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- O 25 de Novembro de 1975 pelas lentes do fotojornalismoPublication . Mata, Maria J.; Cardoso, Carla Rodrigues; Gomes, Pedro MarquesEsta comunicação percorre a narrativa fotojornalística construída pela imprensa portuguesa em torno dos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975, momento que põe termo ao chamado "Processo Revolucionário em Curso" (PREC). Durante a "Revolução dos Cravos" sucederam-se golpes e contragolpes, levados a cabo por forças políticas e militares, que divergiam sobre a natureza do regime político a implementar em Portugal, após o fim de mais de quatro décadas de ditadura. A narrativa histórica do golpe de 25 de Novembro aponta para o culminar desse processo divisório, com a derrota da extrema esquerda a permitir a clarificação do modelo político a seguir e a transferência da esfera de poder do domínio militar para o domínio civil. Inicia-se, então, uma nova fase política: a institucionalização da democracia portuguesa. De que modo é que essa derrota foi contada pelas lentes do fotojornalismo? Até que ponto a narrativa fotográfica evidencia vencedores e vencidos? Partindo destas questões exploratórias, procede-se à análise de conteúdo das peças sobre o 25 de Novembro, focando-nos nas imagens e na sua relação com os títulos, em seis jornais (quatro diários e dois semanários) e uma revista semanal de informação geral: A Capital, Diário Popular, Comércio do Porto, República (diários); Expresso e O Jornal (semanários); e Flama (newsmagazine). Embora alguns jornais e revistas tenham sido silenciados e impedidos de circular nos dias imediatos, o trabalho dos fotojornalistas foi fundamental para a reconstituição visual dos momentos mais marcantes do golpe permitindo, ao longo das 210 imagens do corpus, identificar o protagonismo dos militares e o foco dado às suas movimentações, e evidenciar uma construção da narrativa associada à vitória/derrota que varia entre títulos.
- Colocar em cena um encontro com o passadoPublication . Jorge, Ana Rita Antunes; Sapinho, JoaquimEste trabalho de projeto baseia-se num encontro pessoal com o passado, do qual surgiram conflitos que ainda hoje me ocupam, e da minha vontade de expressar esses sentimentos através do cinema. Sendo o meu objetivo posterior fazer uma curta-metragem, propus-me desenvolver um processo de realização que me permitisse chegar a uma filmagem, que se configura na cena apresentada. Por fim tirei conclusões acerca do que filmei e cheguei a uma reflexão em forma de balanço sobre o meu projeto.
- One-loop corrections to the Higgs boson invisible decay in a complex singlet extension of the SMPublication . Egle, Felix; Muhlleitner, Milada; Santos, Rui; Viana, JoãoThe search for dark matter (DM) at colliders is founded on the idea of looking for something invisible. There are searches based on production and decay processes where DM may reveal itself as missing energy. If nothing is found, our best tool to constrain the parameter space of many extensions of the Standard Model (SM) with a DM candidate is the Higgs boson. As the measurements of the Higgs couplings become increasingly precise, higher-order corrections will start to play a major role. The tree-level contribution to the invisible decay width provides information about the portal coupling. Higher-order corrections also give us access to other parameters from the dark sector of the Higgs potential that are not present in the tree-level amplitude. In this work we will focus on the complex singlet extension of the SM in the phase with a DM candidate. We calculate the one-loop electroweak corrections to the decay of the Higgs boson into two DM particles. We find that the corrections are stable and of the order of a few percent. The present measurement of the Higgs invisible branching ratio, BR(H→invisible)<0.11, already constrains the parameter space of the model at leading order. We expect that by the end of the LHC the experimental measurement will require the inclusion of the electroweak corrections to the decay in order to match the experimental accuracy. Furthermore, the only competing process, which is direct detection, is shown to have a cross section below the neutrino floor.
- Não, é água: uma fuga pavloviana à depressãoPublication . Freire, Mariana; Corrêa, Graça P.Ao longo do 1º ano de Mestrado em Teatro, estudei e procurei aprofundar o tema referente à saúde mental – especificamente à depressão –, moldando a minha pesquisa em textos de autoria própria. No semestre seguinte, no âmbito da disciplina de Artes Performativas, apresentei uma peça de teatro com o título e subtítulo do presente trabalho escrito. Através de uma narrativa fictícia, tive como objectivo desenvolver um objecto artístico pertinente, contemporâneo e, de igual modo, cativante. Como projecto final de mestrado, apresento um relatório de projecto começando por expor o meu processo criativo, seguido pela dramaturgia do texto dramático desenvolvido por mim – incluído em anexo –, a análise das suas temáticas integradas e a o processo de conversão do textual para o visual, resultando numa adaptação videográfica realizada por mim.