Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Teresa Matos; Correia Rocha, CarlaEste texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.
- Conhecimento artístico e processo criativo: uma abordagem interdisciplinarPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia PereiraA presente comunicação aborda um processo de articulação interdisciplinar no contexto do 1º ano da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa) que envolveu a unidade curricular de Teoria da Imagem e Cultura Visual e o módulo de Pintura (este integrado na unidade curricular de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I). A proposta de trabalho, subordinada ao tema “Identidades”, assumiu a articulação interdisciplinar como eixo estruturante do processo criativo que passou pela criação de um ensaio visual e de uma pintura, entendidos como parte de um processo investigativo baseado na prática que complementa pesquisa visual, exploração plástica e reflexão crítica. Nesta comunicação, analisar-se-ão os processos de trabalho levados a cabo, os resultados, bem como o feedback dos estudantes. Finalmente, propostas desta natureza, situadas num cruzamento entre as práticas docentes, práticas criativas e processos investigativos, assumindo como enquadramento teórico-metodológico a arts practice-based research, pretendem desenvolver nos estudantes um conjunto de competências ao nível da iniciação à investigação no âmbito de um primeiro ciclo de estudos em artes visuais.
- Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Teresa Matos; Correia Rocha, CarlaEste texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.
- Educação artística na ESELx: trajetória de um mestradoPublication . Falcão, Miguel; Leite, Teresa; Pereira, Teresa Matos; Mendes, Ana BelaA Educação Artística (EA) tem sido uma preocupação de vários organismos internacionais, nomeadamente da UNESCO, os quais têm vindo a definir orientações para a sua implementação em todo o mundo, salientando a sua importância no desenvolvimento global do indivíduo, acentuando a necessidade de programas que estimulem a diversidade de expressões e da criatividade, considerando a EA como um instrumento capaz não só de desenvolver capacidades individuais, mas, principalmente, de provocar a construção de sociedades criativas, culturalmente conscientes e reflexivas. Preconiza-se uma EA para todos, como parte integrante dos curricula escolares ou em contextos de educação não formal e informal, evidenciando-se as suas dimensões estética, sociocultural, crítica, cognitiva e de produção criadora. Através do domínio das linguagens próprias das expressões artísticas, o indivíduo aumentará as suas competências de comunicação, adquirindo um conhecimento de si e do seu envolvimento, pela agilização que os mecanismos inerentes à produção artística articulam. Consciente desta problemática e para dar resposta a este repto, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) criou o Mestrado em Educação Artística (MEA), com as especializações de teatro e artes plásticas na educação, proporcionando a muitos profissionais destas áreas – docentes, animadores, atores, artistas plásticos, entre outros – uma oportunidade para colmatarem lacunas constatadas após a formação inicial, ao mesmo tempo que perspetivam abordagens atualizadas à EA. No momento em que o MEA inicia a sua 4ª edição (as anteriores funcionaram nos biénios 2010-2012, 2011-2013 e 2013-2015), procura-se elaborar, nesta comunicação, um balanço do percurso realizado ao longo destes anos, analisando (i) o plano de estudos e a forma como o curso operacionaliza o quadro concetual em que assenta, (ii) os assuntos/temas, bem como os contextos e os processos e técnicas de investigação, que mais têm captado o interesse dos estudantes nos seus projetos ou dissertações e, ainda, (iii) os dados disponíveis sobre a empregabilidade dos estudantes e a repercussão que a frequência do curso tem tido nas suas atividades profissionais.
- Cartografias do processo criativo: Utilização de mind mapping em contextos de educação artísticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Vieira, NatáliaEste texto aborda a utilização de mind maps enquanto instrumento integrado em processos criativos realizados em dois contextos de educação artística de características diferentes: as Unidades Curriculares de Oficina de Artes e Tecnologias III da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias e Artes e Educação Física dos Mestrados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas variantes de Português, História e Geografia de Portugal ou Matemática e Ciências Naturais). São apresentados os processos desenvolvidos, resultados e respetiva avaliação.
- “A Ilha” - Projeto de videoperformance em prática de educação artísticaPublication . Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosO artigo incide sobre um projeto de videoperformance desenvolvido em contexto de ensino artístico superior com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no ano letivo 2016/17. A proposta, subordinada ao tema “A Ilha” foi lançada como primeiro projeto a desenvolver no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Oficina de Artes e Tecnologias III — Módulos de Pintura e Escultura (OAT III). Esta UC surge como o culminar de um processo de aprendizagem em artes visuais e pressupõe o aprofundamento e/ou problematização de conceitos e poéticas da contemporaneidade, considerando cruzamentos e hibridação de linguagens e áreas de atuação — pintura, escultura, vídeo, fotografia, multimédia. O projeto visou o desenvolvimento de abordagens artísticas capazes de estruturar processos de investigação, a partir do campo das artes visuais, considerando a importância de uma introdução à investigação em arte na formação inicial. Neste sentido, assumindo como referência as metodologias de investigação baseadas na prática — Arts Practice-Based Research — apresenta-se a proposta de trabalho lançada aos estudantes, os processos criativos e pedagógicos desenvolvidos, a análise dos resultados que, neste caso, assumiram a forma de objetos/intervenções artísticas e textos de reflexão (que dão conta da subjacente investigação de natureza teórico-prática). Finalmente, este artigo complementa a apresentação das quatro videoperformances submetidas como propostas de exposição.
- Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).