Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Materiais riscadores numa sala de jardim de infânciaPublication . Salgueiro, Maria Inês de Oliveira; Friães, Rita; Burgo, FilipaO presente relatório resulta do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu, ao longo de quatro meses tendo como principal finalidade a análise reflexiva do percurso interventivo realizado, numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Deste modo, irei descrever, fundamentar, analisar e avaliar a prática desenvolvida neste contexto, apresentando, para o efeito, a caracterização do contexto educativo e dos seus intervenientes, as intenções delineadas para a prática, a investigação desenvolvida e, por fim, a construção da minha profissionalidade como futura educadora de infância. No decurso da PPSII surgiu o interesse por realizar uma investigação sobre os materiais riscadores existentes na sala 4, com os seguintes objetivos: (i) Identificar e caracterizar os materiais riscadores existentes em sala; (ii) Conhecer a visão da equipa de sala sobre as potencialidades e funcionalidades dos materiais riscadores; (iii) Conhecer a perspetiva das crianças sobre os materiais riscadores existentes em sala; (iv) Identificar as escolhas mais frequentes das crianças em relação aos materiais riscadores; e (v) Caracterizar as interações entre pares aquando da utilização dos materiais riscadores. Para o efeito, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa ou interpretativa, orientado pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pela utilização da técnica de observação participante e não participante, através do registo de notas de campo e de registos de observação naturalista, e pela técnica de observação indireta, com a realização de entrevistas semidiretivas aos elementos da equipa educativa e a dez crianças integradas no grupo da sala 4. Os dados reunidos foram tratados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que, através da experimentação e manuseamento dos materiais riscadores as crianças expressam os seus sentimentos e pensamentos, podendo também, desenvolver as suas capacidades e construir novas aprendizagens. Os resultados revelam ainda que, é na escuta ativa da criança, na observação e registo individual sobre cada uma e sobre o grupo em geral, que a Educadora Cooperante sustenta as estratégias que utiliza para a seleção e manutenção dos materiais riscadores disponibilizados ao grupo de crianças.
- An ubiquitous 2.6 GHz radio propagation model for wireless networks using self-supervised learning from satellite imagesPublication . Sousa, Marco; Vieira, Pedro; Queluz, Maria Paula; Rodrigues, AntónioThe performance of any Mobile Wireless Network (MWN) is dependent on the appropriate level of radio coverage, with Path Loss (PL) models being a valuable resource for its evaluation. Recently, advancements in Machine Learning (ML) and Deep Neural Networks (DNNs) have been applied to radio propagation to produce new data-driven PL models. Notoriously, these advancements have also allowed the inclusion of non-classical inputs, such as satellite images. However, data-driven PL models are often developed under the assumption that training and test data distributions are similar, which is a weak assumption in real-world scenarios. Thus, generalization (i.e., the model’s ability to perform on different data distributions) is a crucial aspect of data-driven PL models in the context of Mobile Network Operators (MNOs). This paper proposes a new data-driven PL model, the Ubiquitous Satellite Aided Radio Propagation (USARP) model, developed to enhance the geographical generalization capabilities of empirical PL models, by using satellite images. The USARP model considers self-supervised learning to extract general data representations of the radio environment from satellite images, improving the PL prediction Root Mean Square Error (RMSE) of the 3rd Generation Partnership Project (3GPP) PL model in the order of 9 dB, and for a data distribution distinct from the training data. Moreover, it was demonstrated the potential of the USARP model in terms of geographical and radio environment generalization. Although the generalization capabilities of ML regression algorithms are limited, the chosen USARP architecture and the use of regularization techniques had a positive impact on its geographical generalization performance.
- As conceções de género e a desconstrução de estereótipos no Jardim de InfânciaPublication . Meira, Beatriz Morais; Toledo, LeonorO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que ocorreu num Jardim de Infância em Lisboa, com um grupo homogéneo, com idades de 4 anos. Este trabalho designa-se por ser um relatório reflexivo sobre a minha prática enquanto estagiária em formação para educadora de infância e tem como finalidade ilustra o percurso realizado durante o período de intervenção, assim como desenvolver uma componente investigativa da mesma. É tratada neste relatório a caraterização do contexto socioeducativo, que explana uma ação educativa baseada em intencionalidades educativas, elaborando ainda a avaliação do processo de intervenção. Para além disso, este trabalho apresenta um capítulo dedicado a uma investigação debruçada sobre a temática as conceções de género e a desconstrução de estereótipos no jardim de infância. Esta terá como principal objetivo compreender as conceções que as crianças detêm sobre género e desconstruir os estereótipos que nestes existem. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, na qual é escolhido uma investigação- ação e utilizando diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados que facultaram o decorrer da investigação. A análise de dados e a sua discussão retratam uma realidade positiva entre as conceções que as crianças possuem sobre os géneros e a desconstrução realizada sobre os estereótipos de género, assim como o que é defendido pela comunidade científica. Com os resultados desta investigação é possível compreender que é necessário melhorar as nossas práticas referentes a momentos tão fundamentais na vida das crianças.
- Dança, educação e criação: lugares de encontroPublication . Neto, Ângelo Cid; Ramos do Ó, Jorge; Xavier, MadalenaDança, educação e criação: lugares de encontro é um texto que pretende pensar a criação coreográfica contemporânea num plano educativo. Assim, no contexto da dança teatral e das práticas de criação coreográfica na contemporaneidade, estabelece um conjunto de eixos para a reflexão sobre os métodos e os processos de criação coreográfica. É uma investigação que promove lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam a prática artística e a prática pedagógica. Metodologicamente o texto configura-se nos interstícios do artista, professor e investigador, sendo convocada a artografia enquanto prática investigativa. Assim, pensa-se a prática artística numa cartografia de experiências pessoais ou em diálogo com a experiência de outros artistas-professores entrevistados. Através deste diálogo, fomenta-se uma escrita investigativa que pretende manter a vida e o movimento imanente destes processos singulares. Onde o professor-coreógrafo e o aluno-intérprete são duas figuras cruciais que partilham o verbo criar. Assim, a obra coreográfica problematiza-se enquanto lugar-ferida na relação entre os agentes da criação. Nomeadamente, na importância do corpo e da sua indeterminação no caminho do encontro e de encontrar. O desconhecido, nas práticas de criação, desestabiliza o processo conferindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e da resistência da obra coreográfica. O intérprete-criador consagra uma possibilidade de entrada num processo de criação em direção a uma menoridade, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção sobre o desdobramento do corpo e, por consequência, do seu mecanismo autopoiético e transformador-de-si.