Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dança, educação e criação: lugares de encontro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Resumo.pdf313.2 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Dança, educação e criação: lugares de encontro é um texto que pretende pensar a criação coreográfica contemporânea num plano educativo. Assim, no contexto da dança teatral e das práticas de criação coreográfica na contemporaneidade, estabelece um conjunto de eixos para a reflexão sobre os métodos e os processos de criação coreográfica. É uma investigação que promove lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam a prática artística e a prática pedagógica. Metodologicamente o texto configura-se nos interstícios do artista, professor e investigador, sendo convocada a artografia enquanto prática investigativa. Assim, pensa-se a prática artística numa cartografia de experiências pessoais ou em diálogo com a experiência de outros artistas-professores entrevistados. Através deste diálogo, fomenta-se uma escrita investigativa que pretende manter a vida e o movimento imanente destes processos singulares. Onde o professor-coreógrafo e o aluno-intérprete são duas figuras cruciais que partilham o verbo criar. Assim, a obra coreográfica problematiza-se enquanto lugar-ferida na relação entre os agentes da criação. Nomeadamente, na importância do corpo e da sua indeterminação no caminho do encontro e de encontrar. O desconhecido, nas práticas de criação, desestabiliza o processo conferindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e da resistência da obra coreográfica. O intérprete-criador consagra uma possibilidade de entrada num processo de criação em direção a uma menoridade, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção sobre o desdobramento do corpo e, por consequência, do seu mecanismo autopoiético e transformador-de-si.
ABSTRACT - Dance, education and creation: meeting places is a text that intends to think about contemporary choreographic creation in an educational plane. Thus, in the context of theatrical dance and contemporary choreographic creation practices, it establishes a set of axis for reflection on the methods and processes of choreographic creation. It is an investigation that promotes meeting places, as places that relate artistic and pedagogical practices. Methodologically, the field of investigation is in the interstices of the artist, teacher, and researcher, with artography being called upon as an investigative practice. Therefore, artistic practice is thought as a cartography of personal experiences and in dialogue with the experience of other artist-teachers interviewed. Through this dialogue, an investigative writing intends to maintain the life and the immanent movement of these unique processes. Where the teacher-choreographer and the student-interpreter are two crucial figures who share the verb to create. Thus, the choreographic work is problematized as a wounded place in the relationship between the agents of creation. Namely, the importance of the body and its indeterminacy on the path of encounter. The unknown, in creative practices, destabilizes the process, giving it a valuable fragility in the field of artistic education and the resistance of choreographic work. The creator-interpreter enshrines the possibility of entering a creative process towards a minor, in a horizontal and collaborative relational scheme. Creation and education are ways of awakening attention to the unfolding of the body and, consequently, to its autopoietic and self-transforming mechanism.

Description

Tese especialmente elaborada para a obtenção do grau de Doutor em Educação Artística

Keywords

Educação artística Dança Métodos e processos de criação Colaboração Art education Dance Creation methods and processes Collaboration

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes