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- Sobre a importância da reflexão e do questionamentoPublication . Estrela, Antónia; Cruz, CristinaOs artigos que se apresentam neste número mostram questões essenciais do nosso tempo, que merecem reflexão. Numa altura em que os desafios e as oportunidades se entrelaçam, é crucial que estejamos atentos aos temas que moldam a nossa sociedade e a nossa mundividência.
- EditorialPublication . Estrela, Antónia; Barroso Cruz, CristinaO presente número da revista “Da Investigação às Práticas”, seguindo a tendência das últimas publicações, reforça a importância da reflexão sobre o papel dos cidadãos no mundo atual, em que as transformações sociais, culturais e económicas se tornam evidentes e impactam de forma importante o quotidiano. Compreender e atuar sobre estas alterações implicam uma capacidade de leitura do real para a qual a educação, nas suas diversas formas e áreas, contribui de forma fundamental.
- A construção gerundiva: uma construção problemática?Publication . Sousa, Otília; Estrela, AntóniaO objectivo deste trabalho é reflectir sobre algumas construções problemáticas observadas em textos escritos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Educação Básica, no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão Oral e Escrita. Estes textos (entre duzentas e trezentas palavras) consistem em comentários efectuados com base num excerto que versava sobre o tema da poluição causada por uma lixeira a céu aberto. Foram analisadas as produções de alunos de três turmas, o que perfez um total de oitenta e um textos. Estes alunos possuem uma média de entrada no ensino politécnico superior a 14 valores.
- EditorialPublication . Barroso Cruz, Cristina; Estrela, AntóniaEste número da Revista vem a lume numa altura em que os tempos continuam conturbados, não só pelos efeitos da pandemia de Covid19, como também da guerra na Ucrânia. Um dos contributos que podemos dar para um mundo melhor é apostar na educação e na elucidação de todos sobre as mais diversas temáticas que marcam a nossa atualidade e que resultam da investigação que tem sido feita nos vários temas sob o escopo da Revista.
- O (re)conhecimento da estrutura passiva por alunos do Ensino SuperiorPublication . Estrela, AntóniaTendo em conta as recentes propostas de tipologia das construções passivas como eventivas (ser), resultativas (ficar) e estativas (estar) (Embick 2004; Duarte e Oliveira 2010; Duarte 2013), o objetivo deste estudo é avaliar, através de um estudo experimental, se os alunos do Ensino Superior conseguem distinguir os três tipos de passiva e as suas diferentes especificidades e se são sensíveis às propriedades dos verbos passivizáveis (transitivos diretos). O estudo experimental desenvolvido visa testar a compreensão dos três tipos de estruturas passivas, através de uma tarefa de juízo de gramaticalidade. No estudo, participaram 47 alunos do 1º ano de licenciatura, tendo sido testados 60 pares de frases (com 20 verbos distintos), que contrastavam passivas eventivas e estativas, eventivas e resultativas, e resultativas e estativas, e ainda 5 pares de frases fillers (distratores). Os resultados apurados mostram não haver dificuldades no reconhecimento das estruturas em análise. No estudo experimental, foram introduzidos alguns itens de teste que funcionaram como fillers, mas que serviram para testar a capacidade para distinguir os verbos que podem surgir em orações passivas eventivas em português europeu dos que não podem ocupar esse lugar. Os resultados mostram que os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer as características dos verbos passivizáveis, o que corrobora os resultados apurados por Estrela (2012), que dão conta da produção de passivas com verbos que não são transitivos em textos de alunos do Ensino Superior. A análise de resultados individuais permite vislumbrar também essa dificuldade.
- Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdoPublication . Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; Estrela, Antónia; Marques, Ana Silva; Pereira, Teresa; Vieira, Natália; Luz, Carlos; Relvas, MárioA abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.s atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.
- Aprendizagem entre pares: mentorado num curso de português língua estrangeiraPublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Boléo, AnaNo contexto educativo, a inclusão deve ser pensada para todos os alunos numa perspetiva de os levar a fazer aprendizagens ricas e diversificadas que venham contribuir para o seu crescimento humano, social e académico. Neste sentido, e visando uma integração mais plena dos alunos Erasmus que frequentam os cursos de Português Língua Estrangeira do Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (CLiC-IPL), delineou-se um programa de mentorado que visou pôr lado a lado estudantes estrangeiros e estudantes portugueses, dado que entendemos como pertinente o apoio interpares, potenciado pelos benefícios de uma relação próxima, cujos comportamentos de modelagem (Bandura, 1969) poderão facilitar a promoção de uma boa adaptação dos novos estudantes nos primeiros momentos de vivência numa dada instituição (Welling, 1997).
- Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesaPublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Loureiro, Cristina; Sarreira, PedroOs organizadores gráficos (OG) constituem instrumentos de comunicação multimodal, podendo também ser usados para suportar a comunicação verbal. Tendo múltiplas aplicações ao nível educativo, os OG são recursos de grande utilidade se pensarmos no trabalho que pode ser feito em vários domínios como a matemática, as ciências naturais, mas também a língua. O objetivo deste texto é mostrar alguns dos benefícios associados à utilização de OG no processo de ensino e aprendizagem e problematizar algumas orientações para uma utilização construtiva de OG no ensino e aprendizagem da língua. Para tal, pretende-se aprofundar o valor transdisciplinar dos organizadores gráficos e discutir exemplos de utilizações de OG em situações de aprendizagem diversas, dando algumas pistas para os potenciar. Neste trabalho, faz-se uma breve síntese da investigação já realizada sobre a utilização de OG em domínios distintos e apresenta-se um conjunto de ideias sobre o potencial dos OG no desenvolvimento de competências linguísticas. Apresentadas as potencialidades, verifica-se que o poder transdisciplinar de ensino e aprendizagem com recurso a OG permanece um campo com múltiplas possibilidades.
- Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseçõesPublication . Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Oliveira, Ana Luísa; Abrantes, AnaPretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
- IntroduçãoPublication . Sousa, Otília; Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Esteves, SandrinaA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da se-leção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência. No primeiro capítulo desta publicação, Histórias Multissensoriais: Um projeto de literacia inclusiva, Clarisse Nunes, Encarnação Silva, Rita Nobre, Teresa Miguel, Sandra Antunes, Cátia Rijo e Helena Grácio apre-sentam o projeto StoryLab, concebido com o objetivo central de contri-buir para o desenvolvimento de competências de literacia através do recurso a histórias multissensoriais, numa perspetiva inclusiva. Com o género narrativo como foco, no segundo capítulo, Compreen-são de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC, Sabrine Towsend, Rosângela Gabriel e Lilian Cristine Hübner trazem-nos uma comparação entre os desempenhos de leito-res com percursos típico e atípico de desenvolvimento na compreen-são de textos escritos. Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvi-mento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade, da autoria de Ga-briela Barbosa, Ana Raquel Aguiar e Tânia Passos, é o terceiro capítu-lo deste Ebook, apresentando um estudo realizado no âmbito de uma unidade curricular de prática de ensino supervisionada num programa de formação inicial de professores. As autoras focalizam o trabalho desenvolvido com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no campo da educação literária em torno de eixos estruturantes da Educação para o Desenvolvimento. Também num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Lopes e Célia Gonçalves Morgado debruçam-se, no texto Das situações verbais à compreensão da leitura: Dados de um estudo no 1.º CEB, organizado no quarto capítulo desta publicação, sobre modalidades de abordagem da classe de palavras verbo como elemento influente na compreensão da leitura. No quinto capítulo do ebook, da autoria de Teresa Costa-Pereira, Gonçalo Henriques e Otília Sousa, intitulado Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento, os autores apresentam um trabalho de análise de manuais do 4.º ano de escolaridade, problematizando o papel que estes desempenham no desenvolvimento de competências de leitura. No sexto capítulo, A leitura detalhada... Estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura, Célia Barbeiro apresenta uma atividade de leitura desenvolvida com alunos do 5.º ano de escolaridade no âmbito do programa Reading to learn e analisa os resultados obtidos à luz dos elementos que enformam a metodologia da leitura detalhada e da utilização desta metodologia pelos docentes na interação com os alunos. Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam o papel da alfabetização neste processo. A compreensão leitora de alunos brasileiros: Uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões, de Vera Wannmacher Pereira, Danielle Baretta e Patrícia Martins Valente, é o oitavo capítulo do ebook, apresentando um trabalho de investigação sobre a compreensão da leitura de alunos brasileiros, com destaque para a compreensão inferencial. Por fi , Marilde Queiroz Guedes traz-nos, no nono capítulo, o texto Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação do campo no território de identidade Bacia do Rio Grande – BA, no qual analisa as práticas docentes neste contexto a partir da observação de situações de ensino e aprendizagem, de entrevistas e da análise de diários de bordo.