ESCS - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Teses de Doutoramento by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- As qualidades dos programas de televisão preferidos pelos espectadores portuguesesPublication . Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim; Pereira, Francisco José CostaEste é um estudo exploratório que tem como objectivo identificar se as características que estão presentes nos programas da serie Big Brother reforçam ou contradizem as qualidades dos programas de televisão narrativos mais preferidos pelos telespectadores portugueses.
- Liderazgo política en las organizaciones: en busca de la teoriaPublication . Miranda, Sandra; Timoteo Álvarez, Jesús; Pereira, Francisco José CostaLa investigación en liderazgo ha constituido desde hace años un tópico de elección y tiene cada vez más una mayor pertinencia en el ámbito de los estudios organizativos. Es más o menos pacífica la idea generalizada de que las organizaciones son espacios muy permeables y con tendencia para el ejercicio del poder y de la política y de que muchas decisiones que ahí ocurren no reflejan necesariamente los intereses del bien común. Esto contrasta con una cierta ―timidez‖ por parte de la academia en abordar las singularidades del liderazgo político en las organizaciones.La verdad es que cuando cruzamos los dos fenómenos verificamos sorprendentemente que un siglo de investigación en liderazgo ha dejado un patrimonio de resultados y conclusiones válidas. Pero a medida que se han ido multiplicando los estudios (fundados cada vez más en los padrones de racionalidad), los silencios, las ausencias y las fragilidades relativos a la dinámica y particularidades del liderazgo político en escenarios de trabajo se han ido agudizando, particularmente en lo que dice respecto a sus proscriptores y a las implicaciones que provocan en los colaboradores y en las organizaciones, por no hablar de las variables moderadoras y mediadoras que están casi apartadas de la discusión.Para llevar a cabo el trabajo de campo, hemos hecho un abordaje metodológico triangular, hemos inquirido 992 sujetos de procedencias organizativas diversificadas (organizaciones públicas, privadas y una organización no lucrativa), hemos entrevistado 8 jefes siendo estas entrevistas adaptadas de 11 relatos de incidentes políticos críticos.
- Democracia, participação e sociedade da informação: saliência da participação e da democracia nos documentos das políticas públicas globais para a sociedade da informação, na União Europeia e nos Estados Membros, de 1994 a 2000Publication . Montargil, Filipe; Stock, Maria JoséO presente trabalho versa sobre a democracia e a participação política na sociedade da informação, mais precisamente sobre a influência do tipo e do posicionamento ideológico dos actores políticos na saliência da democracia e da participação, analisada a partir dos documentos das políticas públicas globais para a sociedade da informação, na União Europeia e nos Estados membros, de 1994 a 2000. É adoptado, nesta investigação, um enfoque que privilegia a forma como a União Europeia e os Estados membros concebem e projectam a sua representação da sociedade da informação e a respectiva oferta de canais de participação política, na relação com os seus potenciais utilizadores. Foi seleccionado, a partir da delimitação do âmbito de estudo, um total de 60 documentos. A sua análise foi orientada para a caracterização do tratamento e da saliência conferida às questões relacionadas com a democracia e com a participação na sociedade da informação, e para a sua variação de acordo com variáveis contextuais. As conclusões obtidas apontam para o facto de os Estados membros e a União Europeia conferirem uma escassa relevância ao tema, enquanto questão autónoma na estrutura dos documentos, e para um impacto muito limitado que estas políticas poderão revelar sobre as formas institucionalmente previstas de participação. É registada, também, a existência de uma relação entre a distância à fase de concretização de políticas públicas e a abordagem à questão da participação dos cidadãos. De acordo com esta relação, a distância à concretização favorece o tratamento destas questões enquanto tema autónomo, bem como uma abordagem qualitativamente diversa. Uma última conclusão remete para a existência de uma associação entre a saliência conferida a algumas categorias de vocábulos relacionadas com a noção de participação e o posicionamento ideológico dos governos, através da qual os governos de esquerda lhe conferem maior saliência – embora não existam indícios que permitam relacionar esta saliência com um tratamento qualitativamente diverso da questão.
- As organizações culturais e o espaço público: a experiência da Rede Nacional de Teatros e CineteatrosPublication . Centeno, Maria João; Esteves, João PissarraA presente investigação problematiza a natureza da relação que se estabelece entre as organizações culturais e os seus públicos e verifica se as especificidades das organizações que pertencem à Rede Nacional de Teatros e Cineteatros favorecem a interacção no seio da esfera pública, atendendo a que o indivíduo só adquire consciência de si quando se coloca no lugar do outro simbolicamente generalizado, isto é, quando se situa num contexto estruturado pela comunicação. Partindo de uma teoria da comunicação que pressupõe a existência de indivíduos capazes de fala e de acção e que coordenam, na e pela linguagem, as suas acções não de forma isolada, mas por expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas, a prática das organizações culturais tem de ser organizada de forma participativa, o que quer dizer que a relação organização/públicos não pode ser de carácter instrumental, mas dialógica, baseada na intersubjectividade do mútuo entendimento estabelecido linguisticamente. A pesquisa recua à constituição da esfera pública literária no século XVIII e ao papel que a família deteve na partilha pública de raciocínios críticos, para perspectivar a prática que se constitui como a referência ideal do uso público e crítico da razão, em que a partir de razões invocadas e da força do melhor argumento, o indivíduo é livre de fazer a sua escolha tendo em vista o entendimento. O novo pensamento crítico, protagonizado entre outros por Jürgen Habermas, é profundamente céptico em relação à ideia de que o espaço público das sociedades pós-liberais se tenha esvaziado por completo das suas tradicionais funções críticas e emancipatórias. O contributo de Habermas vai no sentido de redescobrir as propriedades curativas do diálogo, na medida em que todas as formas de comunicação humana, mesmo sob a disseminação das massas, são essencialmente relações entre indivíduos que derivam da estrutura elementar que é o diálogo, da partilha de expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas. Mesmo em sociedades como a nossa, em que nem todos são livres de participar e em que nem tudo é passível de ser discutido, mantêm-se resíduos de Mundos de Vida onde os juízos críticos sobrevivem como possibilidade emancipadora e real de resistência e desenvolvimento. Atendendo às organizações que compõem a Rede, averigua-se, nesta investigação, que tipo de acção pauta a relação entre essas organizações e os seus públicos; se a dinâmica que se desenvolve é marcada essencialmente por acções comunicacionais, ou seja, por acções coordenadas através do mecanismo do entendimento ou por acções estratégicas, apoiadas na influência de uma das partes sobre a outra e em que só os interesses dessa parte são tidos em conta. A existência de um Serviço Educativo, o tipo de actividades propostas, a presença de um programador/director artístico com autonomia para desempenhar as suas funções são factores que determinam a promoção, por parte da organização, de acções e disputas argumentativas e se o espaço simbólico em que se articulam com os públicos contribui para reflectirem sobre as situações do Mundo da Vida e para a edificação da identidade social.
- Uma concepção cultural de comunicação na teoria social dos media dos EUA: da Escola de Chicago do Pensamento Social às perspectivas de James W. CareyPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Cunha, Tito Cardoso e; Martins, HermínioEsta tese apresenta, interpreta e discute uma constelação de reflexões teóricas e propostas de investigação surgidas nos Estados Unidos da América que conformou o fenómeno comunicacional e os media como problemática das ciências sociais e está na génese de uma concepção cultural de comunicação que se prolonga até aos nossos dias. Albion Small, Edward Ross, William Sumner, John Dewey, George H. Mead, Charles H. Cooley, William I. Thomas e Florian Znaniecki, Robert E. Park, David Riesman, Charles Wright Mills, Kenneth Burke e James W. Carey, os autores a que esta investigação dedica particular atenção, sugeriram contributos relevantes, tanto para uma teoria geral da acção simbólica na sociedade, como para uma teoria social da comunicação e dos media. Esta tese explora a hipótese que aquele feixe plural de autores constitui uma linhagem de pensamento em torno de uma abordagem cultural da comunicação que a conjuga com os problemas do significado, da interacção simbólica, da identidade, do papel dos media como veículos para a imaginação e para a experiência, do lugar do jornalismo numa sociedade democrática e da importância dos conflitos simbólicos na sociedade. O argumento central desta tese é que, na história da teoria e da investigação em comunicação, aquele conjunto de autores apresenta um olhar que o distingue da que foi considerada a contribuição tipicamente norte-americana nesta área das ciências sociais – a análise dos efeitos, funções e usos dos media. Este modelo hegemónico converteu-se inclusivamente no eixo da história convencional da pesquisa em comunicação e media nos EUA, noção que perpassa ainda por muita da literatura de ensino e divulgação em todo o mundo. Sustenta-se nesta tese que pode ser reconhecido, aos autores e obras aqui estudados, um estatuto destacado para as investigações contemporâneas no campo da comunicação, rompendo-se assim com uma certa negligência relativamente a uma tradição que tem estado num plano obscurecido na história e no pensamento das ciências sociais sobre a comunicação e os media.
- Comunicação organizacional eficaz e tecnologias da informação e da comunicaçãoPublication . Pereira, Sandra Cristina Martins; Moniz, António BrandãoA presente pesquisa versa um campo ainda pouco debatido no nosso País: a comunicação organizacional e a avaliação da sua eficácia. Nesta Era digital na qual as empresas em Portugal se encontram no limiar de uma mudança de paradigma a nível dos seus processos e modelos comunicacionais, pretende averiguar-se se as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) jogam um papel fundamental no desenvolvimento de uma comunicação organizacional eficaz. Os crescentes desafios colocados às empresas inovadoras pelos rápidos e complexos progressos tecnológicos, levam-nos a reflectir sobre o impacto das TIC no modo como a comunicação organizacional contribui para o sucesso dessas mesmas empresas. Através de um estudo comparativo levado a cabo junto de um grupo empresas inovadoras em Portugal, conseguiu criar-se um „Modelo de Avaliação da Eficácia da Comunicação Organizacional na Era Digital‟, capaz de dar conta de diferentes estádios de eficácia associados ao nível de incorporação das TIC na função de comunicação organizacional. Com esta pesquisa respondemos a questões como, por exemplo: Que papel desempenha a comunicação organizacional nas empresas inovadoras em Portugal? Como comunicam as empresas inovadoras? Uma empresa inovadora desenvolve uma comunicação organizacional eficaz? A função de comunicação organizacional nas empresas inovadoras está a adaptar-se às actuais exigências estratégicas da economia da informação e do conhecimento? Quais os recursos tecnológicos em que mais se aposta na comunicação organizacional? Que suportes de comunicação digitais são mais utilizados? Com a resposta a estas e outras questões, conseguimos no final desta pesquisa deixar algumas pistas às empresas inovadoras em Portugal para que desenvolvam uma comunicação organizacional eficaz.
- Influence of network effects on the diffusion of information systems: the case of open sourcePublication . Ferreira do Rosário, João; Reis, António Palma dosABSTRACT: In the actual world with the importance of the Information Systems in the socioeconomic infrastructure, becomes relevant the study of this market. This thesis tried it, on the supply side through the feedback of some of the main software suppliers and on the demand side through the study of a sample of companies. The subject of study was the Operating Systems and Office Suites for personal computers and the analysis of competition between Open Source Software and Proprietary Software, although the thesis hypotheses and conclusions may extend to other software categories. On the market supply side we concluded that in the competition between two business models, Open Source Software and Proprietary Software, both can create innovation and ensure the survival in the market of the companies that use these business models. On the demand side, we concluded that in this market factors other than brand image, product features or price have influence in the purchasing decision. Factors like network effects, switching costs or lock-in have influence in the buying decision protecting the incumbent and decreasing the market competition level, making it difficult for the competitive alternatives based only on offer and price to gain market share to the incumbent.
- Mobilidades invisíveis e identidades precárias: vidas em fuga da pobrezaPublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Silvano, FilomenaNo momento em que começam a ser melhor conhecidos os dinamismos que fazem dos pobres uma população flutuante, da qual uma parte substancial passa por episódios de pobreza que não se transformam numa condição definitiva, o projeto conducente a esta tese pretendeu caracterizar as trajetórias de mobilidade que consubstanciam os movimentos bem-‐sucedidos de fuga à destituição e à privação económica extrema. Com base num trabalho etnográfico junto de vinte e oito famílias residentes em dois bairros de habitação social metropolitanos, entrevistadas e acompanhadas ao longo de mais de dois anos, procuraram-‐se respostas para três tipos de interrogações. A primeira foi saber como surgiu a pobreza nas suas vidas, quais as causas que a provocaram e em que condições foi possível a sua ultrapassagem, cruzando na análise a evolução de factores estruturais com as estratégias e os projetos engendrados no plano individual e familiar. Reconstruídas as trajetórias, o segundo objectivo foi captar os modos de vida construídos após a saída da pobreza e a maneira como esses indivíduos e famílias se identificam socialmente no presente, face às posições que conquistaram para si próprios e às aspirações que mantêm. A esta segunda dimensão, de autoidentificação, esteve articulada uma terceira, a de recolher as representações dos sujeitos sobre o conjunto mais amplo das estruturas de desigualdade e das hierarquias sociais e económicas, desde as posições desfavorecidas que experimentaram pessoalmente aos lugares mais privilegiados a que só a imaginação dá acesso.
- A leitura em ambiente digital: transliteracias da comunicaçãoPublication . Bonacho, Fernanda; Babo, Maria AugustaA literatura é um elemento de cultura que, ao longo dos tempos, se relacionou com a textualidade e os seus aparatos tecnológicos de forma lenta, mas profunda. Cada dispositivo que lhe deu abrigo (vozes, papiros, volumosas encadernações, livros de bolso, livros electrónicos ou tablets) alterou não só a forma de leitura mas, principalmente, a nossa própria relação com o conhecimento e com o mundo. No momento em que os hábitos de leitura se modificam de forma drástica, a utilização das novas tecnologias audiovisuais e multimédia no texto traduz inovações estéticas que tornam a leitura uma experiência complexa, não linear e cada vez mais sensível. Destacam-se dessa experiência sensível uma nova forma de comunicar com os meios tecnológicos e a necessidade de uma recontextualização do leitor nos novos percursos da literacia/transliteracia. Desde que o texto electrónico se tornou um espaço híbrido, onde se fabricam sentidos na exigência e volubilidade do mundo físico e virtual, o encontro com a literatura electrónica materializa na tessitura da escrita uma experiência interpretativa profundamente individualizada a cada instante de leitura online.
- Sondagens eleitorais, sua divulgação e comportamento eleitoral dos portuguesesPublication . Belo, António; Oliveira, José Manuel Paquete de; Timoteo Álvarez, JesúsEstuda-se o papel das sondagens eleitorais no processo eleitoral, abrangendo os domínios da comunicação política e do comportamento eleitoral. Analisam-se aspetos de interface entre o processo da consulta de opinião, através das sondagens eleitorais, e o processo da consulta eleitoral, através do voto. Procede-se à revisão da literatura na área da especialidade e desenvolvem-se três estudos empíricos sobre a realização e divulgação de sondagens em Portugal entre 1991 e 2012: (1) como são divulgados os resultados das sondagens através das notícias (n=489) publicadas nos média; (2) como são realizadas as sondagens eleitorais (n=561) em termos metodológicos e com que qualidade preditiva; (3) de que forma a sua divulgação influencia o comportamento de voto dos eleitores. A revisão de literatura confirma o interesse da investigação: as sondagens eleitorais têm duas décadas de história em Portugal e é necessário caracterizar sistematicamente o corpo que constituem; são escassos os estudos sobre a metodologia das sondagens e o conteúdo das notícias que as divulgam, sendo ainda fundamental, estudar o papel que as sondagens representam face ao comportamento de voto. Principais resultados: (1) elevada frequência de notícias na imprensa portuguesa com resultados de sondagens apresentados ou interpretados incorretamente e generalizado incumprimento da lei no que respeita ao conteúdo obrigatório da ficha técnica, verificando-se, no entanto, evolução positiva; (2) desempenho muito positivo das empresas de sondagens portuguesas que alcançaram desempenho próximo das suas congéneres europeias e norte-americanas, quer em termos metodológicos, quer em termos da qualidade preditiva; (3) rejeição da existência de efeitos sistemáticos de mobilização dos eleitores (bandwagon ou underdog), porém, aceitação da possibilidade de desmobilização por certeza de vitória em eleições de segunda ordem. Os resultados são discutidos à luz da investigação nacional e internacional e são propostas algumas implicações para os diversos agentes envolvidos na tríade notícias, sondagens, eleições: jornalistas, empresas, cidadãos eleitores, classe política e órgão regulador. São também sugeridas algumas linhas de investigação futura.