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  • Literacia da informação em contexto universitário
    Publication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Antunes, Maria Da Luz; Alonso-Arévalo, Julio
    O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros. Não podemos ficar indiferentes ao contexto atual que exige, no seio do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novas ecologias de aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. Possuir estas competências, usando-as de uma forma ética e legal é também compreender que a possibilidade de autoria se faz a partir de informação que se reconstrói. Torna-se, por isso, necessário valorizar a informação (por ela mesma e pelo que representa em termos de direitos e exercício de cidadania), compreendendo que o seu domínio, isto é, a sua literacia, é um investimento imprescindível no contexto do ensino superior.
  • Literacia da informação em contexto universitário: uma intervenção necessária
    Publication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Andrade, Isabel; Alonso-Arévalo, Julio
    Um conjunto de autores, de vários quadrantes, reuniu-se num Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação, na linha de investigação – Literacia de Informação em Contexto Universitário, sediado no ISPA-Instituto Universitário – para procurar responder a uma lacuna que existia em Portugal: a falta de um livro em língua portuguesa para responder aos profissionais que exercem a sua ação em torno deste tema. A partir de contributos nacionais e internacionais, com o que de mais atual se faz nesta área, procurou-se ancorar a literacia da informação em investigação teórica para sustentar as práticas, mas igualmente apresentar casos exemplares para inspiração e replicação em diferentes contextos educativos. Os contributos que formam o ebook, recentemente publicado, pretenderam trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama nacional relativamente à literacia da informação. As diferentes formulações, perspetivas e abordagens procuraram providenciar um aporte diversificado e abrangente à temática e responder ao desafio lançado por profissionais ligados à área, particularmente os intervenientes nas bibliotecas de ensino superior. Este webinar pretende descrever o desafio que mobilizou a concretização deste livro, explicando e incentivando à melhor aprendizagem e ao sucesso académico, através da consciência de uma ação concreta dos profissionais que, em contexto educativo no ensino superior, desenvolvem a sua ação com e pela literacia da informação.
  • Projeto Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior – Combater a desinformação: a capacitação de bibliotecários
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    O Projeto «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: combater a desinformação» assenta na relevância da literacia da informação no combate à desinformação e no estímulo do pensamento crítico junto dos estudantes do ensino superior face à influência nociva da desinformação. Pretende corresponder às necessidades dos jovens, através do trabalho desenvolvido pelos bibliotecários das instituições de ensino superior, nomeadamente no apoio à prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. Desenvolveram-se diversas ações dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL), promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e também capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa da informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico.
  • Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.
  • Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superior
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos
    Introdução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea – um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano, desenvolvendo intervenções educativas para alterar esta realidade, consciencializando e formando os utilizadores da informação. Especificamente para o combate às fake news, as instituições de ensino superior devem capacitar a sua comunidade para uma navegação segura na Internet, ensinando-a a filtrar os conteúdos que irão utilizar, colocar e disponibilizar para outrem. Estudantes, professores e investigadores devem saber qual a informação de que necessitam, conseguir identificar o que procuram, reconhecer as condições sob as quais a informação pode ser reutilizada de forma ética, assim como o destino que terá, e distinguir entre conhecimento, opinião e comentário. O objetivo do presente estudo é o de conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados: A Web of Science apresenta um total de 41 resultados e a Scopus de 22 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. Discussão: A literatura refere que o fator educacional deve necessariamente ser ponderado: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento é que lhes permite distinguir a veracidade do que se afirma e identificar qual o cenário para a produção de mais conhecimento. As pessoas melhor preparadas correspondem a indivíduos que assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. As bibliotecas do ensino superior assumem-se como importantes núcleos neste processo: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
  • Muito mais que um projeto: literacia da informação no combate à desinformação
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    Com base no bom uso da informação, este projeto da BAD visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do ensino superior, que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes.
  • Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformação
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Com base no bom uso da informação, este projeto da BAD, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do Ensino Superior, que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes. É, assim, importante: conhecer, aplicar e disseminar referências internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL); desenvolver no público jovem competências académicas no uso e escolha de informação e no reforço do pensamento crítico.
  • Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana
    Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
  • Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformação (relatório final do projeto)
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    O projeto BAD apoiado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Embaixada Americana enquadra-se no âmbito da alfabetização mediática e combate à desinformação: atividades que promovem a literacia da informação e o pensamento crítico, resistir à influência nociva e combater a desinformação. Tem como objetivos a promoção do conhecimento, fornecimento de estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes do ensino superior. As linhas de orientação inserem-se numa metodologia de intervenção-ação no desenvolvimento de ações diversas dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para: (a) conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association of College & Research Libraries), (b) promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, (c) disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e, (d) capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa de informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico. Os resultados e o impacto social pautaram-se por um amplo alcance nacional, com a promoção de eventos, formações e ações de sensibilização descentralizadas, com a divulgação do conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira.
  • Experiências dos estudantes de ciencias sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Caballero Mariscal, David; Sanches, Tatiana
    Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.