ESCS - Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- La publicidad de moda dirigida a los jóvenes: ¡mírame a los ojos!, la persuasión silenciosaPublication . Pina, Helena Figueiredo; Pereira, Francisco José Costa; Sapag Muñoz de la Peña, PabloA presente investigação tem em vista um contributo efectivo para a problemática dos efeitos da exposição às imagens dos media junto dos jovens. Os ideais de beleza e os valores transmitidos pela cultura dos media têm consequências sociais importantes, nomeadamente no que respeita ao auto-conceito e à imagem corporal dos adolescentes e jovens adultos, provocando grandes discrepâncias entre o ‘self’ actual e o ‘self’ ideal, podendo levar à ansiedade e depressão ou à adopção de comportamentos extremos de controlo dos seus corpos. A publicidade de moda dirigida aos jovens é um veículo privilegiado de transmissão destes padrões idealizados e irrealistas e dos seus valores subjacentes. Uma parte considerável de mulheres jovens, mas também de homens, internalizam esses padrões corporais e centram-se nas questões relacionadas com a aparência de uma maneira pouco saudável. A mensagem publicitária é uma mensagem persuasiva, construída de forma intencional para influenciar o público a que se destina. O tema central desta investigação é a análise da publicidade de moda dirigida aos jovens de ambos os sexos, para revelar a sua estrutura de significação nas suas várias dimensões, tanto explícitas como implícitas e desvendar os mecanismos latentes através dos quais se produz o seu efeito de persuasão. Neste sentido, levámos a cabo uma pesquisa exaustiva, sistemática e rigorosa das mensagens publicitárias de moda, inseridas em duas revistas juvenis de ‘estilo de vida’ (uma dirigida ao género feminino e outra dirigida ao género masculino) publicadas entre 2005 e 2010 (compreendendo duas vagas temporais), num total de 98 edições mensais. Deste conjunto de edições, foram recolhidos 545 mensagens publicitárias diferentes, cuja análise categorial temática de conteúdo permitiu a sua desconstrução e caracterização. O posterior tratamento estatístico dos dados possibilitou a identificação de tipos de mensagem distintos e claramente agrupados. Testes de independência confirmaram a significância da relação entre as variáveis e os perfis de anúncios encontrados. Os resultados permitiram distinguir mensagens com perfis diferentes de acordo com o género e que possuem um padrão muito marcado. A principal conclusão é de que, para além da presença dos ideais corporais esteriotipados, existe uma mensagem implícita que se baseia na utilização de uma estratégia de influência emocional, em que a persuasão passa sobretudo pela linguagem corporal dos modelos humanos retratados. Essa mensagem subtil é enquadrada num tipo de publicidade visual, aparentemente inocente e sem mensagem óbvia. Curiosamente essa mensagem latente é construída de forma diferente em função do género, sendo susceptível de provocar reacções distintas. Reunindo os contributos de diversas áreas científicas foi possível revelar os mecanismos persuasivos utilizados e sugerir possíveis explicações da sua forma de actuação, que resultam em interessantes insights para a compreensão e explicação dos mecanismos de persuasão em presença. Assim, é possível que a linguagem corporal das personagens da publicidade funcione como uma variável moderadora do impacto da exposição às imagens da publicidade de moda junto dos jovens, ampliando ou esbatendo os seus efeitos. Como tal, a investigação futura deve considerar esta variável e confirmar o seu papel na problemática do impacto da exposição aos media.
- Democracia, participação e sociedade da informação: saliência da participação e da democracia nos documentos das políticas públicas globais para a sociedade da informação, na União Europeia e nos Estados Membros, de 1994 a 2000Publication . Montargil, Filipe; Stock, Maria JoséO presente trabalho versa sobre a democracia e a participação política na sociedade da informação, mais precisamente sobre a influência do tipo e do posicionamento ideológico dos actores políticos na saliência da democracia e da participação, analisada a partir dos documentos das políticas públicas globais para a sociedade da informação, na União Europeia e nos Estados membros, de 1994 a 2000. É adoptado, nesta investigação, um enfoque que privilegia a forma como a União Europeia e os Estados membros concebem e projectam a sua representação da sociedade da informação e a respectiva oferta de canais de participação política, na relação com os seus potenciais utilizadores. Foi seleccionado, a partir da delimitação do âmbito de estudo, um total de 60 documentos. A sua análise foi orientada para a caracterização do tratamento e da saliência conferida às questões relacionadas com a democracia e com a participação na sociedade da informação, e para a sua variação de acordo com variáveis contextuais. As conclusões obtidas apontam para o facto de os Estados membros e a União Europeia conferirem uma escassa relevância ao tema, enquanto questão autónoma na estrutura dos documentos, e para um impacto muito limitado que estas políticas poderão revelar sobre as formas institucionalmente previstas de participação. É registada, também, a existência de uma relação entre a distância à fase de concretização de políticas públicas e a abordagem à questão da participação dos cidadãos. De acordo com esta relação, a distância à concretização favorece o tratamento destas questões enquanto tema autónomo, bem como uma abordagem qualitativamente diversa. Uma última conclusão remete para a existência de uma associação entre a saliência conferida a algumas categorias de vocábulos relacionadas com a noção de participação e o posicionamento ideológico dos governos, através da qual os governos de esquerda lhe conferem maior saliência – embora não existam indícios que permitam relacionar esta saliência com um tratamento qualitativamente diverso da questão.
- Estratégias de comunicação de organizações do terceiro sector: doença de Alzheimer e outras demências em PortugalPublication . Nunes, Tatiana Filipa Gomes; Eiró-Gomes, MafaldaA Associação Alzheimer Portugal, a Associação Alzheimer Açores e a Associação Alzheimer Pinhal Litoral, as três organizações sem fins lucrativos existentes em Portugal dedicadas a apoiar pessoas com doença de Alzheimer ou outra forma de demência, assumem como parte das suas missões organizacionais o aumento dos conhecimentos sobre a doença. Assim sendo, pretende-se nesta investigação perceber de que forma as estratégias de comunicação das organizações do Terceiro Sector estão a contribuir para o cumprimento das suas missões organizacionais no que respeita à promoção da literacia em saúde na área das demências. Procurando fornecer um contributo prático para a Comunicação Estratégica destas organizações, desenvolve-se este trabalho aplicando uma metodologia de cariz misto sequencial explicativo. Em primeiro lugar, através de uma metodologia quantitativa, analisam-se os conhecimentos dos cuidadores familiares de pessoas com demência, o principal público-alvo das organizações do Terceiro Sector. Em segundo lugar, através de uma Análise de Conteúdo Qualitativa pretende-se examinar a comunicação que tem vindo a ser realizada pelas três organizações. Defende-se que, no sentido do cumprimento da sua missão, devem as organizações do Terceiro Sector desenvolver estratégias que vão ao encontro das necessidades dos seus públicos-alvo, o que só será conseguido quando incorporarem na sua estratégia de comunicação a Comunicação no Interesse Público e, no caso específico das demências, a comunicação para a saúde como motor da promoção da literacia em saúde. Complementarmente, pretende-se nesta investigação analisar de que forma os artigos publicados nos órgãos de comunicação social estão a contribuir para os conhecimentos dos cuidadores familiares sobre a doença de Alzheimer ou outras formas de demência. Em suma, o objetivo deste trabalho passa por alcançar uma maior compreensão do estado da comunicação estratégica das organizações na área das demências no nosso país, procurando perceber se a comunicação realizada está ou não a ir ao encontro das necessidades dos cuidadores familiares de pessoas com demência, ou seja, se está ou não a contribuir para o aumento da literacia em saúde.
- Uma concepção cultural de comunicação na teoria social dos media dos EUA: da Escola de Chicago do Pensamento Social às perspectivas de James W. CareyPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Cunha, Tito Cardoso e; Martins, HermínioEsta tese apresenta, interpreta e discute uma constelação de reflexões teóricas e propostas de investigação surgidas nos Estados Unidos da América que conformou o fenómeno comunicacional e os media como problemática das ciências sociais e está na génese de uma concepção cultural de comunicação que se prolonga até aos nossos dias. Albion Small, Edward Ross, William Sumner, John Dewey, George H. Mead, Charles H. Cooley, William I. Thomas e Florian Znaniecki, Robert E. Park, David Riesman, Charles Wright Mills, Kenneth Burke e James W. Carey, os autores a que esta investigação dedica particular atenção, sugeriram contributos relevantes, tanto para uma teoria geral da acção simbólica na sociedade, como para uma teoria social da comunicação e dos media. Esta tese explora a hipótese que aquele feixe plural de autores constitui uma linhagem de pensamento em torno de uma abordagem cultural da comunicação que a conjuga com os problemas do significado, da interacção simbólica, da identidade, do papel dos media como veículos para a imaginação e para a experiência, do lugar do jornalismo numa sociedade democrática e da importância dos conflitos simbólicos na sociedade. O argumento central desta tese é que, na história da teoria e da investigação em comunicação, aquele conjunto de autores apresenta um olhar que o distingue da que foi considerada a contribuição tipicamente norte-americana nesta área das ciências sociais – a análise dos efeitos, funções e usos dos media. Este modelo hegemónico converteu-se inclusivamente no eixo da história convencional da pesquisa em comunicação e media nos EUA, noção que perpassa ainda por muita da literatura de ensino e divulgação em todo o mundo. Sustenta-se nesta tese que pode ser reconhecido, aos autores e obras aqui estudados, um estatuto destacado para as investigações contemporâneas no campo da comunicação, rompendo-se assim com uma certa negligência relativamente a uma tradição que tem estado num plano obscurecido na história e no pensamento das ciências sociais sobre a comunicação e os media.
- As organizações culturais e o espaço público: a experiência da Rede Nacional de Teatros e CineteatrosPublication . Centeno, Maria João; Esteves, João PissarraA presente investigação problematiza a natureza da relação que se estabelece entre as organizações culturais e os seus públicos e verifica se as especificidades das organizações que pertencem à Rede Nacional de Teatros e Cineteatros favorecem a interacção no seio da esfera pública, atendendo a que o indivíduo só adquire consciência de si quando se coloca no lugar do outro simbolicamente generalizado, isto é, quando se situa num contexto estruturado pela comunicação. Partindo de uma teoria da comunicação que pressupõe a existência de indivíduos capazes de fala e de acção e que coordenam, na e pela linguagem, as suas acções não de forma isolada, mas por expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas, a prática das organizações culturais tem de ser organizada de forma participativa, o que quer dizer que a relação organização/públicos não pode ser de carácter instrumental, mas dialógica, baseada na intersubjectividade do mútuo entendimento estabelecido linguisticamente. A pesquisa recua à constituição da esfera pública literária no século XVIII e ao papel que a família deteve na partilha pública de raciocínios críticos, para perspectivar a prática que se constitui como a referência ideal do uso público e crítico da razão, em que a partir de razões invocadas e da força do melhor argumento, o indivíduo é livre de fazer a sua escolha tendo em vista o entendimento. O novo pensamento crítico, protagonizado entre outros por Jürgen Habermas, é profundamente céptico em relação à ideia de que o espaço público das sociedades pós-liberais se tenha esvaziado por completo das suas tradicionais funções críticas e emancipatórias. O contributo de Habermas vai no sentido de redescobrir as propriedades curativas do diálogo, na medida em que todas as formas de comunicação humana, mesmo sob a disseminação das massas, são essencialmente relações entre indivíduos que derivam da estrutura elementar que é o diálogo, da partilha de expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas. Mesmo em sociedades como a nossa, em que nem todos são livres de participar e em que nem tudo é passível de ser discutido, mantêm-se resíduos de Mundos de Vida onde os juízos críticos sobrevivem como possibilidade emancipadora e real de resistência e desenvolvimento. Atendendo às organizações que compõem a Rede, averigua-se, nesta investigação, que tipo de acção pauta a relação entre essas organizações e os seus públicos; se a dinâmica que se desenvolve é marcada essencialmente por acções comunicacionais, ou seja, por acções coordenadas através do mecanismo do entendimento ou por acções estratégicas, apoiadas na influência de uma das partes sobre a outra e em que só os interesses dessa parte são tidos em conta. A existência de um Serviço Educativo, o tipo de actividades propostas, a presença de um programador/director artístico com autonomia para desempenhar as suas funções são factores que determinam a promoção, por parte da organização, de acções e disputas argumentativas e se o espaço simbólico em que se articulam com os públicos contribui para reflectirem sobre as situações do Mundo da Vida e para a edificação da identidade social.
- O poder comunicacional da maratona : uma perspectiva de relações públicasPublication . Neto, César Humberto Pimentel; Eiró-Gomes, MafaldaAo longo das últimas décadas o poder comunicacional do Desporto foi aproveitado por várias instituições nas suas estratégias comunicativas. Neste sentido, pretende-se analisar, neste estudo, como é que as Relações Públicas podem cooptar os valores do Desporto, neste caso da Maratona, nas suas estratégias comunicativas, com o intuito de gerir eficazmente a relação com a envolvente. Partindo de uma perspectiva de Relações Públicas assente em valores, na qual se defende que uma estratégia baseada em valores é fundamental para uma comunicação eficaz, na medida em que os valores influenciam as atitudes e comportamentos dos stakeholders e públicos, sendo por isso fundamental adaptar a comunicação ao seu background, propõe-se neste estudo uma análise às Relações Públicas em contexto desportivo, área ainda sub-explorada na literatura de Relações Públicas. Pretende-se enquadrar o panorama actual das Relações Públicas no sector desportivo, bem como estudar a comunicação das instituições que apostam em estratégias de Relações Públicas baseadas numa associação ao Desporto, com o objectivo de compreender quais os princípios orientadores das estratégias dos patrocinadores das maiores Maratonas do mundo -World Marathon Majors, e das duas Maratonas nacionais (Lisboa e Porto), e de verificar se estes cooptam os valores da Maratona, ou não. Em suma, o objectivo desta investigação é compreender como a Maratona, devido ao seu carácter simbólico, pode desempenhar um papel importante nas estratégias de Relações Públicas e como a adopção dos valores da Maratona, ou de outra prova desportiva, pelas instituições pode oferecer mais-valias na gestão das relações com os seus stakeholders e públicos.
- Comunicação organizacional eficaz e tecnologias da informação e da comunicaçãoPublication . Pereira, Sandra Cristina Martins; Moniz, António BrandãoA presente pesquisa versa um campo ainda pouco debatido no nosso País: a comunicação organizacional e a avaliação da sua eficácia. Nesta Era digital na qual as empresas em Portugal se encontram no limiar de uma mudança de paradigma a nível dos seus processos e modelos comunicacionais, pretende averiguar-se se as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) jogam um papel fundamental no desenvolvimento de uma comunicação organizacional eficaz. Os crescentes desafios colocados às empresas inovadoras pelos rápidos e complexos progressos tecnológicos, levam-nos a reflectir sobre o impacto das TIC no modo como a comunicação organizacional contribui para o sucesso dessas mesmas empresas. Através de um estudo comparativo levado a cabo junto de um grupo empresas inovadoras em Portugal, conseguiu criar-se um „Modelo de Avaliação da Eficácia da Comunicação Organizacional na Era Digital‟, capaz de dar conta de diferentes estádios de eficácia associados ao nível de incorporação das TIC na função de comunicação organizacional. Com esta pesquisa respondemos a questões como, por exemplo: Que papel desempenha a comunicação organizacional nas empresas inovadoras em Portugal? Como comunicam as empresas inovadoras? Uma empresa inovadora desenvolve uma comunicação organizacional eficaz? A função de comunicação organizacional nas empresas inovadoras está a adaptar-se às actuais exigências estratégicas da economia da informação e do conhecimento? Quais os recursos tecnológicos em que mais se aposta na comunicação organizacional? Que suportes de comunicação digitais são mais utilizados? Com a resposta a estas e outras questões, conseguimos no final desta pesquisa deixar algumas pistas às empresas inovadoras em Portugal para que desenvolvam uma comunicação organizacional eficaz.
- A obra “Faça-você-mesmo”: estética da participação nas artes digitaisPublication . Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Câmara, António da Nóbrega de Sousa da; Gouveia, Patrícia FigueiraA presente dissertação de doutoramento propõe-se a analisar criticamente a noção de obra de arte participativa, traduzida pela designação de obra “faça-você- -mesmo”, que apela à participação ativa e ao agenciamento do público que se tornam parte integrante do processo criativo engendrado pela obra. A nossa reflexão sobre a obra “faça-você-mesmo” insere-se no contexto da “cultura da participação” e da expansão dos media sociais e tem como principal objeto de estudo a obra participativa nas artes digitais. Esta tese postula uma análise das práticas participativas nas artes digitais à luz de uma genealogia artística e crítica que atravessa o século XX e é marcada pela experimentação com a ativação do público e a abertura da obra, traduzindo-se numa instabilização de limites entre arte, quotidiano e sociedade. A nossa abordagem metodológica enraíza-se numa tradição de pensamento crítico e interdisciplinar próprio das humanidades sendo que recorremos à articulação entre teoria crítica e análise de casos concretos. Assim, de modo a compreender a experiência do público com a obra participativa, elaborámos um conjunto de conceitos que nos permitem conceber uma estética da participação nas artes digitais. Paralelamente, de forma a conhecermos o universo temático das práticas participativas nas artes digitais, criámos uma proposta de três linhas temáticas no âmbito das quais analisámos múltiplas obras concretas, colocando-as em relação com os seus contextos sociais, culturais e políticos. As obras “faça-você-mesmo”, descritas nesta dissertação, tendem a situar-se numa posição intermédia entre os dois extremos das práticas artísticas autónomas “auto- -reflexivas” e dos projetos artísticos comunitários, que visam facilitar discussões e sugerir soluções para problemas concretos. Algumas das obras participativas discutidas neste estudo possuem caraterísticas em comum com a atitude “faça-você-mesmo” preconizada por determinadas formas de ativismo político, nomeadamente, a organização não-hierárquica, a autonomia e a participação direta dos voluntários. Ao convocar a participação do público, a obra “faça-você-mesmo” constitui-se como um projeto dialógico de experimentação criativa que se pode articular com uma dimensão política. Porém, este estudo salienta que a obra de arte participativa deve ser vista à luz de uma tensão entre disrupção e incorporação, liberdade e controlo que carateriza a dinâmica das redes digitais e do capitalismo contemporâneo. A presente dissertação propõe de modo fundamentado três linhas de investigação futura. Primeiramente, a exploração do campo das práticas curatoriais e museológicas em ambientes participativos. Seguidamente, a análise do modo como o campo da arte contemporânea e a condição do artista vão evoluir sob a influência do acesso generalizado aos meios de produção e distribuição artística nomeadamente através da World Wide Web. Por fim, o estudo dos novos regimes de interação e expressividade das imagens nas redes digitais.
- A leitura em ambiente digital: transliteracias da comunicaçãoPublication . Bonacho, Fernanda; Babo, Maria AugustaA literatura é um elemento de cultura que, ao longo dos tempos, se relacionou com a textualidade e os seus aparatos tecnológicos de forma lenta, mas profunda. Cada dispositivo que lhe deu abrigo (vozes, papiros, volumosas encadernações, livros de bolso, livros electrónicos ou tablets) alterou não só a forma de leitura mas, principalmente, a nossa própria relação com o conhecimento e com o mundo. No momento em que os hábitos de leitura se modificam de forma drástica, a utilização das novas tecnologias audiovisuais e multimédia no texto traduz inovações estéticas que tornam a leitura uma experiência complexa, não linear e cada vez mais sensível. Destacam-se dessa experiência sensível uma nova forma de comunicar com os meios tecnológicos e a necessidade de uma recontextualização do leitor nos novos percursos da literacia/transliteracia. Desde que o texto electrónico se tornou um espaço híbrido, onde se fabricam sentidos na exigência e volubilidade do mundo físico e virtual, o encontro com a literatura electrónica materializa na tessitura da escrita uma experiência interpretativa profundamente individualizada a cada instante de leitura online.
- Mobilidades invisíveis e identidades precárias: vidas em fuga da pobrezaPublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Silvano, FilomenaNo momento em que começam a ser melhor conhecidos os dinamismos que fazem dos pobres uma população flutuante, da qual uma parte substancial passa por episódios de pobreza que não se transformam numa condição definitiva, o projeto conducente a esta tese pretendeu caracterizar as trajetórias de mobilidade que consubstanciam os movimentos bem-‐sucedidos de fuga à destituição e à privação económica extrema. Com base num trabalho etnográfico junto de vinte e oito famílias residentes em dois bairros de habitação social metropolitanos, entrevistadas e acompanhadas ao longo de mais de dois anos, procuraram-‐se respostas para três tipos de interrogações. A primeira foi saber como surgiu a pobreza nas suas vidas, quais as causas que a provocaram e em que condições foi possível a sua ultrapassagem, cruzando na análise a evolução de factores estruturais com as estratégias e os projetos engendrados no plano individual e familiar. Reconstruídas as trajetórias, o segundo objectivo foi captar os modos de vida construídos após a saída da pobreza e a maneira como esses indivíduos e famílias se identificam socialmente no presente, face às posições que conquistaram para si próprios e às aspirações que mantêm. A esta segunda dimensão, de autoidentificação, esteve articulada uma terceira, a de recolher as representações dos sujeitos sobre o conjunto mais amplo das estruturas de desigualdade e das hierarquias sociais e económicas, desde as posições desfavorecidas que experimentaram pessoalmente aos lugares mais privilegiados a que só a imaginação dá acesso.