ISCAL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Fatores críticos competitivos em associações culturais recreativas e desportivasPublication . Pica, Vicente Manuel Sabala CerejoAs Associações Culturais, Recreativas e Desportivas têm um papel de relevo no que se refere ao desenvolvimento local. Estas organizações substituem-se às instituições públicas na oferta de atividades sociais e num apoio de proximidade à população onde estão inseridas. A gestão de uma organização passa pelo uso, captação e desenvolvimento de recursos e capacidades que lhes permitam prestar e melhorar os serviços que se propõe oferecer. O estudo apresentado tem como principais propósitos a identificação dos recursos e capacidades que as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas deverão possuir para que prestem serviços competitivos, e de que forma podem ser adquiridos, captados ou desenvolvidos, ou seja, como são geridas as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas que revelam bons desempenhos. Está dividido em sete capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado à Introdução e o segundo, Revisão da Literatura, às temáticas mais importantes de fundamentação ao estudo. No terceiro capítulo é feita a descrição da Metodologia, no quarto abordado o Contexto de Realização do Estudo e no quinto é dada Resposta às Questões de Investigação. O sexto e sétimo capítulo incidem na Discussão dos Resultados e Conclusões respetivamente.
- A eficácia do sistema de controlo interno na prevenção da fraude sobre o relato financeiro: o caso das empresas do PSI-20Publication . Rodrigues, Sara Sofia FerreiraFace à evolução e ao papel relevante que o controlo interno tem assumido na gestão das organizações, é cada vez mais importante que as mesmas o efetivamente o implementem, de modo a reduzir os riscos inerentes que vão e podem ir aparecendo, com particular importância para o risco da fraude, mais concretamente no relato financeiro fraudulento, concorrendo deste modo para aumentar o grau de confiança que os auditores atribuem às operações daquelas organizações. O controlo interno e o compliance são métodos que as organizações encontram para evitar tais influências e transmitir fiabilidade, transparência e segurança a todas as partes interessadas. Assim, através do estudo de caso e com recurso aos relatórios de contas, Certificações Legais de Contas e divulgações das empresas portuguesas inseridas no PSI-20, nos anos de 2020 a 2022, procurou-se avaliar a eficácia do seu sistema de controlo interno na prevenção da fraude e identificar a relação com as exigências que o regulador português tem vindo a solicitar às organizações se as alterações que foram adotadas por estas. Através dos resultados obtidos, mais concretamente na análise das matérias relevantes foi analisado a quantidade de testes que foram feitos ao longo do estudo, e consoante cada matéria relevante quantos testes efetuados, tendo sido possível verificar que estas entidades vão divulgando um relato financeiro mais fidedigno, estão a investir mais em sistemas de controlo interno e nos correspondentes mecanismos de prevenção, ainda que como resultado das exigências das entidades reguladoras.
- A racionalidade do (neuro) marketing: estratégias direcionadas para o consumidorPublication . Silva, MarianaEsta dissertação de mestrado propõe estabelecer uma ligação direta entre o trinómio neuromarketing, consumidor e estratégias das empresas, visto que, não logrei encontrar outro trabalho que os relacione. Assim, é crucial entender o que é o neuromarketing, conhecer a sua origem e a sua evolução até à atualidade, assim como as técnicas e os métodos utilizados nas suas pesquisas, para melhor compreender o comportamento do consumidor. Para que isto fosse possível, foi necessário entender os sentidos, as emoções e o cérebro humano. Estes são os responsáveis por delinear os contornos do processo de tomada de decisão do consumidor. Apenas depois de entender o consumidor as empresas estão preparadas para identificar e escolher verdadeiramente as estratégias que querem implementar. Enquanto a estratégia organizacional é aquela que tem em consideração o marketing e a empresa, as estratégias de neuromarketing vão mais além ao englobar todos os elementos do trinómio citado e daí o seu interesse para a investigação. As problemáticas anteriormente mencionadas serão abordadas num inquérito por questionário, que pretende ser uma ferramenta para ajudar a esclarecer o comportamento do consumidor e ajudar a entender quais as estratégias racionais do neuromarketing que as empresas aplicam e que, muitas vezes, passam despercebidas pelos consumidores. As estratégias utilizadas nas superfícies comerciais patentes nas fotografias, em anexo, são exemplos do que acontece na realidade. Na realização desta dissertação foram utilizados livros, artigos e estudos científicos e dissertações de mestrado. Os documentos físicos foram disponibilizados pelas Bibliotecas do ISCAL e do ISCTE. E os eletrónicos foram disponibilizados pelo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa, pela base de dados EBSCO - eBooks Academic Collection, Scopus e Web of Science.
- Empreendimento Social de um Mental Health Gatekeeper num Estabelecimento de Cabeleireiro e EstéticaPublication . Ribeiro, Lídia Filipa NevesO presente trabalho analisa a introdução do conceito de Mental Health Gatekeeper nos estabelecimentos de cabeleireiro e estética como uma estratégia de empreendedorismo social, para melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental. O projeto realizado em colaboração com a Fundação Ageas, propõe uma abordagem inovadora em relação à saúde mental de maneira mais integrada e acessível, aproveitando o ambiente familiar e a confiança estabelecida nestes espaços. A análise do caso social avalia o estudo do interesse e a eficácia dessa iniciativa em Portugal, utilizando como metodologia o inquérito e revisão literária para examinar a perceção e a necessidade dos serviços de saúde mental entre a população e os profissionais do setor. Os resultados destacam uma prevalência significativa de instabilidade psicológica, especialmente entre mulheres, e uma disposição para procurar ajuda. Este trabalho sublinha a importância de soluções sociais inovadoras no combate ao estigma associado à saúde mental, promovendo o bem-estar e a inclusão social. Através da análise do Empreendedorismo Social, este trabalho contribuiu para o diálogo sobre métodos alternativos na prestação de apoio à saúde mental, evidenciando o potencial de ambientes não tradicionais para melhorar o acesso aos cuidados necessários
- O sistema de controlo interno nas Instituições de Ensino Superior: estudo de casoPublication . Severiano, Ivete Carmen AlfabetoNos últimos anos, o conceito de controlo interno (CI) tem vindo a ganhar relevância, em consequência da necessidade de dar respostas à gestão de riscos, sendo uma peça fundamental para qualquer organização, permitindo aumentar a probabilidade de atingir os objetivos e metas. Assim, também nas Instituições Públicas do Ensino Superior (IPES), os sistemas de controlo que assegurem a proteção de bens, o registo e a atualização de informações, bem como a regularidade das operações e uma imagem fiel e verdadeira das demonstrações financeiras, são tidos como desejáveis e igualmente exigidos. O objetivo desta dissertação foi de concluir, quanto ao estado de implementação do sistema de controlo interno (SCI) exigido e princípios gerais do controlo interno que estão a ser adotados. Para tal, a metodologia adotada foi o estudo de caso, e incidiu sobre duas IPES. Os dados obtidos foram interligados através de uma análise cruzada entre as diferentes hipóteses. A perceção dos colaboradores sobre a existência de um ambiente de controlo interno foi comparada com a eficácia da comunicação de informações, verificando-se como a clareza na transmissão de informações influencia a compreensão do CI. A eficácia das atividades de controlo para a gestão de riscos foi relacionada com o conhecimento dos colaboradores sobre a monitorização do sistema, mostrando como a identificação de riscos está associada à capacidade de monitorização. Assim, a interligação dos dados permitiu verificar como a comunicação, as atividades de controlo e a monitorização influenciam a perceção do ambiente de CI.
- A perceção dos alunos do curso de contabilidade dos ISCAPublication . Barai, Higino da SilvaNum passado recente, a área da contabilidade deparou-se com vários escândalos ocorridos um pouco por todo mundo, razão pela qual foram realizados diversos estudos com o objetivo de tentar identificar e explicar o uso da prática de contabilidade criativa.O presente estudo teve como objetivo obter a perceção dos alunos dos cursos de contabilidade de diversos institutos de contabilidade e administração (ISCA) em território português sobre a temática da Contabilidade Criativa, a saber: Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e, por fim, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Porto. O estudo incidiu sobre os alunos que frequentavam o último ano do curso na área de contabilidade, num dos institutos ISCA. Os inquéritos foram distribuídos e estiveram disponíveis entre dezembro de 2018 e abril de 2019, tendo-se obtido 235 respostas, sendo que, dentro destas, foram consideradasválidas 204 para o estudo empírico.Para o tratamento dos dados obtidos foram usadas as técnicas bivariadas e não paramétricas, teste de Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste exato de Fisher.Os resultados obtidos evidenciam que os alunos percecionam a Contabilidade Criativa como a utilização das flexibilidades normativas para melhorar a imagem da entidade e favorecer as decisões sobre a mesma, considerando-a como uma prática legal. Pretende-se que esta investigação seja uma porta aberta a estudos futuros, dada a importância desta temática e o impacto que o tema tem na tomada de decisões.
- A internacionalização numa perspetiva estratégica das PME e GFIPublication . Machado, Francisco CarvalhoAs forças da globalização trouxeram consigo uma nova era de interconexão, obrigando empresas de todos os tamanhos a explorar a expansão internacional. Vários estudos têm apresentado os diversos desafios enfrentados por empresas, especialmente pelas pequenas e médias empresas (PME), nos seus esforços para expandirem-se além das fronteiras nacionais. Esses desafios, que vão desde restrições de recursos até uma insuficiência de conhecimentos de mercado, impedimentos regulatórios, complexidades na cadeia de suprimentos, proteção de propriedade intelectual e competição intensificada, apresentam obstáculos para a internacionalização bem-sucedida das PME. Este estudo dedica-se a avaliar o papel crucial dos esforços colaborativos entre PME e grupos fortemente internacionalizados (GFI) na promoção da internacionalização bem sucedida das PME. Além disso, este analisa a eficácia dos modelos de cooperação distintos adotados pelas PME em parceria com GFI para fins de internacionalização. A base dessa investigação está nas iniciativas proativas da Associação Industrial Portuguesa (AIP), que tem fomentado ativamente programas de cooperação entre PME domésticas e GFI nacionais. Este estudo foca-se num caso de estudo, analisando o programa inaugural (AIP PME Connect). Os resultados desta pesquisa destacam a importância inegável da cooperação, seja com GFI ou com outras PME, como um elemento indispensável no processo deinternacionalização das PME.
- Os relatórios de sustentabilidade das maiores instituições bancárias em PortugalPublication . Alves, Filipa Sofia Rodrigues; Rodrigues, Maria Albertina; Geada, Maria de FátimaA crescente emissão de regulamentação e as mudanças de mercado estão a gerar um maior foco em matérias Environmental, Social and Governance (ESG), tornando-se a auditoria interna fundamental na avaliação das informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das organizações. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo a análise da informação não financeira divulgada pelos maiores bancos a operar em Portugal e demonstrar a importância da auditoria interna no relato ESG dos mesmos. Para tal, pretendeu-se identificar o estado da arte em matérias de ESG, analisar as orientações/diretivas das instituições reguladoras nestas matérias (Normas GRI) e de acordo com as mesmas, realizar um estudo empírico através da análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade das instituições referidas anteriormente e verificar as suas melhores práticas atentas as exigências dos reguladores, por fim propor uma estrutura conceptual que deverá reger a atividade de auditoria interna ao relato ESG de uma instituição bancária. Após a sua análise foram identificadas diferenças consideráveis nas referidas divulgações, podendo concluir que a auditoria interna, através da visão holística que possui das suas organizações, poderá deter um papel importante no que concerne à fiabilidade da informação não financeira divulgada, bem como na conformidade dos relatórios de sustentabilidade atentas as exigências dos reguladores, assegurando que as organizações forneçam relatórios de sustentabilidade adequados, coerentes e credíveis, contribuindo para os objetivos ESG e acrescentar valor às mesmas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento da literatura e também para a prática através do desenvolvimento de uma estrutura conceptual para utilização por todas as partes interessadas, no sentido de avaliar a adequação dos procedimentos instituídos pelas instituições sobre o relato ESG.
- A liderança no contexto dos modelos híbridos de negócio e de trabalhoPublication . Barreto, Evellyn Costa; Nunes, CarlosDurante o período da pandemia, uma transformação significativa ocorreu no panorama do trabalho, impulsionada pela necessidade de adaptação a novas circunstâncias. Nesse contexto, o conceito de trabalho remoto emergiu como uma resposta fundamental para manter as operações empresariais e garantir a segurança dos funcionários. Além disso, surgiram diversas modalidades de prestação de serviços que, mesmo mantendo o vínculo laboral entre trabalhadores e empresas, apresentaram variações significativas em relação ao modelo tradicional de trabalho presencial. Essa dinâmica instigou pesquisadores e especialistas a explorar amplamente essa temática em busca de compreender suas implicações e necessidades. Dentre os enfoques abordados por diferentes investigadores, a liderança de equipas em situações de teletrabalho destacou-se como um aspeto crítico a ser considerado. A transição para o trabalho remoto, que foi amplamente adotado devido as restrições impostas pela pandemia, trouxe à tona questionamentos sobre a eficácia dos modelos de liderança existentes nesse novo contexto. A medida que as equipas passaram a operar em ambientes virtuais e descentralizados, a natureza da supervisão e do envolvimento precisou ser reavaliada. Assim sendo, pretendemos verificar a importância da liderança, em ambiente de trabalho remoto utilizando como metodologia o tratamento de uma análise exploratória da escala psicométrica Van der Zee & Van der Oudenhoven (2000,2001) -Questionário Personalidade Multicultural do lider, adaptada, com aplicação de escala de Likert de 5 pontos e a escala De Hoogh et al. (2004)- Questionário do carisma do líder . A amostra utilizada incluiu 222 indivíduos de várias idades e nacionalidades, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos. Os resultados tiveram como objetivo verificar que a comunicação e a coordenação por parte dos líderes para os colaboradores em ambiente virtual influenciam significativamente o sucesso da equipa e o desejo de se manter em teletrabalho. A avaliação dos mesmos resultados contribuiu para esclarecer as diferenças de perceção entre a liderança e chefia e a relação destas com os trabalhadores em relação à produtividade. Concluímos que a existência de um líder comunicativo é essencial para manter confiança e credibilidade na liderança, particularmente na comunicação em teletrabalho.
- Fusão e cisão - Motivações e regimes fiscais e contabilísticosPublication . Pequeno, Euritz Whury da Costa dos Reis; Silva, AmândioNos dias que correm é importante, compreender os motivos que levam as empresas a optarem por operações de fusão ou cisão. Com os fenómenos da globalização fazem com que muitas empresas sentem necessidades de diversificar as suas atividades, expandindo geograficamente, construindo estratégica de forma a manterem-se e para entrar noutros mercados. Neste sentido muitas dessas empresas recorrem as operações de fusão & cisão F & C, para o efeito. O objetivo será, assim, o de proceder a uma análise às figuras previstas do CIRC nomeadamente, Fusão, Cisão, das várias vertentes destas operações, com destaque para o enquadramento fiscal e contabilístico, distinguindo o regime geral e o regime de neutralidade fiscal aplicáveis, nos outros impostos aplicados em Portugal, um breve enquadramento a nível das Diretivas Europeias e do tratamento contabilísticos, com referência à aplicação da Norma Contabilística de Relato Financeiro NCRF 14. Na parte teórica irei recorrer também à análise de um caso relacionado com o tema proposto recorrendo ao exemplo de caso de fusão da Sumol+Compal, nomeadamente através da recolha de dados económico-financeiros presentes no relatório único de gestão da empresa, de forma a recolher os dados de modo analisar, a evolução deste grupo, antes e depois da implementação desta estratégia, e perceber se as expetativas iniciais que existiam para esta fusão se foram atingidas, ou seja, se a fusão teve ou não a rentabilidade desejada. Deste modo, importa referir que a motivação para a F & C, deve ser os motivos económicos, com objetivos na obtenção de eficiências ao nível da atividade económica, e não ter como foco obtenção de ganhos fiscais, ou seja, deve ter razões económicas válidas. Observação: A presente dissertação foi redigida em harmonia com o novo acordo ortográfico português.