Browsing by Issue Date, starting with "2019-07"
Now showing 1 - 10 of 145
Results Per Page
Sort Options
- O ensino dos tímpanos nos cursos profissionais de música em PortugalPublication . Silva, Miguel Fernando Herrera Cota da; Buckley, Charles RichardResumo I - A prática pedagógica no âmbito do Estágio de Ensino Especializado, adiante designado EEE, foi realizada na Escola Profissional Metropolitana, adiante designada EPM, local onde o mestrando leciona percussão, na especialidade de tímpanos no ano letivo 2018/2019. O presente relatório de estágio foi elaborado em regime de exercício de funções a três alunos de níveis distintos: um aluno do Curso Básico de Instrumento (7º ano), e dois alunos do Curso Secundário de Instrumentista de Sopros e Percussão (respetivamente, 10º ano e 12ºano). Nesta primeira parte, são apresentados os objetivos e expetativas do presente relatório, bem como elaboradas uma contextualização e caracterização do projeto educativo da EPM. A classe de percussão da EPM foi caracterizada, descrevendo a sua estrutura, dinâmica e modo de funcionamento das aulas e dos alunos selecionados para observação. De seguida, realizou-se uma descrição e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas de cada um dos alunos escolhidos durante o ano letivo, tendo como suporte os planos anuais e planos de aula elaborados previamente pelo mestrando. A finalizar esta primeira parte é apresentado uma análise crítica e reflexiva da atividade docente, baseada em pesquisas bibliográficas de literatura específica ao tema da docência, nas experiências e constatações obtidas por parte do mestrando ao longo do ano letivo.
- A prática de trechos de orquestra: benefícios no ensino do trompete no ensino especializado da músicaPublication . Alves, Carolina Inês Gomes; Burt, David; Caiano, ArmandaResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Assim, este documento assenta sobre a observação e prática pedagógica desenvolvida na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, no ano letivo 2018-2019, abrangendo três alunos de diferentes graus de ensino. Neste Relatório será caracterizado o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, assim como o desempenho que cada aluno teve durante o ano letivo, salientando os aspetos de competência motora, auditiva e expressiva. Este trabalho consistiu na avaliação do desempenho do mestrando enquanto docente de trompete, permitindo a reflexão sobre os pontos bons e menos bons do trabalho realizado, para que no futuro seja possível atingir um nível mais elevado na atividade enquanto docente profissionalizado.
- Primeiro contato do aluno com o oboé “competências a passar”Publication . Rodrigues, Nelson Miguel Roques; Lopes, RicardoResumo I - Na primeira secção do presente relatório de estágio, é desenvolvida a investigação proposta para o término do Mestrado em Ensino da Música, sendo o objetivo principal da investigação, Primeiro Contato com o Oboé “Competências a Passar”. No início desta secção realiza-se uma descrição do projeto de investigação. De seguida apresenta-se uma breve revisão de literatura, citando algumas reflexões mais relevantes relacionadas com o tema do presente relatório de estágio, mas também com aspetos relacionados com a prática pedagógica. A metodologia de investigação abordada no trabalho é apresentada e foi justificada. Com o objetivo de constatar a falta de uma abordagem e descrição clara destas competências nos métodos de iniciação ao oboé, foi realizada uma análise aos mesmos, sendo esta análise fundamental para a investigação. Percecionando-se a escassez de uma abordagem as essas mesmas competências, recorreu-se à realização de um questionário a docentes de oboé em Portugal, de forma a recolher a sua opinião. Quanto às metodologias utilizadas para a obtenção dos resultados da investigação, houve recurso a análise documental, questionário a docentes de oboé e a observação direta. A apresentação de resultados é estruturada em formato tabela, acompanhado de descrição, sendo de seguida apresentada a análise às respostas obtidas, debatendo e analisando os dados referentes à investigação. Segue-se a apresentação das conclusões resultantes da investigação.
- Bacterial cellulose: a versatile biopolymer for wound dressing applicationsPublication . Portela, Raquel; R. Leal, Catarina; Almeida, Pedro L.; Sobral, RitaAlthough several therapeutic approaches are available for wound and burn treatment and much progress has been made in this area, room for improvement still exists, driven by the urgent need of better strategies to accelerate wound healing and recovery, mostly for cases of severe burned patients. Bacterial cellulose (BC) is a biopolymer produced by bacteria with several advantages over vegetal cellulose, such as purity, high porosity, permeability to liquid and gases, elevated water uptake capacity and mechanical robustness. Besides its biocompatibility, BC can be modified in order to acquire antibacterial response and possible local drug delivery features. Due to its intrinsic versatility, BC is the perfect example of a biotechnological response to a clinical problem. In this review, we assess the BC main features and emphasis is given to a specific biomedical application: wound dressings. The production process and the physical-chemical properties that entitle this material to be used as wound dressing namely for burn healing are highlighted. An overview of the most common BC composites and their enhanced properties, in particular physical and biological, is provided, including the different production processes. A particular focus is given to the biochemistry and genetic manipulation of BC. A summary of the current marketed BC-based wound dressing products is presented, and finally, future perspectives for the usage of BC as wound dressing are foreseen.
- Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumentoPublication . Santos, Romeu Fabião da Silva dos; Rêgo, Manuel LuísResumo I – Prática Pedagógica - Na primeira secção do presente Relatório de Estágio descreve-se a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019, com três alunos em diferentes graus de ensino, nomeadamente 7º, 10º e 12º anos da Escola Profissional Metropolitana. Para todos eles foram definidos objetivos de trabalho, estratégias e métodos de ensino adaptados às suas características para assim potenciar a aprendizagem de cada um. Para tal, foram elaborados 30 planos de aulas lecionadas a cada aluno, num total de 90 aulas. Por forma a contextualizar esta prática pedagógica caracterizo a Escola Profissional Metropolitana, instituição em que leciono a disciplina de Contrabaixo desde 2009 e onde procuro melhorar a prática pedagógica, explorando diversas estratégias com o objetivo de ajudar a formar indivíduos motivados, autónomos e responsáveis ao longo de toda a aprendizagem. Caracterizo ainda os alunos envolvidos no estágio e o seu contexto familiar e sociocultural por considerar que o meio em que o aluno está inserido afeta o seu desenvolvimento e aprendizagem. Descrevem-se as práticas educativas desenvolvidas nas aulas dando conta do material utilizado, das estratégias de ensino adotadas, seguindo-se uma breve reflexão sobre os resultados alcançados pelos alunos. Conclui-se a secção com uma breve reflexão crítica sobre a atividade docente, baseada na análise das estratégias implementadas face aos desafios que surgiram ao longo do ano letivo, apurando, desta forma, a responsabilidade do professor na condução do ensino a alunos que, independentemente da sua aptidão musical, têm direito a um professor reflexivo, criativo e com capacidade de autoavaliação.
- Failure mode analysis of a 1.9 turbo diesel engine crankshaftPublication . Mateus, J.; Anes, Vitor; Galvão, Ivan; Reis, LuisThis paper reports a failure mode analysis of a 1900 cm(3) turbo diesel engine of a well-known commercial brand. The engine is a supercharged diesel engine with turbocharger, producing a maximum power of 81 kW; it was produced in 1999 and collapsed at 120,000 km without warning. A fracture occurred at the crankpin n degrees 1 of the crankshaft in the region of web-fillet. Crankshafts are mechanical power transmission components with complex geometries and experience multiaxial stress states in main journals and crankpins. The objective of this work is to determine the root cause that led to the crankshaft collapse. A fractographic, metallographic, and numeric analysis were performed to understand the crankshaft failure mode and its mechanical mechanisms. Results show that the crankshaft failure resulted from a fatigue process governed by normal stresses raised by two possible processes, namely, a notch in the crack initiation spot, or the crankshaft misalignment.
- Fast-Field Cycling Nuclear Magnetic Resonance relaxometer's electromagnet with optimized homogeneity and reduced volumePublication . Videira, P.; Sebastião, P.; Roque, A.; Sousa, D. M.; Margato, ElmanoIn this article a Fast Field Cycling (FFC) Nuclear Magnetic Resonance (NMR) electromagnet with low power consumption (less than 200 W), high field homogeneity and reduced volume is projected and described. The electromagnet is iron and copper based, possessing a high permeability and allowing for good magnetic field homogeneity in the operating range of 0 to 0.33 T. With this solution, it is possible to increase 65% the maximum magnetic field keeping the magnetic field homogeneity in comparison with former similar FFC relaxometers. Electromagnet's experimental and simulation results evaluating the generated magnetic field, field homogeneity, heating effects and cooling requirements are also presented. In addition, some technical aspects of the required coupled systems such as the cooling, sample heating are assessed.
- Sentidos figurados: cinema, imagem, simulacro, narrativa. Volume 1: da magia de Lascaux ao animismo cinematográfico e à sociedade do espectáculoPublication . Mendes, João Maria; Antunes, PedroO homo sapiens-demens-ludens (sábio, louco e lúdico) que somos ainda se assemelha em muito ao cro-magnon magdaleniano que há 17 ou 18 mil anos, no paleolítico tardio, pintou Lascaux. E o mundo cinemático e pós-cinemático que tornámos parte do nosso habitus ainda herda da sua magia e do seu animismo, duplicando as diversas realidades com que lidamos no mundo vivido, transformando-as e oferecendo-as à nossa apropriação. Ao longo de milhares de anos tornámo-nos poetas-narradores exímios e imparáveis inventores de máquinas: a tecnocultura em que hoje vivemos imersos parece distanciar-nos infinitamente desse nosso precursor sombrio. Mas as nossas colagens e bricolages, que voltam a ser traços vitais da cultura contemporânea, reinstalam o sentido original do desejo de devir outro que o marcou.
- Conceito de intervenção social na Orquestra Geração: perspetiva dos professoresPublication . Aibéo, João Miguel Lopes; Carneiro, Adélio da CostaResumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio de Ensino Especializado integrado no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2018/2019 em regime de observação na classe de tuba e eufónio da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob a orientação do professor Nuno Fernandes. Foram observadas as aulas de dois alunos do básico inscritos no Regime Integrado e um aluno do secundário a frequentar o Curso Profissional. São descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor cooperante ao longo do ano letivo, os seus resultados e estratégias com cada aluno, bem como a preparação, objetivos e estratégias das aulas que tive a oportunidade de lecionar. Para contextualizar este estágio é também feita uma abordagem ao funcionamento administrativo e pedagógico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional que procura descrever a sua organização e gestão. O facto de atualmente se encontrar a funcionar em instalações que não são as suas habituais, permite também abordar a experiência de partilha de espaços e convivência com alunos de outra escola, facto que apesar de não ser inédito, não acontecia desde que partilhou as instalações do Convento dos Caetanos no Bairro Alto em Lisboa com a Escola Superior de Música de Lisboa.
- The impact of indoor air quality on respiratory health of older people living in nursing homes: spirometric and exhaled breath condensate assessmentsPublication . Belo, Joana; Carreiro-Martins, Pedro; Papoila, Ana L.; Palmeiro, Teresa; Caires, Iolanda; Alves, Marta; Nogueira, Susana; Aguiar, Fátima; Mendes, Ana; Cano, Manuela; Botelho, Maria A.; Neuparth, NunoIn the Portuguese Geriatric Study of the Health Effects of Indoor Air Quality in Senior Nursing Homes, we aimed to evaluate the impact of indoor air contaminants on the respiratory symptoms and biomarkers in a sample of elderly living in nursing homes. A total of 269 elderly answered a health questionnaire, performed spirometry and 150 out of these collected an exhaled breath condensate sample for pH and nitrites analysis. The study included the evaluation of indoor chemical and microbiological contaminants. The median age of the participants was 84 (78-87) years and 70.6% were women. The spirometric data indicated the presence of airway obstruction in 14.5% of the sample. Median concentrations of air pollutants did not exceed the existing standards, although increased peak values were observed. In the multivariable analysis, each increment of 100 µg/m3 of total volatile organic compounds was associated with the odds of respiratory infection in the previous three months ( OR̂ =1.05; 95% CI: 1.00-1.09). PM2.5 concentrations were inversely associated with pH values ( β̂ = -0.04, 95%: -0.06 to -0.01, for each increment of 10 µg/m3). Additionally, a direct and inverse association were found between total bacteria and FEV1/FVC and FVC, respectively.