Browsing by Issue Date, starting with "2016-08"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEEPublication . Leite, Teresa; Nunes, Maria; Encarnação, Pedro; Ponte, Margarida Nunes; Silva, MónicaO estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
- A viola caipira: da tradição a outros géneros musicaisPublication . Roriz, Gustavo Neves; Pinheiro, RicardoResumo - O propósito do presente trabalho é o de averiguar se a viola caipira, um instrumento tradicional e secular, estaria em condições de migrar para outros estilos, tais com jazz, choro, samba, salsa, música africana, pop, rock, etc, analisando previamente possíveis entraves dessa migração, e ao mesmo tempo questionar de que forma e em que contexto essa transição pode ser feita. Derivada das tradicionais violas de arame portuguesas, aparece no Brasil uma variante colonial designada viola caipira. As violas portuguesas chegaram ao Brasil no século XVI, nas mãos dos jesuítas e colonos e foram utilizadas intensamente no processo de catequização dos nativos, assim em momentos de diversão dos colonos, iniciando-se assim um grande processo de difusão pelo Brasil (Castro, 2007). Apesar de ainda existirem, ficaram marcadas como instrumentos ligados ao folclore e pouco se utilizou na música urbana ou em registos fonográficos ligados ao consumo de massa, com uma pequena excepção por artistas do género rotulado como música sertaneja e não muito mais que isso, aprisionando sua sonoridade às manifestações musicais do interior do país sem expandir todo seu potencial sonoro para outros estilos musicais. Até ao momento, sua existência está maioritariamente adstrita às manifestações culturais rurais, com pouca participação nos géneros urbanos em se tratando de manifestações musicais. Através desta pesquisa tentou perceber-se quais os elementos essenciais para que suas raízes e linguagem tão vincadas ao universo da música tradicional, pudessem ser aplicadas a outros domínios e também por outros executantes de diferentes culturas.
- As etapas iniciais da aprendizagem do violino segundo o método Suzuki: o caso particular da utilização dos acessórios musicaisPublication . Lourenço, Ana Carolina Martins; Neto, TiagoResumo I - A primeira parte desta Tese é destinada ao Relatório de Estágio realizado no Conservatório Regional de Setúbal (CRS), tendo como finalidade a obtenção de grau de Mestre em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. O Conservatório Regional de Setúbal, tal como o nome indica, situa-se na Região de Setúbal e foi fundada no ano de 1988. Actualmente, possui cerca de 500 alunos distribuídos pelos diversos cursos disponibilizados pelo CRS, nomeadamente, Cursos de Iniciação, Básico, Secundário e Livre nos Regimes Articulado e Supletivo. Para efeitos de realização de Estágio, centrar-me-ei em três alunos da minha classe de diferentes níveis de aprendizagem: iniciação (1º ciclo do ensino básico), 2º grau (6º ano do ensino básico) e 7º grau (11º ano do ensino secundário). Para leccionar os alunos da minha classe, baseei-me nas metodologias do Método Suzuki. Para além da experiência que me permitiu adquirir, é sempre gratificante desempenhar um papel importante no desenvolvimento musical e pessoal dos meus alunos e encorajá-los a perseguir os seus objectivos.
- Living S. aureus bacteria rheologyPublication . Portela, R.; Franco, J. M.; Patricio, Pedro; Almeida, Pedro L.; Sobral, R. G.; Leal, Catarina R.The rheological characterization of Staphylococcus aureus cultures has shown a complex and rich viscoelastic behavior, during the bacteria population growth, when subject to a shear flow [1,2]. In particular, in stationary shear flow, the viscosity keeps increasing during the exponential phase reaching a maximum value (∼30x the initial value) after which it drops and returns close to its initial value in the stationary phase of growth, where the cell number of the bacterial population stabilizes. These behaviors can be associated with cell density and aggregation patterns that are developed during culture growth, showing a collective behavior. This behavior has no counterpart in the bacterial growth curve obtained by optical density monitorization (OD620nm and cfus/ml measurements). In oscillatory flow, the elastic and viscous moduli exhibit power-law behaviors whose exponents are dependent on the bacteria growth stage. These power-law dependencies of G’ and G’’ are in accordance with the Soft Glassy Material model [3], given by: G’~ ωx and G’’~ ωx To describe the observed behavior, a microscopic model considering the formation of a dynamic web-like structure was hypothesized [1], where percolation phenomena can occur, depending on the growth stage and on cell density. Recently, using real-time image rheology was possible to visualize the aggregation process associated with these dramatic changes in the viscoelastic behavior. In particular, the formation of web-like structures, at a specific time interval during the exponential phase of the bacteria growth and the cell sedimentation and subsequent enlargement of bacterial aggregates in the passage to the stationary phase of growth. These findings were essential to corroborate the microscopic model previously proposed and the main results of this study are compiled and presented in this work, see Fig.1.
- Sentido rítmico: dificuldades na sua perceção e aplicação no instrumentoPublication . Merrelho, Raquel Torres; Lima, Irene; Lino, AugustoResumo secção I – Prática Pedagógica - Na secção I do presente trabalho é descrito o estágio curricular supervisionado realizado durante o ano letivo 2015-2016 no Conservatório de Caldas da Rainha (CCR), local onde leciono a disciplina de violoncelo. Estágio sob orientação da professora Irene Lima, tendo como professor cooperante Augusto Lino. Para além da descrição do conservatório e do contexto onde se insere é realizada uma análise crítica da prática pedagógica desenvolvida a três alunos de diferentes graus de ensino: iniciação, 2º grau e 5º grau. Ao longo do ano letivo foram elaborados para cada aluno trinta planos de aula, uma planificação anual e três aulas gravadas analisadas pela professora orientadora. Na reflexão final é feita uma análise crítica à minha atividade docente e uma avaliação às metodologias utilizadas durante a realização deste estágio.
- A importância dos encarregados de educação na iniciação ao ensino do clarinetePublication . Santos, João Pedro Lopes dos; Jerónimo, ManuelResumo I (Prática Pedagógica) - A música desempenha uma importante função na vida da criança. Os professores, em colaboração com os encarregados de educação, são agentes fundamentais. Desta forma, é imprescindível a presença do encarregado de educação nas primeiras aulas de iniciação ao clarinete do seu educando, transmitindo-se a informação a ambos e permitindo o esclarecimento de dúvidas, prevenindo a obtenção de um melhor acompanhamento, na ausência do docente, por parte do encarregado de educação. É neste contexto que se insere o presente trabalho. A secção I resulta do decorrer do estágio curricular supervisionado como docente de Clarinete, realizado no ano letivo de 2015-2016 na Academia de Música de Santa Cecília, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Apresenta uma caracterização geral da Instituição de ensino e das suas estruturas e a descrição dos três alunos selecionados de oito, treze e quinze anos respetivamente. Resume as Práticas Pedagógicas desenvolvidas e relaciona-as com a motivação dos alunos e o benefício que o ensino da música proporciona ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças. Termina com a análise crítica da atividade docente e a respetiva reflexão, permitindo aferir os pontos fortes e fracos das estratégicas utilizadas, ambicionando atingir um nível de qualidade mais elevado no processo ensino/aprendizagem. Nesta secção, os resultados atingidos assentam essencialmente na reflexão do docente, bem como na identificação de fatores a melhorar. A articulação de determinada informação entre o docente e os encarregados de educação pode-se revelar bastante útil, tornando mais rica a experiência da docência, facilitando a adaptação e a implementação de novos métodos pedagógicos.
- Relação entre a qualidade do instrumento e a progressão do alunoPublication . Duarte, João Guilherme Vidinha; Pringsheim, AnthonyResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio que apresento tem duas partes que se relacionam entre si. Nesta primeira parte, apresento a experiência que tive durante o estágio com alunas da classe da professora Liliana Nunes no Conservatório de Música de Cascais. Durante estas aulas pude recolher informações sobre os instrumentos que as alunas usavam: o motivo da sua compra, a reacção da aluna à qualidade dos instrumentos, os pontos fracos/fortes dos mesmos e qual a perspectiva para uma futura actualização. Além desta vertente – que me vai ajudar na elaboração do Projecto de Investigação –, tentei fazer com que as alunas reflectissem sobre uma parte muito importante da aprendizagem do instrumento (e nomeadamente nos instrumentos de sopro) – o aquecimento. Como as aulas têm actualmente uma duração curta e há todo um programa a cumprir, é frequente, em muitos casos, os professores de flauta darem pouca importância ao aquecimento ou até mesmo deixarem-no de lado, situação que não favorece os alunos que estejam a utilizar um instrumento de qualidade inferior à média. Um dos resultados que também tentei obter com esta reflexão foi a consciencialização das alunas e/ou Encarregados de Educação para a necessidade de adequar a qualidade do instrumento às expectativas de futuro e de progressão no Ensino da Música. O resultado desta experiência vai estar apresentado de forma mais detalhada na segunda parte deste Relatório.
- Receptive language and intellectual abilities in preterm childrenPublication . Ribeiro, Camila da Costa; Abramides, Dagma Venturini Marques; Fuertes, Marina; Santos, Pedro Nuno Lopes dos; Lamônica, Dionísia Aparecida CusinObjective: The aim of this study was to examine the association between receptive vocabulary performance and intellectual quotient (IQ) in preterm born children compared to children born at term. Method: A total of 72 preschool-age children participated in the study. Participants were divided in four groups: EG-I, including 20 moderate to late preterm born children; EG-II, comprehending 16 extremely preterm born children; CG-I and CG-II with correspondingly 20 and 16 children born at term. EG-I and CG-I as well as EG-II and CG-II groupswere matched according to gender, chronological age, and family SES. The mean age of children in each group was: EG-I and CG-I: 30.3 months; EG-II and CG-II: 29.1 months. The assessment information was collected using an anamnesis protocol, the Brazilian criterion of economic classification, the Peabody Picture Vocabulary Test, and the Stanford-Binet Intelligence Scale. Results: Mean scores for receptive vocabulary were significantly lower in both preterm groups (EG-I and EG-II) than in the corresponding matched groups (CG-I and CG-II). However, no significant differences were found among the preterm groups. Moreover, high correlations between vocabulary and IQ scores were found in both preterm groups (EG-I and EG-II). In contrast, no significant correlations were found when analyses considered each group of full-term born children (CG-I and CG-II). Conclusion: Our findings indicate that prematurity status has an impact on receptive language performance and on the pattern of relationships between receptive vocabulary and general intellectual functioning.
- Relatório de estágioPublication . Canto, Tiago Afonso Sousa; Cruz, Nuno Ivo; Coutinho, João PereiraResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado (EEE) foi efetuado na Classe de Flauta Transversal do Professor João Pereira Coutinho (Professor Cooperante), na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) durante o ano letivo 2014/2015 e teve a monitorização do Professor Nuno Ivo Cruz (Prof. Orientador). Há uma contextualização da EMCN e dos alunos acompanhados no EEE. São descritas as práticas pedagógicas usadas pelo Prof. Cooperante nas aulas observadas ao longo do ano letivo e as aplicadas pelo estagiário. Aborda os desafios que foram surgindo, como por exemplo, fazer planos de aula adequados com falta de contacto com as alunas, as condições inseguras do edifício, entre outros. Foi também importante inserir uma reflexão sobre mudanças a implementar no futuro na atividade profissional do estagiário.
- A importância da execução de buzzing no desenvolvimento de competências técnico-mecânicas do estudo do trompetePublication . Santos, Pedro Rafael Neto; Burt, David; Fialho, MiguelResumo I - Prática Pedagogia - Este trabalho tem como finalidade a descrição e a caracterização de todas as etapas da prática pedagógica (adiante designada por estágio), realizada no Conservatório de Música de Cascais (CMC), no ano letivo de 2015/2016. Em primeiro lugar, será feito um enquadramento histórico do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, serão apresentadas algumas práticas educativas desenvolvidas, nomeadamente ao nível de rotinas diárias de exercícios fundamentais do estudo do trompete. O presente relatório incidirá sobre o trabalho desenvolvido com três alunos de diferentes níveis de ensino. Estes serão analisados ao nível de desempenho demonstrado ao nível das competências motoras, auditivas e expressivas. Os recursos utilizados foram gravações, planos de aulas e planificações anuais. Por último, será feita uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, finalizando com uma conclusão de toda a parte pedagógica.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »