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ESD - Teses de Doutoramento

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  • Dança, educação e criação: lugares de encontro
    Publication . Neto, Ângelo Cid; Ramos do Ó, Jorge; Xavier, Madalena
    Dança, educação e criação: lugares de encontro é um texto que pretende pensar a criação coreográfica contemporânea num plano educativo. Assim, no contexto da dança teatral e das práticas de criação coreográfica na contemporaneidade, estabelece um conjunto de eixos para a reflexão sobre os métodos e os processos de criação coreográfica. É uma investigação que promove lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam a prática artística e a prática pedagógica. Metodologicamente o texto configura-se nos interstícios do artista, professor e investigador, sendo convocada a artografia enquanto prática investigativa. Assim, pensa-se a prática artística numa cartografia de experiências pessoais ou em diálogo com a experiência de outros artistas-professores entrevistados. Através deste diálogo, fomenta-se uma escrita investigativa que pretende manter a vida e o movimento imanente destes processos singulares. Onde o professor-coreógrafo e o aluno-intérprete são duas figuras cruciais que partilham o verbo criar. Assim, a obra coreográfica problematiza-se enquanto lugar-ferida na relação entre os agentes da criação. Nomeadamente, na importância do corpo e da sua indeterminação no caminho do encontro e de encontrar. O desconhecido, nas práticas de criação, desestabiliza o processo conferindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e da resistência da obra coreográfica. O intérprete-criador consagra uma possibilidade de entrada num processo de criação em direção a uma menoridade, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção sobre o desdobramento do corpo e, por consequência, do seu mecanismo autopoiético e transformador-de-si.
  • As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico
    Publication . Marques, Ana Silva; Nogueira, João; Monteiro, Elisabete
    O trabalho de Doutoramento que se apresenta surgiu da vontade de aprofundar e desenvolver o conceito de Criatividade, delimitado à Dança, enquanto atividade formativa do Ensino Artístico no Sistema Educativo Português. Procuramos, neste estudo, desenvolver a capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área das Ciências da Educação, nomeadamente, na relação que existe entre os espaços da Criatividade, Ensino Artístico e Dança. Para tal, pretendemos recorrer à área da Psicologia como especialidade de investigação, tendo como ponto de partida os seus referenciais, de forma a concretizar uma reflexão aprofundada sobre a Criatividade e, em simultâneo, invocamos a investigação relacionada com o Ensino da Dança. A par deste trabalho, sendo a Criatividade utilizada frequentemente em conteúdos e contextos educacionais artísticos, avaliamos que existe uma necessidade fulcral de compreender quais são, de facto, as conceções pessoais dos professores e dos alunos de Dança quando abordam o termo Criatividade e de que forma este se reflete nos fatores pessoa, processo, produto e contexto que se envolvem inevitavelmente no ensino da criatividade em Dança. Como opção metodológica, consideramos pertinente seguir, primeiramente, uma metodologia de investigação qualitativa, ou interpretativa, pois entendemos que seria a mais adequada para perceber o fenómeno inerente à problemática desta investigação. Assim, na Fase I do estudo, e com a aplicação de um Inquérito por Questionário a 12 Especialistas-Informantes Privilegiados (6 alunos e 6 professores de Dança), tivemos como objetivo central focar a nossa atenção na recolha de informação que estivesse diretamente relacionada com as conceções pessoais de Criatividade em Dança, com o intuito de conhecer os aspetos que estavam diretamente relacionados com a pessoa, o produto, o processo, o ambiente criativo e a avaliação, possibilitando-nos, assim, aferir quais os pontos de vista dos participantes. A opinião dos nossos inquiridos permitiu concretizar um estudo exploratório que possibilitou, a partir da análise de conteúdo, transitar para a etapa seguinte (Fase II) e, mais especificamente, construir um novo instrumento de recolha de dados. Na Fase II do estudo, procuramos a produção de proposições mais generalizáveis ou universais, em busca das representações sociais da criatividade, da amostra em estudo, com base na metodologia quantitativa suportada pelo recurso a um segundo Inquérito por Questionário aplicado a 281 participantes (alunos e professores de Dança), de um universo total de 356 pessoas convidadas a responder, tendo-se obtido uma taxa de resposta de 79%. Consideramos que a complementaridade dos métodos quantitativos e qualitativos foi pertinente, pois possibilitou uma análise aprofundada de todos os dados, permitindo, desta forma, uma interpretação consistente do fenómeno em estudo. Com os resultados obtidos, queremos que este estudo seja uma peça essencial para os Cursos Vocacionais de Dança, proporcionando uma efetiva compreensão do fenómeno educativo estudado, de acordo com a sua singularidade e complexidade, e oferecendo dados concretos relativamente ao modo como a Criatividade é “sentida” e “vivida” junto dos seus alunos e professores de Dança.
  • Patrick Hurde - história de vida : um contributo para a história da dança em Portugal, na segunda metade do séc. XX e inicio do séc. XXI
    Publication . Amorim, Vera; Brilhante, Maria João
    A partir da História de Vida de Patrick Hurde fomos em busca de uma outra história, de âmbito mais amplo que coincide com o próprio percurso da dança em Portugal na segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI. Quisemos perspectivar a importância e influência que um tal caminho pessoal terá tido para a Dança, a sua divulgação e valorização, o ensino artístico e outros aspectos conexos com as artes performativas em Portugal, para além do interesse do enfoque de carácter biográfico, sustentado pelas metodologias da história oral. Patrick Hurde foi bailarino, coreógrafo, professor e actualmente mantém actividade como crítico de dança em Portugal. Descobrir e interpretar a sua história de vida e o seu percurso profissional artístico foi também cartografar uma parte significativa do mapa da dança em Portugal e dos seus enquadramentos individuais e institucionais. Daí decorre reflexão crítica sobre relações que configuram o meio profissional da dança (as companhias), a formação a diferentes níveis (as escolas vocacionais e a formação superior), mas também e mais especificamente, as metodologias de ensino, a crítica e os críticos, a dança e os meios audiovisuais, assim como diferentes perspectivas e abordagens que contribuíram para a ideia que hoje temos da dança em Portugal. Descortina-se uma rede de interacções que decorrem do trânsito entre profissionais desta área artística e que configuram uma evolução sensível no período em estudo. Desde 1965, data em que P.H. chegou a Portugal para integrar o elenco inicial do Grupo Gulbenkian de Bailado, muito mudou a nível político, social e cultural. A sua acção em contextos de intervenção multifacetados tem sido um contributo para elevar o nível artístico da dança em Portugal e com este trabalho veremos: como, quando, porquê e quem consigo esteve envolvido neste processo.
  • Os professores de Técnicas de Dança das Escolas de Educação Artística Vocacional em Portugal Continental : caracterização do seu perfil académico e profissional e análise da sua prática docente
    Publication . Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Flores, Javier Gil
    Tenemos la intención estructurar nuestro estudio en dos (2) acciones, dividido en capítulos y subcapítulos, respectivamente, de acuerdo a las necesidades que se encuentran una mejor organización y presentación: La primera parte está dedicada al marco teórico y se divide en tres capítulos: El primer capítulo está dedicado a la historia y estado actual del tema. Dada la escasa literatura y los estudios científicos publicados en el ámbito específico de la formación de Profesores de Danza de Portugal, que ha obstaculizado el proceso de revisión que se había previsto originalmente, hemos decidido organizar este capítulo en tres subsecciones: En el capítulo sub capítulo se presenta un estudio de toda la producción científica en la que el tema nacional “El baile” es una referencia, sobre la base de las disertaciones académicas preparado y defendido en Portugal en la última década y que abarca Tesis de Maestría y Doctorado. Esta presentación está preparada en la tabla organizada cronológicamente con los autores, la identificación de la obra y la institución donde esto fue hecho / abogado. Vamos a mostrar, también, y en función de esta investigación, un resumen de la tesis de que, más directamente han contribuido a nuestra investigación y fueron más de la labor que se cita o referencia. En el subcapítulo en segundo lugar, se presenta un panorama histórico de la enseñanza de la danza, en Portugal. En el tercer capítulo se discutirá la formación de profesores de danza en Portugal, a saber, la formación y la educación superior en el sistema educativo portugués, con la descripción de las escuelas donde hacen esta formación, sus proyectos de educación, oportunidades de carrera y los planes de estudio . Consulte también otras instituciones, fuera del sistema educativo portugués, dar clases y / o contribuir de alguna manera, la formación de profesores de danza en Portugal. En el capítulo dos, se presentan las definiciones de los conceptos básicos que consideramos esencial para el desarrollo de nuestro trabajo. Elegimos, así como palabras clave en nuestro tema: Enseñanza Artística Escuelas de Formación Profesional, Técnico Profesor de Baile y Danza de ser el sujeto de la enunciación y el análisis del punto de vista conceptual.Elaborar, en el tercer capítulo, de forma descriptiva (dado el alcance de nuestro estudio y nuestra población objetivo), el contexto y la caracterización de las diferentes escuelas de arte de instituciones de formación, donde los maestros de las técnicas de danza, que operan en la enseñanza. La segunda parte está dedicada al trabajo empírico se organiza en cuatro capítulos. El cuarto capítulo está dedicado a la finalidad del estudio, por lo tanto, empezar por la formulación del problema, enumerando sus metas y objetivos, teniendo en cuenta el alcance y objetivo de nuestro estudio. De acuerdo a nuestro problema de investigación que será capaz de formular preguntas para la investigación, que tratan de responder en el curso de nuestro trabajo. En el quinto capítulo se presenta el diseño de la investigación. Como en capítulos anteriores, este se organiza en capítulos sub. En el capítulo párrafo primero, vamos a informar a la metodología, especialmente en lo que respecta a la identificación de métodos de investigación seleccionados y la justificación de su elección, una lista de los pros y los contras de cada uno, de acuerdo con el alcance y los objetivos de la investigación y las características de la población objetivo. Más tarde, se llevará a la designación de dos fases del estudio, explicando cada uno de ellos, el proceso seguido, las técnicas de análisis de datos y el tiempo dedicado a cada una de las fases, con la presentación del calendario. En el sexto capítulo, vamos a ser capaces de presentar los resultados de este estudio, en respuesta a los objetivos y preguntas sobre los profesores de técnicas de danza. Finalmente, se presentan las conclusiones en el Capítulo Siete, destacando las principales conclusiones también han indicado que las limitaciones que nos sentimos durante la investigación y proponer una investigación que parecía pertinente.