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ESTC - Dissertações de Mestrado

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Recent Submissions

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  • Stand 4U: laboratório teatral/espectáculo
    Publication . Lopes, Ana Beatriz Medeiros; Andrade, Cláudia
    Stand 4U é um projecto participativo focado nas inquietações de uma comunidade algarvia. Dividido entre laboratórios teatrais e a concepção e apresentação de um espetáculo de reflexão, Stand 4U debruçou-se sobre a importância do ato de se manifestar e em como as ferramentas da criação teatral podem contribuir para aumentar o impacto do protesto. Este projecto pretende ser um elogio a quem protesta, a quem eleva a sua voz por um grupo, a quem grita por causas, mesmo sozinho; a quem grita por causas que não as suas. Este relatório é uma detalhada exposição de todo o projeto, desde a sua concepção até à conclusão, que aconteceu entre janeiro e junho de 2024, em Loulé.
  • Hora de hefesto
    Publication . Correia, Tiago Póvoas; Monteiro, Luísa
    Este relatório refere-se ao meu estágio na MUDA’TE – Companhia de Artes Performativas da Jobra, na vila da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha, entre 10 de Janeiro e 10 de Abril de 2023. Neste relatório não só será especificado o meu estágio na sua totalidade mas também terá o seu foco no projeto “Fazer (P)arte”, um projeto criado pela MUDA’TE e financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) dirigido a pessoas com deficiência em colaboração com a CERCIAZ – Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. Face às aprendizagens adquiridas quer no âmbito do estágio, quer na ESTC, pretendo expor um projeto no âmbito do Teatro e Comunidade que me possibilite trabalhar com diversas instituições no âmbito da inclusão.
  • Relação entre o teatro e comunidade e o ensino do texto dramático: adaptação da farsa de Inês Pereira à atualidade
    Publication . Vargas, Mariana Lúcio; Wengorovius, Rita
    Este Projeto nasceu de uma vontade enorme de fazer teatro com jovens, de os motivar e fazer diferente. Fazer com que aprendessem de uma forma mais lúdica e marcante algo que muitas iriam até achar desinteressante e só mais uma obra dada entre tantas. Esta foi uma forma deste grupo ver que uma obra do século XVI se pode, simultaneamente, distanciar e aproximar tanto do nosso dia-a-dia. Ao mesmo tempo, esta comunidade pode partilhar a sua realidade, o mundo a partir dos seus olhos e transpo-la para o papel e para o palco, o que só enriqueceu tanto o Projeto, como a própria comunidade e quem acabou por assistir à sua apresentação final.
  • O que procuro em Cabo Verde e em teatro e comunidade a partir da história biográfica - a minha e a das pessoas que tenho a enorme honra de trabalhar e conhecer
    Publication . Figueira, Flávia Gusmão; Rosa, Armando Nascimento
    Este relatório descreve o processo criativo do projeto KILHA apresentado on line, em colaboração com o grupo de adultos da formação Kanizade do Centro Cultural do Mindelo. Este processo teve como ponto de partida o meu trabalho artístico, realizado ao longo de dez anos, sobre a biografia real e ficcionada, desde que, em que em 2011, por motivos “meramente” pessoais fui pela primeira vez a Cabo Verde, onde o meu avô nasceu no final do século XIX. Este movimento pessoal transbordou para o profissional e adquire, agora, neste projeto, uma reflexão acerca de técnicas teatrais desenvolvidas a partir da ideia de “biografia em cena”, de questões como a língua materna, a cultura cabo-verdiana, o isolamento, cruzando-as com a relação entre o fazer teatral e a linguagem vídeo. Este relatório contextualiza o projeto e descreve cada um dos seis vídeos KILHA, aos quais atribui, como foco, uma das palavra-chave.
  • Acho que faleci
    Publication . Vasconcelos, Hugo Daniel Ferreira; Bucchieri, Jean Paul
    Este relatório procura expor a criação da peça “Acho que Faleci", um monólogo - que flui por temáticas como a solidão, a morte e a necessidade humana - e as suas problematizações coadjuvantes. É um exercício de reflexão, não apenas sobre a peça em si, mas sobre o papel de se ser Encenador-Criador-Produtor e as dificuldades e asfixias que isso poderá trazer. Aqui se analisa o desafio de se fazer funcionar todas as áreas de produção (menos interpretação), explorando os limites individuais, testando a fusão do teórico-prático visando criar uma obra coesa, onde todos os elementos – sonoplastia, luz, figurino, cenografia, texto – dialogam entre si, em conjunto com a direção do ator.
  • Estágio curricular em mobilidade no Japão
    Publication . Passarinho, Clara; Parreira, Francisco Luís
    Este relatório centra-se na investigação de processos colaborativos e criatividade no contexto do estágio no Yokohama Theatre Group (YTG), onde co-criei um espetáculo original em conjunto com o grupo. O relatório divide-se em três partes: um enquadramento teórico sobre a criação coletiva, experiências práticas no YTG e uma exploração pessoal do Rakugo, uma técnica japonesa de narrativa oral. As reflexões abordam os processos colaborativos, examinando tanto as suas fragilidades como as suas mais-valias no contexto teatral contemporâneo.
  • Ser qualquer coisa de intermédio
    Publication . Soares, Ana Bárbara Ramos; Malva, Filipa; Rosa, Armando Nascimento
    Durante o período do Estado Novo Português, várias foram as pessoas que, conscientemente, mergulharam na clandestinidade, apresentando-se ao mundo debaixo de uma camada de ficção, mais ou menos diluída, que precisavam manter credível sob perigo de vida. “Eu não sou eu nem sou o outro. Sou qualquer coisa de intermédio”, tal como no poema de Mário de Sá Carneiro, tal como o ator, esse lugar de performatividade faz também parte da existência clandestina. O teatro, na sua génese, é, segundo Erika Fischer-Lichte, uma combinação de dois planos: o da representação e o da realidade, que coexistem sempre em tensão durante o ato teatral. Esta tensão é a responsável por vermos, não ao mesmo tempo mas intercaladamente, o ator e o personagem em cena. Amor e Formigas é um espetáculo estreado em Setembro de 2024, em formato site-specific, fruto de uma investigação sobre os casais que viveram clandestinamente durante a ditadura portuguesa. Este relatório reflete sobre as estratégias encontradas pelos criadores na procura de adensar a tensão realidade-ficção durante a construção do espetáculo.
  • Terra morta: a agonia do eros em tempos de liquidez
    Publication . Arcanjo, Dian Piter Macalistan Pimentel; Bento, Diogo
    Este relatório apresenta o processo de desenvolvimento e criação de um espetáculo teatral cuja dramaturgia foi construída a partir da combinação do “Mito de Aristófanes”, retirado de O Banquete de Platão, com o conto “Luamanda”, presente no livro Olhos D’água da escritora brasileira Conceição Evaristo, contando ainda com uma componente concebida a partir de experiências pessoais dos dois dramaturgistas envolvidos no processo. Um dos objetivos centrais do projeto é explorar o conceito de amor, fragmentação e busca por completude, presentes no mito platônico, à luz das complexidades do amor, da identidade e dos impactos das dinâmicas estabelecidas com o advento dos aplicativos de relacionamento na contemporaneidade. A peça também conta com uma componente performativa de dança, trabalhada a partir de elementos do funk brasileiro. O relatório detalha as fases de pesquisa, criação coletiva e desenvolvimento estético. A proposta visa um diálogo entre a tradição filosófica, a literatura afro-brasileira contemporânea e as culturas urbanas, oferecendo uma leitura inovadora e crítica das relações humanas e afetivas na sociedade atual.
  • Hotel Chronos
    Publication . Galvão, Andreia Almeida Duarte Baptista; Bento, Diogo
    O presente relatório tem por objeto o trabalho de projeto “Hotel Chronos” realizado no Largo Residências e na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Este consistiu em ensaios, escrita dramatúrgica, na descoberta artística e na reflexão teórica. Este relatório é composto por uma descrição das entidades, dos objetivos, dos destinatários, das atividades dos projetos, de um enquadramento conceptual sobre contextos, recursos, técnicas, procedimentos e pela descrição sobre o processo.
  • Boa pergunta: teatro com um ensino especial
    Publication . Antunes, Rodrigo Búzio do Coito Ferreira; Wengorovius, Rita
    O trabalho de relatório que aqui é apresentado, tem como objetivo relatar todo o processo e pesquisa envolvida no projeto “Boa Pergunta: Teatro com um Ensino Especial”, que contou com a participação de jovens alunos entre os quinze e os dezoito anos de idade, pertencentes a uma turma de Ensino Especializado. Boa Pergunta, foi um projeto criado do zero no contexto do projeto final do Mestrado- Teatro e Comunidade. Decidi criar um espetáculo de teatro com alunos que tivessem dificuldades cognitivas e/ou físicas. Em parceria com os professores Miguel e Mariana da Escola Secundária Fernando Namora, foi criado um curto espetáculo em conjunto com os alunos de ensino especial da escola. Este projeto teve a duração de oito meses, culminando num total de trinta e cinco encontros com os alunos. Teve o seu começo em Outubro e terminou com a sua última apresentação ao público no Pequeno Auditório da Escola Superior de Teatro e Cinema no final de Maio. Usando os métodos que me foram ensinados ao longo de sete anos na minha experiência como aluno de teatro, juntei os exercícios e métodos que melhor se adaptavam ao processo. Durante o processo que foi este projeto ensinei, guiei e aprendi com esta comunidade de alunos ao longo do seu ano letivo. Como resultado das sessões, surgiu o espetáculo “Boa Pergunta”. Este projeto teve como base os termos “evolução” e “repetição”. Termos esses que são, por mim, vistos como a base do essencial do teatro. Trabalhei também com o objetivo de mostrar que esforço, dedicação, paciência e resiliência qualquer um pode fazer Teatro.