso para apoio epistemológico e metodológico aos estudantes inseridos em processos investigativos diversificados e, ainda, um contributo para a divulgação de conhecimento no âmbito da educação e do ensino, no contexto da realidade educativa portuguesa.
- Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em EducaçãoPublication . Pereira, Teresa Matos; Almeida, António; Vieira, Natália; Loureiro, CristinaO conjunto de textos reunidos nestas atas corresponde às comunicações apresentadas pelos participantes no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional - sob o lema ―Estética e Arte em Educação‖ que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa entre os dias 27 e 28 de novembro de 2015. O Encontro, organizado pelo CIED (Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, procurou constituir-se como um espaço de reflexão e debate em torno do papel desempenhado pela Estética e Arte na Educação, contemplando a diversidade de contextos formais, não formais e informais. Os dois dias em que decorreu o Encontro ficaram marcados pela partilha de experiências desenvolvidas em contextos variados que possibilitaram uma discussão e reflexão conjuntas acerca de posicionamentos teóricos face à educação e à arte, práticas e contextos de criação artística, mediação e inclusão, contemplando modalidades de abordagem variadas. Os objetivos iniciais do Encontro foram: i) promover a partilha de conhecimentos/experiências e a reflexão crítica, partindo de práticas nas diversas áreas artísticas, ii) contribuir para uma maior compreensão sobre o papel da Estética e das Artes nos processos educativos em contextos formais, não formais e informais, iii) estabelecer diálogos interdisciplinares, considerando problemáticas centradas nos desafios e alternativas aos modelos de educação artística, inclusão, mediação, intervenção social e ativismo artístico. Considerando a multiplicidade de questões implicadas no cruzamento entre as artes e a educação, envolvendo práticas artísticas, práticas educativas, fruição, interpretação e reflexão crítica em torno dos processos e dos objetos de arte, foram delineados seis eixos temáticos que igualmente compõem o presente volume de atas: 1) Intervenção artística e inclusão; 2) Mediação Artística e Educação; 3) Criação artística e contextos educativos; 4) As Artes nos curricula; 5) Educação em Artes e Artes em Educação; 6)Articulação das Artes com outras literacias. Para além destes eixos temáticos foram ainda desenvolvidos workshops, dos quais são aqui apresentados alguns resultados. O eixo 1 - Intervenção artística e inclusão – procura dar conta de um conjunto de modalidades de intervir em contextos socioculturais/educativos diversos através das práticas artísticas, considerando o seu papel na formação plena do indivíduo atendendo às suas dimensões sociais, cognitivas, culturais, criativas, etc. e reconhecendo que a inclusão se constitui como um processo dinâmico e marcado pela reciprocidade. O eixo 2 - Mediação Artística e Educação – incide sobre a teia de ligações entre os processos, práticas e objetos artísticos, os contextos de criação e divulgação e os públicos, considerando as dimensões educativas do espaço intersticial entre a esfera da criação e da receção. O eixo 3 - Criação artística e contextos educativos – coloca o enfoque na esfera da criação, assumindo-se como espaço de partilha de experiências no âmbito dos processos criativos que se desenvolvem em diversos contextos educativos (formais e não-formais), assumindo uma dimensão mais espacializada ou mais transversal. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação| 5 O eixo 4 - As Artes nos curricula – procura dar conta do papel das artes no desenho curricular de vários níveis de ensino, considerando questões de ordem teórica, modelos pedagógicos e contributos para um espetro vasto de aprendizagens e competências a desenvolver. O eixo 5- Educação em Artes e Artes em Educação – abrange uma dimensão mais alargada da educação artística, considerando os vários modelos teóricos que lhe estão subjacentes e rspetivas metodologias de abordagem. O eixo 6 - Articulação das Artes com outras literacias - incide nas possibilidades de estabelecer abordagens de natureza interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com outros domínios disciplinares de modo a beneficiar de contributos recíprocos na construção de um conhecimento integrado. O Encontro contou com a presença de 153 participantes, sendo que foram apresentadas 50 comunicações, 6 posters, 1 mesa redonda sobre Mediação Artística e Cultural com a participação de representantes de instituições, como a Culturgest e o Museu do Chiado, ou de associações que desenvolvem modelos participativos de intervenção e mediação cultural e artística. Foram igualmente dinamizados 6 workshops práticos, apresentadas exposições com projetos de intervenção artística na comunidade e com manifestos artísticos a partir de problemáticas educativas e uma feira da Cerâmica. Finalmente, todos os textos aqui apresentados recolheram os contributos da apresentação pública das comunicações e da discussão de ideias acerca da importância das artes na educação considerando os eixos temáticos abordados, bem como de um processo de blind review.
- A Geoética e o desenvolvimento de uma atitude responsável perante o planetaPublication . Almeida, AntónioO mundo inanimado tem sido frequentemente desconsiderado nas abordagens conservacionistas, quando comparado com o mundo vivo. A preocupação pela biodiversidade, ainda para mais frequentemente aplicada de forma restrita à componente da diversidade de espécies, tem contribuído para esta situação. De facto, quando analisamos a definição de biodiversidade proposta por Miller (2012) verificamos que a mesma surge com um sentido amplo e inclui, para além do número de espécies terrestes, a variabilidade genética dentro de cada espécie, a diversidade de ecossistemas e de processos físicos e químicos que permitem a vida.
- Guia prático para atividades fora da escolaPublication . Almeida, António; Vasconcelos, ClaraBaseado na experiência dos autores, este livro apresenta uma série de constrangimentos e formas de superar dificuldades inerentes às atividades fora da escola. Sempre acompanhadas por sugestões de locais a visitar e conselhos práticos, as propostas de atividades são apoiadas por pequenas vinhetas lúdicas que visam agarrar o leitor até à última página. Sendo auxiliado por uma série de sugestões de reflexão baseadas na vivência dos autores nestas atividades como professores ou mesmo enquanto alunos, compete ao leitor refletir na sua própria experiência e atrever-se a levar os seus alunos para fora do recinto escolar
- Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências ExperimentaisPublication . Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, LinaLivro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais