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  • Publicidade nas redes sociais online
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    A potencialidade interactiva da Internet, enquanto nova plataforma de comunicação ou enquanto “new media”, tem tendência a surgir como uma forma de comunicação articulada com um planeamento mais amplo e mais complexo de Comunicação Integrada de Marketing (IMC). A extensão da publicidade para estes novos media tende a acompanhar a evolução e sofisticação que as plataformas tecnológicas e de software potenciam. O conceito de Web 2.0 é utilizado para destacar a mudança de paradigma que permite a produção e partilha de conteúdos por consumidores, fortemente apoiada por uma geração de softwares facilitadores da criação de comunidades (Dionísio, et al. 2009). Com a expansão da Internet, e a recente e dinamização das redes sociais, mudaram-se as formas de entretenimento, de comércio, de comunicação e de socialização (WB, 2008).
  • Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Numa sociedade marcada pela crescente preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, acompanhando e integrando a mudança e a transformação social (Fogliasso & Thuo, 2013), desenvolvemos um estudo à publicidade a produtos alimentares e de beleza em Portugal de modo a avaliar as respetivas tendências.
  • Estereótipos de género na publicidade em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    O principal objectivo deste estudo é identificar e analisar a presença de estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal, procurando-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, em que contextos, e que posição ocupam relativamente um ao outro. Pretende-se analisar a publicidade que contenha apenas elementos humanos (não crianças como personagem principal) por forma a compreender como a publicidade explora as dimensões abaixo referidas: Estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
  • Os estereótipos de género na publicidade em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    Os estereótipos de género estão fortemente incutidos na actual na sociedade, sendo claramente assumidos no consumo e em especial na publicidade, como reprodutores das realidades sociais e das ideologias, (Gofman, 1979). Na publicidade, em geral, a mulher é retratada como estando mais interessada do que o homem com a aparência e sendo mais nova do que ele (Ford et al. 1998) e a tendencia é mostrar os homens a praticarem desporto e em ambientes profissionais, dando ênfase à liberdade e aventura (Slater et al., 1996).O principal objectivo deste estudo foi o de identificar e analisar a presença de estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal e que posição homens e mulheres ocupavam relativamente um ao outro, bem como se algum deles era descriminado. Com base num corpus de análise constituído por 409 anúncios recolhidos nos meios Televisão, Imprensa e Publicidade Exterior, observou-se que os estereótipos de género se revelam na publicidade analisada. O homem emerge em contextos sociais, desporto, automóveis e associado a status e prestígio, enquanto a mulher emerge em contextos privados, em casa e na família, associada a produtos de beleza, dietética e estética e a discursos de fantasia e excentricidade.
  • Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Numa sociedade marcada pela crescente preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, acompanhando e integrando a mudança e a transformação social (Fogliasso & Thuo, 2013), desenvolvemos um estudo à publicidade a produtos alimentares e de beleza em Portugal de modo a avaliar as respetivas tendências.