Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-12"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A decisão de compra tendo em conta a sustentabilidade e o impacto da pandemia COVID-19Publication . Gerardo, Joana Mendes; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doDesde a década de 70 que a humanidade se encontra em défice ecológico, consumindo mais do que o próprio ecossistema consegue naturalmente produzir. Este grave problema fez com que o tema da sustentabilidade se tornasse uma preocupação de vários governos e organizações que traçam planos e medidas para tentar reverter esta situação. Por outro lado, a pandemia Covid-19 também teve impacto no comportamento de consumo de produtos alimentares. Neste panorama, os consumidores e as marcas desenvolvem um papel essencial na mudança. Assim, tem-se assistido a uma alteração evolutiva do comportamento dos consumidores ao longo das últimas décadas, estes tornaram-se num cliente mais exigente, informado, consistente que procura adaptar os seus hábitos em prol do meio ambiente. Relativamente às marcas, estas têm adotado estratégias que permitem evitar o máximo de desperdício possível, como, por exemplo, nas empresas de retalho alimentar, os descontos extra em produtos em final de prazo de validade, estimulando a compras dos mesmos, numa tentativa de reduzir o elevado desperdício que é gerado. O presente estudo pretende perceber o impacto da sustentabilidade e da pandemia no comportamento do consumidor relativo aos produtos alimentares, tendo em conta um conjunto variado de fatores.
- O papel das relações públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da SumolPublication . Mestre, Inês; Antunes, Ana Cristina CoelhoCada marca possui um património tangível e intangível que demarca o seu valor no mercado. Hoje, o lado tangível das marcas é cada vez mais passível de ser copiado pela concorrência, deixando por isso de ser o seu principal foco, que vive agora voltado para as características intangíveis das marcas (identidade, personalidade e valores), que conduzem ao estabelecimento de relações com os públicos, que esperam, mais do que uma simples venda de um produto ou serviço, uma experiência. As Relações Públicas (RP) têm aqui um papel fundamental, na medida em que através de uma comunicação e função estratégicas estabelecem relações mutuamente benéficas entre as organizações e os públicos, que acabam por determinar o sucesso e prosperidade das marcas. Estes profissionais acabam assim por assumir um papel complementar com o Marketing. A presente investigação procura com isto compreender o papel do profissional de RP no reforço da ligação emocional dos públicos às marcas, tomando como estudo de caso a marca SUMOL. A partir de uma revisão de literatura, da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade ao profissional de Relações Públicas da SUMOL e ao Senior Brand Manager da marca e com recurso a um inquérito por questionário a uma amostra do público-alvo da marca SUMOL, procurou-se examinar a importância das RP para o reforço deste sentimento e a relação existente entre a ligação emocional e a reputação das marcas, nomeadamente da marca SUMOL. A investigação constitui assim uma base para investigações futuras nesta área e no campo das Relações Públicas, apurando-se que de facto existe uma ligação entre o brand attachment e a reputação das marcas e que os RP são fundamentais para o estabelecimento de uma relação benéfica entre públicos e marcas.
- O concerto para violoncelo e orquestra de Joseph Haydn, op. 101: a criação de duas cadências a partir do estudo e contextualização de seis ediçõesPublication . Ribeiro, Pedro Bastião de Almeida Albuquerque; Pacheco, PauloO Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré maior, Hob. VIIb:2, Op. 101, de Joseph Haydn foi escrito em 1783 para James Cervetto tendo em conta as suas virtudes como violoncelista. A obra foi composta durante o período no qual o compositor trabalhava para o príncipe Nikolaus Esterházy I em Eisenstadt. Atualmente, encontramos as edições de Johann André de 1804 e de Servais/Gevaert de 1890 entre as mais relevantes, bem como a Cadência de Maurice Gendron. Este projeto teve como principal objetivo a composição de duas Cadências, uma para o primeiro andamento e outra para o segundo. Para tal, aprofundaram-se questões em torno da origem e evolução da Cadência como secção de um Concerto e dos métodos a utilizar na sua composição. Paralelamente, abordaram-se temas como o período da vida do compositor no qual a obra foi composta, para quem foi escrita, bem como as principais Edições e Cadências realizadas. Como resultado deste processo, surgiram duas Cadências para o Concerto, uma para o primeiro andamento e outra para segundo.
- O impacto dos influenciadores digitais versus passa-a-palavra no setor do turismo: Geração MillennialPublication . Pereira, Cristiana Lino; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doUm dos setores em voga no momento é o turismo, principalmente após sofrer severas consequências com dois anos de Pandemia Mundial. Por outro lado, em também crescente expansão, encontra-se o marketing de influenciadores e o marketing passa-a palavra, dois tipos de marketing de conteúdo que se fortalecem conforme o avanço das tecnologias. Conquistar o consumidor, principalmente o millennial – exigente, astuto e aventureiro – tornou-se uma tarefa difícil para todos os setores. Atualmente não basta ter presença online para os converter, mas sim utilizar estratégias que recorram a opiniões fomentadas que os tentem convencer a comprar algo. Assim, para a presente dissertação foi escolhido o mercado de turismo para procurar conhecer qual o tipo de impacto que o marketing passa-a-palavra e o marketing de influenciadores têm na intenção de compra dos seus consumidores, nomeadamente millennials. Para conhecer o impacto real de cada um destes tipos de marketing, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, onde se obteve uma amostra de conveniência de 136 inquiridos. Os resultados do inquérito permitiram confirmar três das cinco hipóteses da investigação. Neste caso, o consumidor millennial é impactuado pelo marketing passa-a-palavra, enquanto o seu processo de compra no setor do turismo é influenciado por estratégias deste tipo de marketing, tanto que advenham de desconhecidos ou pessoas que conhece. Por outro lado, confirmou-se que o marketing de influenciadores não tem impacto nos consumidores, tal como este não impactua o processo de compra dos mesmos no setor do turismo.
- NumenPublication . Matos, Miguel Morazzo de; Rosa, Armando Nascimento; Nogueira, Mariana SáComposto por cinco capítulos: Infância, Adolescência, Idade Adulta, Escada e Universo Espelho; cada capítulo procura ser um passo para o despertar. Nesta disposição de procura e liberdade, aflora a ânsia de acompanhar fantasmas da sua memória que se querem materializar. Tendo como base os enigmas que vão surgindo ao longo do caminho da sua existência, o que o autor pretende é mudar o mundo, o seu mundo e o que o rodeia, senão muito, talvez pouco a pouco. A produção artística possibilita-lhe possuir uma esperança no futuro como fator unificador de comunicação.
- Apresentação. Media & Jornalismo: 20 anosPublication . Silva, Marisa Torres Da; Baptista, Carla; Subtil, Filipa; Lima Quintanilha, Tiago; Pena-Rodríguez, AlbertoA revolução digital é a última fronteira do conhecimento humano, com um impac-to profundo nos processos de comunicação e nas dinâmicas da indústria cultural. O ecossistema transmediático mudou as identidades culturais, as vivências sociais e os modos de participação cívica. Os meios de comunicação transformaram a nossa for-ma de perceber e contar a realidade, mas também a estrutura das relações sociais, a circulação da informação entre emissores e públicos, o intercâmbio entre produtores e consumidores, o debate entre agentes políticos, sociais, económicos e culturais na esfera pública, as rotinas de produção e difusão de conteúdos. Em suma, as formas de olhar, sentir, pensar, agir e existir.
- Gente com trabalho dentro: o mar em terra: desenho de uma série documental sobre vidas, ofícios e lugares que se (con)fundem no tempoPublication . Cortegaça, David Matias; Baptista, Mónica Andreia Santana"Gente com trabalho dentro: o mar em terra" é um projecto de série de seis curtas metragens documentais sobre pessoas que há muitos anos no Distrito de Setúbal praticam um ofício artesanal ligado à água: Lázaro Silva (fabricante de velas), Liseta Garrau (preparadora de aparelhos de pesca), Alexandre Neto (mariscador), Maria Beatriz Oliveira (rendilheira de Bilros), João Matias (salineiro) e Manuel Praxedes (concertador de redes e pescador de arte xávega) são as personagens que protagonizarão cada filme, dando a conhecer a sua arte singular e contando a sua história de vida. Uma série que pretenderá cruzar identidade, trabalho e lugar.
- Media & Jornalismo: 20 anosPublication . Silva, Marisa Torres; Baptista, Carla; Subtil, Filipa; Lima Quintanilha, Tiago; Pena Rodríguez, AlbertoA Media & Jornalismo (1645 5681) é uma revista científica pioneira em Portugal na área dos estudos dos media e do jornalismo. O primeiro número foi lançado em 2002 pelo então CIMJ - Centro de Investigação Media & Jornalismo, afirmando-se “na diversidade dos temas dos seus artigos, metodologias e reflexões” e sendo “um espaço promotor de discussão qualificada, não só na comunidade académica, mas também entre todos os que se interessam pelos media e pelo jornalismo nas sociedades contemporâneas.” A revista é atualmente publicada pelo ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA, que integrou o CIMJ. Continua com periodicidade semestral (Abril e Outubro de cada ano), estando indexada nas bases SCOPUS, na Scielo e na DOAJ, praticando um rigoroso sistema de arbitragem científica e disponibilizando todo o seu conteúdo de forma livre e gratuita.
- New self-clinching fasteners for electric conductive connectionsPublication . Sampaio, Rui F. V.; Martins, Paulo; Pragana, J. P. M; Bragança, Ivo; Silva, C. M. A.This paper presents new rotational and longitudinal symmetric self-clinching fasteners to fabricate reliable connections in busbars with low electrical resistance for energy distribution systems. Connections consist of form-closed joints that are hidden inside regions where two busbars overlap. The investigation into the fabrication and performance of the new self-clinched joints involved finite element modelling and experimentation to determine the required forces and to evaluate the electric current flow and the electrical resistance at different service temperatures. The original design of the joints that was proposed in a previous work was modified to account for busbar strips of copper and/or aluminum with similar or dissimilar thicknesses, connected by means of self-clinching fasteners made from the same materials of the busbars, instead of steel. The effectiveness of the new self-clinched joints was compared to that of conventional bolted joints that are included in the paper for reference purposes. The results show that rotational symmetric self-clinching fasteners yield lighter fabrication and more compact joints with a similar electrical resistance to that of bolted joints. They also show that longitudinal symmetric self-clinching fasteners aimed at replicating the resistance-seam-welding contact conditions yield a reduction in electrical resistance to values close to that of ideal joints, consisting of two strips in perfect contact and without contaminant or oxide films along their overlapped surfaces.