Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.

Description

Keywords

Literacia da informação Information literacy Ensino superior Higher education Ensino-Aprendizagem Learning and teaching Currículo Curriculum ACRL Framework

Citation

Lopes CA, Antunes ML, Sanches T. Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL. In: Actas do 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 de outubro de 2018. Lisboa: APBAD; 2018.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections