Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Alexandrino Nunes, Maria Clarisse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE
    Publication . Leite, Teresa; Nunes, Maria; Encarnação, Pedro; Ponte, Margarida Nunes; Silva, Mónica
    O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
  • Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
    Publication . Nunes, Clarisse; Madureira, Isabel
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
  • Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológico
    Publication . Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo; Nunes, Clarisse
    Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando-se aqui o direito à fruição cultural e artística e o direito à igualdade de direitos. Também a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência1 (2009) estabelece como princípios gerais, no artigo 3º, a “participação e inclusão plena e efetiva na sociedade” e “o respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade e humanidade”. Reconhece ainda no artigo 30º “o direito de todas as pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com os demais, na vida cultural” e a adoção de medidas adequadas para garantir o acesso ao material cultural em formatos acessíveis e o acesso a locais destinados a atividades ou serviços culturais, como museus, monumentos e locais de importância cultural nacional.
  • Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacional
    Publication . Santos, Carla; Nunes, Clarisse
    Muitas crianças apresentam nos primeiros anos de vida dificuldades no seu desenvolvimento, circunstância que as leva a necessitar de frequentar serviços de apoio, os quais visam promover o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para muitas destas crianças o acesso a ferramentas tecnológicas constitui uma ajuda importante para poderem ter uma maior participação nas atividades do dia-a-dia, serem mais autónomas e interagirem de forma mais eficaz e frequente com pessoas e objetos que fazem parte dos seus contextos de vida. Assume-se que o dispositivo móvel iPad® poderá constituir-se como uma ferramenta de eleição para crianças com NEE. A presente investigação teve como objeto de estudo a utilização do iPad® com nove crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento (AGD), com idades compreendidas entre os 19 meses e os 49 meses. A pesquisa efetuada procurou, entre outros aspetos, conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad® pelas nove crianças com ADPM e consistiu na realização de um estudo de caso, no qual participaram nove pais e um terapeuta ocupacional. Para responder ao objetivo do estudo foram recolhidos dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas aos pais e à terapeuta ocupacional. Os resultados evidenciaram reações muito positivas por parte das crianças face à utilização do iPad® durante o apoio individual em terapia ocupacional. Os pais e o terapeuta da fala, fizeram um balanço muito favorável da utilização desta tecnologia pelas crianças. Sugere- -se que a utilização do iPad® por crianças com diagnóstico de ADPM poderá contribuir favoravelmente para o seu desenvolvimento.