Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Política no feminino
    Publication . Cabrera, Ana; Martins, Carla; Baptista, Carla; Mata, Maria J.; Flores, Teresa Mendes
    Neste livro sistematiza-se os resultados do projeto de investigação «Política no feminino – políticas de género e estratégias de visibilidade das deputadas parlamentares», entrecruzam-se as categorias de género, política e visibilidade mediática numa análise que abarca quatro ciclos políticos recortados do período histórico entre 1975 e 2002. A participação das mulheres na Assembleia da República, entendida na sua expressão numérica, mas também como propulsora de iniciativas ligadas à temática da (des)igualdade entre homens e mulheres, é o ponto de partida para compreender o protagonismo feminino na política e nos media. O Parlamento é, afinal, uma instância privilegiada para esta observação da praxis política e das correspondentes representações nos textos e imagens difundidos pelos jornais.
  • Introdução (A crise do jornalismo em Portugal)
    Publication . Matos, José; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Baptista, Carla
    Este livro compõe-se de um conjunto plural de olhares que tem em comum a reflexão sobre a crise atual do jornalismo. A maioria dos textos foi publicada nas páginas do Le Monde diplomatique – edição portuguesa, ao que acrescentámos vários artigos inéditos. O objetivo deste livro é contribuir para um debate e para um combate mais lato pelo jornalismo, procurando assim evitar que esta crise se transforme em doença.
  • Introdução (Os três "D" dos Media: desigualdade, desprofissionalização e desinformação)
    Publication . Matos, José; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Baptista, Carla
    Este livro surge na sequência de um anterior, publicado em 2017, intitulado A Crise do Jornalismo em Portugal. A boa receção dessa obra levou a que a editora Outro Modo e os organizadores deste volume avançassem para um projeto mais ambicioso que assegurasse uma reflexão sistemática sobre o estado dos media e da intermediação jornalística em Portugal. O objetivo é manter uma série temática que dê conta das dinâmicas, disfunções e défices do jornalismo contemporâneo. Este segundo volume recupera, para a inverter, a promessa revolucionária de liberdade, democracia e equidade social. Esse imaginário produziu uma transfiguração real do país, traduzido no melhoramento de todos os indicadores sociais de bem-estar. Respondeu a um programa urgente na história portuguesa, no qual os media da altura participaram como atores relevantes. É um projeto inacabado, que o jornalismo convoca como destino e vocação nos seus momentos de sobressalto, mas do qual se vem ausentando na prática. Este livro trata das causas instaladas que vêm provocando essa rasura da memória nos papéis sociais do jornalismo, mas inclui a reflexão sobre o surgimento de novos fenómenos. Um sabor amargo atravessa o título, pois a Desigualdade, a Desprofissionalização e a Desinformação são hoje os males maiores do jornalismo. Estas forças, contrárias aos 3 D de abril – Democratizar, Descolonizar e Desenvolver - comprometem o âmago da sua missão social e da sua orientação pública.
  • Apresentação. Media & Jornalismo: 20 anos
    Publication . Silva, Marisa Torres Da; Baptista, Carla; Subtil, Filipa; Lima Quintanilha, Tiago; Pena-Rodríguez, Alberto
    A revolução digital é a última fronteira do conhecimento humano, com um impac-to profundo nos processos de comunicação e nas dinâmicas da indústria cultural. O ecossistema transmediático mudou as identidades culturais, as vivências sociais e os modos de participação cívica. Os meios de comunicação transformaram a nossa for-ma de perceber e contar a realidade, mas também a estrutura das relações sociais, a circulação da informação entre emissores e públicos, o intercâmbio entre produtores e consumidores, o debate entre agentes políticos, sociais, económicos e culturais na esfera pública, as rotinas de produção e difusão de conteúdos. Em suma, as formas de olhar, sentir, pensar, agir e existir.
  • Outro jornalismo é possível. Media alternativos em Portugal
    Publication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Matos, José; Baptista, Carla
    Este é um livro sobre resistentes e desalinhados, que praticam um jornalismo insubmisso face à lógica do mercado, ao controlo dos grandes grupos económicos, à velocidade, às notícias curtas e ao entretenimento. Chamam-se alternativos por serem contra-hegemónicos, mas também podiam chamar-se independentes, ativistas, participativos e comunitários. Promovem a mudança social por meio de abordagens politizadas e aprofundadas, seja de cariz sindical, partidário, feminista, estudantil ou anticolonial. Os leitores encontram neste livro órgãos de imprensa operária, religiosa, boletins e fanzines, revistas culturais, filmes, rádios, jornais digitais e projetos multimédia que desafiam as narrativas dominantes, se organizam de forma horizontal, não buscam o lucro e trabalham para nichos cúmplices, próximos e afetuosos. Apesar do ambiente digital favorecer a multiplicação dos meios alternativos, sempre existiram nas aspirações coletivas. Este livro fala de possibilidades novas de existência, mas não esquece as dificuldades partilhadas e que são a fragilidade e a precariedade. O contributo dos meios alternativos para a diversidade do jornalismo é a razão pela qual é urgente garantir a sua sustentabilidade e prevalência. Há sempre alternativas na história.