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- Terra morta: a agonia do eros em tempos de liquidezPublication . Arcanjo, Dian Piter Macalistan Pimentel; Bento, DiogoEste relatório apresenta o processo de desenvolvimento e criação de um espetáculo teatral cuja dramaturgia foi construída a partir da combinação do “Mito de Aristófanes”, retirado de O Banquete de Platão, com o conto “Luamanda”, presente no livro Olhos D’água da escritora brasileira Conceição Evaristo, contando ainda com uma componente concebida a partir de experiências pessoais dos dois dramaturgistas envolvidos no processo. Um dos objetivos centrais do projeto é explorar o conceito de amor, fragmentação e busca por completude, presentes no mito platônico, à luz das complexidades do amor, da identidade e dos impactos das dinâmicas estabelecidas com o advento dos aplicativos de relacionamento na contemporaneidade. A peça também conta com uma componente performativa de dança, trabalhada a partir de elementos do funk brasileiro. O relatório detalha as fases de pesquisa, criação coletiva e desenvolvimento estético. A proposta visa um diálogo entre a tradição filosófica, a literatura afro-brasileira contemporânea e as culturas urbanas, oferecendo uma leitura inovadora e crítica das relações humanas e afetivas na sociedade atual.
- A comprehensive survey of asynchronous API approaches in concurrent I/O scenariosPublication . Rodrigues, Diogo Paulo de Oliveira; Carvalho, Fernando Miguel Santos Gamboa Lopes deAbstract This thesis examines the evolution of data collection methodologies, transitioning from traditional asynchronous I/O systems to modern reactive programming paradigms such as Reactive Programming and Kotlin Flow. These paradigms represent a shift from static, sequential processes to dynamic, responsive data handling strategies, a transformation driven by recent advances in programming techniques. After presenting a concise historical overview to contextualize the study, the research focuses on a comparative analysis of key technologies like RxJava and .NET AsyncEnumerables, which utilize reactive streams to enhance the efficiency and scalability of large data volume management. The benchmarking methodology used in this research is straightforward, based on time measure of similar operations across the different tecnologies used in our implementations. The tasks that were used were fundamental and simple, such as identifying the largest word in a dataset and categorizing words by letter count, in a huge data set to simulate a world-like scenario. This pragmatic approach allows for a direct evaluation of each technology’s real-time data processing capabilities, underlining practical benefits and distinguishing their performances. In conclusion, this work provides a focused comparative analysis to enhance understanding of data collection technologies, while providing key concepts and demonstrating the advancements from traditional to modern tools, making a contribution on how these technologies compare to each other and perform depending of the situation.
- Tchau: cartografia emocional de uma perdaPublication . Martins, André Salgueiro; Sapinho, JoaquimEste trabalho visa expor o processo de preparação e desenvolvimento de um projeto cinematográfico curto baseado numa experiência de perda testemunhada de forma próxima – a morte de uma criança e o seu efeito sobre a mãe. Além do arquivo de registo pessoal e do trabalho de investigação levado a cabo durante a fase de estudo académico, o projecto procurou também acomodar-se a um contexto teórico-prático, de forma a beneficiar de uma constelação circunscrita de referências e a facilitar a aproximação ao espectador. Partindo da análise de arquétipos do devir da maioridade - coming of age - como Bambi, (1942) e cruzando com a ensaística político-urbanística de Mark Fisher e a crítica antropológica de Marc Augé, estrutura-se o enquadramento teórico do projecto; enquanto o enquadramento prático se foca na pulsão do registo visual da memória, e as formas como esta pode ser cinematicamente representada, auxiliado de de três filmes de John Ford que recorrem à utilização de flashbacks na transição entre tempos presente e passado. Fazendo uso das ferramentas e fases clássicas da preparação de um filme – investigação/preparação, construção de personagens e escrita de guião, seleção de elenco, ensaio, avistamento/repérage e testes/ensaios – é possível simular e prever a produção de um conjunto de imagens narrativas sobre um corpo-sujeito, as suas sensações e emoções num determinado lugar e tempo, e o papel da memória na construção da dramaturgia e mise-en-scène transmissores dessa mesma história. A pertinência deste trabalho e a sua apresentação prende-se com a possibilidade de testar os limites/fronteiras tanto da experiência vivida como da testemunhada, da representação de um outro que perde e do olhar de quem observa e medita sobre a perda, entre o documento e a ficção, o que está frente e atrás da câmara, a sua posição relativa e a inversão do olhar.