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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo apresenta-se um conjunto de propostas didáticas que
foram construídas no âmbito da prática pedagógica supervisionada do
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e
Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considerou-se
que a utilização de sensores de dióxido de carbono pode constituir
uma estratégia facilitadora da compreensão, por parte dos/as alunos/
as do ensino básico, do papel daquele gás em diferentes fenómenos
(como as combustões, a respiração celular e a fotossíntese), assim como
da relação destes fenómenos com a qualidade do ar interior e exterior
e as alterações climáticas. As propostas de trabalho foram elaboradas
e desenvolvidas para aulas de Ciências Naturais de 5º e 6º ano. Em
cada proposta são apresentados os objetivos, os conteúdos, as atividades,
os recursos e avaliação. Através da triangulação de dados, obtidos
pela observação e análise das produções dos/as alunos/as, avaliou-se
a eficácia das propostas, tendo sido constatado o reconhecimento, pelos/
as alunos/as: i) das combustões como fontes de dióxido de carbono
para o ar, contribuindo para a diminuição da sua qualidade; ii) da
contribuição do ar expirado para a baixa qualidade do ar das salas de
aula, quando não ventiladas. Constatou-se ainda que a utilização do
sensor de dióxido de carbono decorreu sem dificuldades técnicas e
contribuiu para aprendizagens matemáticas, nomeadamente da leitura
de diferentes representações de dados e de significação das grandezas
e valores monitorizados. A utilização do sensor de dióxido de carbono,
para exploração de ambientes bem conhecidos das crianças, situou e
contextualizou as aprendizagens, diminuindo o nível de abstração das
mesmas e aumentando o interesse e participação dos/as alunos/as em Saúde Ambiental e na aprendizagem da Ciência e da Tecnologia
Description
Keywords
Sensores eletrónicos Prática pedagógica supervisionada Ciências naturais Saúde ambiental Eco-Sensors4Health LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Valente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais