Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.12 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na continuidade da publicação das Atas do I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (1.º
EME), realizado em 2013, a publicação dos artigos reunidos neste volume de atas, submetidos
a revisão científica anónima, pretende tornar acessível, a um público mais vasto e
diversificado, as comunicações apresentadas no II Encontro dos Mestrados em Educação e Ensino
da ESELx (2.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 8 de
março de 2014. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados,
instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de
Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação
desenvolvidos na ESELx.
Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos
Mestrados em Educação e Ensino da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação
produzida no âmbito dos vários Mestrados na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como
um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens
metodológicas adotadas.
Com este II Encontro de Mestrados, pretendeu-se ampliar a divulgação da investigação
desenvolvida na ESELx, ao contemplar, quer a formação de natureza pós-profissional, no
âmbito de mestrados dirigidos a profissionais em educação já no terreno, quer a formação
inicial desses profissionais, no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência nos
contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos).
Este Encontro inaugura, como foi referido, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos
estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizados no âmbito da Prática
Profissional Supervisionada nos contextos de creche e jardim de infância. Neste âmbito as
nove comunicações apresentadas enquadram-se numa discussão mais ampla sobre a formação
de educadores/as de infância na academia portuguesa, que tem vindo a considerar a
necessidade de densificar, entre outros objetivos, uma formação que dê corpo, considere e
promova o desenvolvimento de uma atitude de natureza investigativa e reflexiva do/no
exercício da profissão. Considerando que a investigação possa ser também entendida numa
dimensão social e cultural, envolvida com o contexto em que está inserida, a apresentação
oral e escrita dos trabalhos desenvolvidos configurou-se como uma oportunidade de
divulgação de processos de saber compartilhado, o que, em fim último, caracteriza a própria
função pedagógica da investigação no exercício da profissão docente.
Os dezassete artigos, situados no contexto dos mestrados pós-profissionalização, abrangem
áreas diferenciadas, tais como a intervenção precoce, o teatro, as artes plásticas, a educação
matemática, a supervisão e a didática da língua portuguesa. Os percursos metodológicos
privilegiados contemplam as abordagens de natureza qualitativa, quantitativa, e ainda
abordagens mistas. Alguns dos estudos desenvolvidos adotaram o design de estudo de caso e
outros de investigação-ação.A grande diversidade de temas, domínios e abordagens apresentados faz desta publicação um
pertinente recurso para apoio epistemológico e metodológico aos estudantes inseridos em
processos investigativos diversificados e, ainda, um contributo para a divulgação de
conhecimento no âmbito da educação e do ensino, no contexto da realidade educativa
portuguesa.
Description
Keywords
Educação
Citation
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa