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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Muitas crianças apresentam nos primeiros anos de vida dificuldades
no seu desenvolvimento, circunstância que as leva a necessitar de
frequentar serviços de apoio, os quais visam promover o seu desenvolvimento
e aprendizagem. Para muitas destas crianças o acesso a ferramentas
tecnológicas constitui uma ajuda importante para poderem ter
uma maior participação nas atividades do dia-a-dia, serem mais autónomas
e interagirem de forma mais eficaz e frequente com pessoas e
objetos que fazem parte dos seus contextos de vida. Assume-se que o
dispositivo móvel iPad® poderá constituir-se como uma ferramenta de
eleição para crianças com NEE.
A presente investigação teve como objeto de estudo a utilização do
iPad® com nove crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento
(AGD), com idades compreendidas entre os 19 meses e os
49 meses. A pesquisa efetuada procurou, entre outros aspetos, conhecer
as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®
pelas nove crianças com ADPM e consistiu na realização de um estudo
de caso, no qual participaram nove pais e um terapeuta ocupacional.
Para responder ao objetivo do estudo foram recolhidos dados através
de entrevistas semiestruturadas realizadas aos pais e à terapeuta ocupacional.
Os resultados evidenciaram reações muito positivas por parte das
crianças face à utilização do iPad® durante o apoio individual em terapia
ocupacional. Os pais e o terapeuta da fala, fizeram um balanço
muito favorável da utilização desta tecnologia pelas crianças. Sugere-
-se que a utilização do iPad® por crianças com diagnóstico de ADPM
poderá contribuir favoravelmente para o seu desenvolvimento.
Description
Keywords
iPad® Crianças Necessidades educativas especiais Perspetivas de pais Perspetivas de profissionais Desenvolvimento
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa