ISCAL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAL - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 1004
Results Per Page
Sort Options
- A accountability nos serviços e fundos autónomosPublication . Gonçalves, Cristina Maria de Jesus; Santos, Paula Gomes dosAo longo dos anos assistiu-se a mudanças bastante significativas ao nível da contabilidade. Estas alterações que começaram a nível internacional fizeram sentir os seus efeitos a nível nacional, com a transposição para o normativo português de um conjunto de regras e orientações de aplicação obrigatória. Esta transposição também foi sentida ao nível da contabilidade pública que, em contraposição à contabilidade das empresas, apresentava deficiências de diversa ordem. Neste momento encontramo-nos na era do new public management (nova gestão pública) que representa uma nova realidade dentro da Administração Pública com maior enfoque ao nível do desempenho ao invés de se centrar apenas na conformidade legal, e que fez surgir conceitos como a accountability. A presente dissertação, subordinada ao tema “A accountability nos serviços e fundos autónomos”, teve como principais objectivos, para além de dar a conhecer de forma mais ampla o conceito em análise, verificar se os organismos se encontram a cumprir as formalidades de prestação de contas, se existem mecanismos e instrumentos de accountability, perceber de que forma são assumidas as consequências pelos resultados e se existe percepção por parte dos SFA sobre a forma como a accountability serve o melhor interesse dos cidadãos. Após uma revisão da literatura, foram analisados os resultados obtidos através de questionário elaborado para o efeito, tendo sido possível concluir, que de uma forma geral, no que se refere a prestação de contas, existe ainda algum incumprimento em termos de formalismos e alguma falta de sensibilidade na necessidade de existirem mecanismos e instrumentos de accountability.
- Acordos de Basileia e controlo dos riscos do setor bancário: o caso particular do risco de crédito em PortugalPublication . Mendanha, Miguel António Ramos; Breia, Arménio FernandesA presente dissertação foi efetuada no âmbito do Mestrado em Auditoria sob a temática os “ Acordos de Basileia e Controlo dos Riscos no Setor Bancário – O caso particular do Risco de Crédito em Portugal”. A escolha deste tema está relacionada com a extrema importância que os mesmos representam para a economia em geral e para o setor bancário em particular. Pretende-se com este trabalho apresentar os impactos no setor bancário, em particular ao nível da evolução do Risco de Crédito, bem como realçar a importância da implementação dos Acordos de Basileia e dos riscos associados ao setor bancário, relativamente aos Bancos cotados no PSI 20 da Bolsa de Lisboa (BES, BPI, BCP e Banif) a 31 de dezembro de 2013. Esta análise será realizada em duas partes: a primeira correspondendo à revisão da literatura existente sobre o tema e a segunda recorrendo à análise dos relatórios e contas e dos relatórios de disciplina de mercado. Tendo por base os resultados obtidos no trabalho de investigação, constatou-se que o Risco de Crédito tem vindo a aumentar, sendo necessário um acompanhamento especial à análise/tratamento do mesmo, bem como uma maior fiscalização por parte do regulador.
- Acordos de Basileia e controlo dos riscos no sector bancário - o caso particular do risco de crédito em PortugalPublication . Mendanha, Miguel António Ramos; Breia, ArménioA presente dissertação foi efetuada no âmbito do Mestrado em Auditoria sob a temática os “ Acordos de Basileia e Controlo dos Riscos no Setor Bancário – O caso particular do Risco de Crédito em Portugal”. A escolha deste tema está relacionada com a extrema importância que os mesmos representam para a economia em geral e para o setor bancário em particular. Pretende-se com este trabalho apresentar os impactos no setor bancário, em particular ao nível da evolução do Risco de Crédito, bem como realçar a importância da implementação dos Acordos de Basileia e dos riscos associados ao setor bancário, relativamente aos Bancos cotados no PSI 20 da Bolsa de Lisboa (BES, BPI, BCP e Banif) a 31 de dezembro de 2013. Esta análise será realizada em duas partes: a primeira correspondendo à revisão da literatura existente sobre o tema e a segunda recorrendo à análise dos relatórios e contas e dos relatórios de disciplina de mercado. Tendo por base os resultados obtidos no trabalho de investigação, constatou-se que o Risco de Crédito tem vindo a aumentar, sendo necessário um acompanhamento especial à análise/tratamento do mesmo, bem como uma maior fiscalização por parte do regulador.
- A actual conjuntura económico-financeira e os mercados de futuros sobre o petróleoPublication . Varelas, Ana Filipa Afonso; Bentes, SóniaNo âmbito da conclusão do Mestrado em Contabilidade e Análise Financeira no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, foi elaborada a presente dissertação que consiste no estudo dos efeitos que a actual conjectura económico-financeira exerce nos Mercados de Derivados. O objecto de estudo foi os Contratos de Futuros sobre o Petróleo. A progressiva internacionalização dos mercados, a evolução dos ciclos económicos, os avanços tecnológicos, os atentados terroristas, as crises do petróleo e as crises financeiras são algumas das condicionantes com influência nos Mercados de Derivados. De forma a dar resposta aos eventuais riscos económicos e financeiros resultantes destes acontecimentos, a criação de mercados organizados e de instrumentos financeiros derivados ganharam uma enorme importância para a sua gestão e cobertura. Os Derivados são instrumentos cujo valor deriva do preço de um activo subjacente que conduzem a compromissos futuros e utilizados incorrectamente podem originar autênticos desastres financeiros. Nas duas últimas décadas os mercados financeiros internacionais têm sido afectados por várias crises financeiras. As crises financeiras que afectam certos países ou mercados podem estender-se a outros países ou mercados, como foi o caso da Crise Subprime e Financeira de 2007 e 2008. As conclusões deste estudo apontam para a situação de backwardation do mercado segundo a evolução da base dos quatro contratos de futuros sobre o petróleo.
- Adaptação do IRC ao novo Normativo Contabilistico - O 1º ano de aplicaçãoPublication . Coelho, Andreia Alexandra Horta; Guimarães, Vasco António BrancoEste trabalho tem como finalidade analisar e fazer uma revisão de alguns conceitos contabilísticos e fiscais, assim como, perspectivar a evolução dos conceitos de ambas as áreas até aos dias de hoje e demonstrar os impactos mais relevantes da fiscalidade no novo normativo contabilístico. Como se sabe, a fiscalidade, tem como função tributar, regular e evitar a fuga ao pagamento dos impostos por parte dos sujeitos passivos. Para uma determinação correcta dos impostos, a Administração Fiscal exige às empresas um regime de contabilidade organizada, onde são registados todos os movimentos efectuados por forma a responder às exigências a que estas estão obrigadas. No que se refere à fiscalidade irei-me focar, essencialmente, no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRC). Para a Administração Fiscal poder tributar, as sociedades têm de recorrer aos registos efectuados na contabilidade. Como poderia a Administração Fiscal tributar as entidades que exercem actividades económicas se não existisse a contabilidade? É precisamente esta questão que me vai levar a explorar a relação existente entre estas áreas e a forma como estão interligadas. Conforme já foi referido, a área da fiscalidade é regulada através do CIRC, que estipula regras que podem originar divergências com a aplicação de regras da contabilidade. Essas divergências, vão ser exploradas e demonstradas através da análise da Modelo 22. Com a entrada do novo normativo contabilístico o CIRC também foi reformulado, de modo a ajustar-se às alterações efectuadas no sistema contabilístico. Com este trabalho pretendo demonstrar as diferenças e interacções entre a contabilidade e a fiscalidade no CIRC.
- Adaptação do IVA à realidade Cabo-VerdianaPublication . Delgado, Hirondina Dias; Palma, Clotilde CeloricoO tema desta investigação é a adaptação do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) à realidade Cabo-verdiana. Considera-se ser um tema bastante interessante e atual, tendo em consideração a grande ascensão económica que se tem vindo a sentir nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Cabo Verde não é exceção. No que respeita a Cabo Verde, algumas e significativas mudanças têm ocorrido no campo desse tributo desde a sua entrada em vigor em Janeiro de 2004 até aos dias de hoje. Da análise efetuada pôde-se verificar que o sistema fiscal Cabo-verdiano tem as suas bases no sistema fiscal Português, mas adaptado à realidade nacional, nomeadamente, à sua dimensão e ao mercado empresarial existente, indiscutivelmente, diferente da realidade Portuguesa. Tentaremos abordar de forma sucinta os aspetos fundamentais do sistema fiscal Cabo-verdiano e em seguida incidir sobre o caso do imposto IVA, mormente, nos atos que antecederam a sua adoção, a sua adoção propriamente dita, a sua evolução e perspetivas futuras.
- Adaptação do modelo de franchising, no setor óptico, em tempo de crise: o caso opticaliaPublication . Fernandes, Filipa; Justino, Maria do RosárioFace à atual conjuntura económica e a outros elementos cruciais, como a concorrência, só uma minoria das empresas portuguesas consegue uma rede de grande dimensão. Neste contexto, a Opticalia é um caso paradigmático da vontade de empreender e progredir, equaciona abrir horizontes e desenvolver novas parcerias, com um modelo pioneiro e inovador para cativar óticas estagnadas e para criação de novos negócios. Este modelo veio agitar um mercado maduro com grandes grupos há várias décadas implementados no país. Deste modo, esta dissertação debruçar-se-á perante a “Adaptação do modelo de franchising, no setor ótico, em tempo de crise” em que se utiliza o exemplo do grupo Opticalia e das empresas suas associadas enquanto motor de expansão do setor ótico em Portugal. O projeto desenvolvido assenta em duas partes: revisão da literatura e análise de informação. A revisão da literatura permitiu essencialmente explicar o conceito de franchising, as suas componentes básicas, vantagens, desvantagens, precedentes e efeitos inerentes, quer do ponto de vista do franchisador, quer do franchisado. Após a revisão da literatura foi realizada uma análise da situação atual da organização e do mercado ótico. Posteriormente, com base no referencial teórico e no enquadramento geral da empresa e do setor, refletiu-se sobre a decisão de óticas independentes integrarem este grupo de modo a impulsionarem os seus resultados e o seu sucesso. No final, conclui-se que este modelo de franchising é algo único e diferenciador, podendo ser um modelo a seguir por outros setores enquanto ferramenta de expansão, criação de novos postos de trabalho e até mesmo para o crescimento da economia nacional, dado que promove o desenvolvimento das organizações através de uma área de partilha de investimento como a Comunicação e o Marketing.
- Adoção da NCRF 17 nas maiores empresas do sector agrícola em PortugalPublication . Ramos, Juliana; Silva, José Luís Miguel da; Jesus, Tânia Alves deEm Portugal a adoção do Sistema de Normalização Contabilística a 1 de Janeiro de 2010 trouxe alterações profundas à contabilidade, sobretudo para o setor agrícola. Pela primeira vez, Portugal passou a ter uma norma específica para a agricultura que implementa um novo método de mensuração dos ativos biológicos pelo justo valor. Esta investigação analisa o impacto da aplicação da NCRF 17 – Agricultura, nas maiores empresas agrícolas em Portugal. Para tal realiza-se um questionário às empresas sobre o efeito e adoção da NCRF 17 e uma análise às suas demonstrações financeiras. Este estudo visa analisar, por um lado, se a mensuração dos ativos biológicos pelo modelo do justo valor permite responder, eficazmente, às especificidades das empresas com atividade agrícola e às necessidades dos seus utilizadores, em detrimento do modelo do custo histórico. Por outro lado, este estudo analisa o impacto dos ajustamentos provenientes da adoção da NCRF 17 e das restantes NCRF decorrentes da transição do POC para o SNC nas empresas selecionadas, ao nível do resultado liquido e do capital próprio.
- Adoção das ISO pelas organizações - contributos da auditoria e do controlo interno - estudo de casoPublication . Duarte, Ana Sofia Fontinha; Pires, Ana Isabel MarinhoPara fazer face às exigências cada vez mais vincadas do mercado e dos clientes, as empresas necessitam de formas de se destacarem. A implementação de sistemas de gestão certificados têm ganho particular interesse em diversos sectores de negócio, principalmente o sistema de gestão da qualidade e o sistema de gestão de segurança da informação. Os objetivos da presente investigação são evidenciar o papel da profissão de auditoria e do controlo interno na implementação de tais sistemas numa determinada organização e as sinergias decorrentes do sistema de controlo interno com os requisitos das normas que regem esses mesmos sistemas. A metodologia utilizada para o suporte empírico da presente dissertação foi o estudo de caso, por meio da utilização de inquéritos por questionário, dirigido aos colaboradores da empresa e realizados através de uma plataforma online, tendo as respostas alcançado o total da amostra selecionada, cujas questões, suportadas pela revisão teórica, permitiram responder às perguntas de investigação e validar ou não as hipóteses formuladas. Concluiu-se que os requisitos das normas são em muito semelhantes às componentes do controlo interno e as exigências que delas resultam levam à adoção de diversos documentos como manuais, políticas, procedimentos entre outros que permitem o aumento da robustez do controlo interno. Conclui-se ainda que a auditoria interna e externa são fundamentais para estes processos através das atividades que realizam, e que da implementação destes sistemas resultam diversos benefícios, mas também algumas limitações. Conseguir a certificação, origina um maior reconhecimento comprovando assim que é uma das formas de destaque mais bem- sucedidas.
- Adoção das NCRF nas maiores empresas do setor da construção em PortugalPublication . Silva, Mauro Alexandre Lopes da; Jesus, Tânia Alves de; Azevedo, Maria JulietaO setor da construção é consideravelmente importante em Portugal. Ao empregar números avultados de recursos humanos, é determinante para a economia portuguesa, que nos últimos anos tem vindo a passar por períodos de crise, à imagem do que acontece à escala mundial. Os contratos de construção estão preconizados, em termos contabilísticos, na NCRF 19 – Contratos de construção (NCRF 19), instituída pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), que representa desde a sua génese um ponto de viragem na forma de fazer contabilidade em Portugal. Esta investigação visa analisar os efeitos da transição do Plano Oficial de Contabilidade (POC) para o SNC no que concerne às alterações nos métodos de reconhecimento do rédito dos contratos de construção e ao impacto da transição nas demonstrações financeiras, contemplando determinados rácios de cariz económico-financeiro. Para tal foi efetuada uma análise dos períodos, de 2009 e 2010, de 73 empresas do setor da construção, bem como do impacto da transição para o SNC, recorrendo a técnicas de estatística descritiva e ao modelo de regressão linear. Os resultados permitem concluir que, por um lado, com a transição para o SNC, não ocorreram alterações na divulgação do método de reconhecimento do rédito dos contratos de construção na maioria das empresas, e que muitas empresas tiveram impactos significativos nas rubricas dos capitais próprios (CP). Por outro lado, as conclusões em termos de análise económica e financeira das empresas do setor da construção são semelhantes às da amostra seleccionada.