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- Trabalho de projeto em Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento de competências de CidadaniaPublication . Antunes, Mafalda Barreto; Cruz, Cristina BarrosoCom o presente estudo, pretende-se refletir sobre as potencialidades do recurso à metodologia de Trabalho de Projeto para o desenvolvimento de noções e competências de Cidadania na área disciplinar de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Define-se como grande finalidade conhecer e compreender de que modo a prática de uma metodologia de trabalho ativa e uma abordagem a partir do Estudo do Meio contribuem para que os alunos desenvolvam competências associadas ao exercício da Cidadania. Recorrendo à observação participante, à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário, foi possível caracterizar a turma na qual se procedeu a este estudo exploratório, avaliar os seus progressos e analisar as conclusões relativamente às questões da investigação definidas. Os resultados da investigação sugerem que o desenvolvimento de competências de Cidadania pelos alunos, a partir da área disciplinar de Estudo do Meio e com recurso à metodologia de Trabalho de Projeto, se revela positivo na componente relativa à prática da Cidadania, nomeadamente nas dimensões do questionamento individual, da escola e da vida em sociedade.
- Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?Publication . Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, LeonardoDès la première version du programme de formation de la licence en animation socioculturelle de l´École Supérieure d´Éducation de Lisbonne en 2006, léquipe enseignante a jugé bon d$y intégrer une composante de sciences physiques et naturelles. En e%et, dans les sociétés contemporaines comprises comme des sociétés du risque, la ré!exivité est centrale et la science et les scienti"ques deviennent de plus en plus nécessaires, mais sans qu$on les sépare des populations, au contraire. Ce besoin de ré!exivité sur les risques apporte des dé"s supplémentaires à la formation et à l$intervention des professionnels en animation socioculturelle. Une enquête auprès des étudiants nous montre quelles sont leurs représentations de sciences physiques et naturelles et quelle importance ils a&ribuent à ces connaissances en tant que citoyens et animateurs socioculturels. Une approche transdisciplinaire, incluant les sciences physiques et naturelles, semble o%rir des outils utiles pour la di'- cile tâche des animateurs qui est de trouver des moyens pour faire face à une réalité pleine de complexités et d$ambiguïtés.
- Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integraçãoPublication . Rodrigues, Dulce; Correia, Tânia; Pinto, Inês; Pinto, Ricardo; Cruz, Cristina BarrosoApesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partidapara a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.
- Competência cultural na licenciatura em Mediação Artística e Cultural da ESELxPublication . Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina Barroso; Vieira, NatáliaNos discursos políticos, nacionais e internacionais, a arte é imbuída de virtudes de combate à exclusão social e a cultura reconhecida como pilar do desenvolvimento sustentável. Paralelamente, as diversas formas de expressão artística tornam-se mais complexas e as fronteiras entre públicos e artistas tomam contornos mais dissolutos. Perante essas mudanças sociais e societais, emerge a necessidade de um novo profissional capaz de ler e dar respostas a situações complexas e imprevistas, com formação especializada de nível superior. No sentido de contribuir para responder a esta necessidade, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) cujo projeto formativo está vocacionada para “A formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais” criou e abriu em 2016 uma licenciatura em Mediação Artística e Cultural. A mediação artística e cultural visa criar lugares de encontro privilegiados entre artistas e cidadãos, promovendo, assim, o intercâmbio interpessoal, a aprendizagem e o compromisso. Também pode ajudar a reduzir as barreiras psicológicas e sociais que envolvem a exclusão de grupos-alvo. A licenciatura em Mediação Artística e Cultural tem como público alvo estudantes com origens distintas, os que já se posicionam na via artística e que pretendem enveredar pela vida da mediação e aqueles que se posicionam na via educativa em sentido lato e que pretendem uma formação nas componentes artísticas e culturais. A estrutura do plano de estudo abrange diversas áreas científicas: Línguas e Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Ciências Sociais e da Educação, sendo as duas últimas as mais importantes em termo de número de créditos. A iniciação à prática profissional constitui o eixo agregador da formação. Com esta comunicação, pretende-se perceber de que forma a formação proposta visa o desenvolvimento de competência cultural adequada à diversidade das sociedades contemporâneas multiculturais. Entendemos a competência cultural como sendo complexa e formada por várias componentes: transcultural, metacultural, intercultural, pluricultural e cocultural (Puren, 2014). Metodologicamente, propõe-se analisar os objetivos e os conteúdos declarados nas fichas de unidade curricular de todas as unidades obrigatórias do plano de formação da licenciatura em Mediação Artística e Cultural. Esperamos que os resultados obtidos contribuam para (i) uma discussão sobre a competência cultural desenvolvida nos dispositivos de formação de mediadores artísticos e culturais e (ii) uma melhor adequação dos planos de formação ao perfil profissional desejado.
- O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Nuno Martins; Cruz, Cristina BarrosoDe entre o património da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o arquivo histórico que guarda uma parte importante da memória escrita no que respeita à formação de professores ao longo do último século e meio na cidade de Lisboa. Este espólio documental inclui livros que permitem desenhar a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. As ações desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa tiveram como principal objetivo dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal. Este texto pretende divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade, e dar a conhecer o espólio documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à inventariação em curso.