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- Earning per unit of common stockholder: A predictor of share pricesPublication . Sharif, Nimra; Ahmad, Nawaz; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe glaring of the stock market and the frequency of transaction involved there in have prompted the research community to make sophisticated predictions related to its components. In such a situation, the most highligted variable is the market value of the share. The prediction is made to spotlight a model that could give investors a solution to allocate their valuable financial resources. With such outburst of research in this field, no magic key or perfect model is ever identified that could solve the puzzle of share prices fluctuation hence, making this topic ever heated up and hot. This study is an extension of such research studies whereby we have taken Earning per share as a regressor for the market price of the share. Panel statistics of random effect model are applied by taking five companies from the fertilizer sector. Data considered for the study is for a period between 2004 and 2015. The results of the study defined a strong causal linkage between EPS and share prices (t = 18.24125, p<0.01 and R2 = 0.853098). These findings can direct the investors to include EPS in their share evaluation criteria and make a prudent decision in this regard.
- "Educação pela Arte: Introdução de Artesanato como forma de aprendizagem?"Publication . Sardico, Sofia Raquel Dourado; Simões, AnaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), tem o propósito de analisar, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso realizado e vivenciado em contexto de Jardim de Infância, durante um período de aproximadamente quatro meses. Ao longo do mesmo, são reunidas evidências da prática pedagógica, sendo também apresentada uma investigação, de caráter experimental, cujo objetivo é dar a conhecer como o Artesanato tradicional, que se encontra numa região do Alentejo e recorre ao barro como principal matéria-prima para conceção das obras artesanais, pode contribuir para o conhecimento cultural de um grupo de crianças, através da realização de um trabalho por projeto acerca do tema. Pretende também contribuir para a perceção de como as atividades inerentes a este projeto podem potenciar a estimulação da educação artística nestas crianças. Para a recolha de dados, foi realizada a observação direta, com anotações em notas de campo referentes a diversas situações e um diário individual – e observação indireta – suportes visuais e audiovisuais realizados no decorrer das atividades do projeto. Procedeu-se à análise desses dados, de caráter qualitativo, que permitiram chegar a algumas conclusões: i) as crianças do grupo adquiriram conhecimento cultural através do contacto com artesãos e os seus utensílios artesanais, quer fisicamente, quer através da observação de vídeos e/ou fotografias; ii) desenvolveram a expressão artística através de diversas atividades que foram ocorrendo ao longo do projeto, na medida em que adquiriram conhecimentos de técnicas artísticas que foram depois aplicadas noutras atividades fora do contexto do mesmo; iii) o trabalho realizado contribuiu para o aumento da capacidade de reutilização de materiais e iv) promoveu o desenvolvimento do domínio da matemática e da linguagem oral e escrita.
- Age 2.0: motivations and brand engagementPublication . Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, AnaThe demographic winter that is widespread throughout Europe, along with the spread of network society, has brought to contemporary societies a striking new world of opportunity and challenge. The increasing adhesion of seniors to the Information and Communication Technologies and, in particular, to digital social networks while being seen as a positive sign of inclusion and digital literacy, has led brands to embark on an accurate process of understanding the interests, motivations and profile of these users, as well as developing communication and interaction strategies according to their specificities. Drawn upon on a qualitative study through Focus Groups made up of senior Internet users and social networks and conducted in Portugal and Spain, the aim of this research is, on the one hand, to discuss the role of social networks in promoting active aging and their implications on relevant dimensions of the elderly's life, and on the other hand, to understand the level of importance and how this senior segment relates and interacts with the brands that populate social networks. Results point out that more than seeking and get information about brands, seniors navigate the social networks in search of affiliation, support and socialization not only broadening their network of contacts in the virtual world, but mainly by networking with their "acquaintances" with the goal of retrieving memories and strengthening bonds of friendship.
- A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagemPublication . Trigueiro, Rafaela Gamito; Lino, DalilaO presente relatório decorre do processo interventivo vivenciado a partir da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O estágio decorreu numa organização Particular de Solidariedade Social localizada na área metropolitana de Lisboa, sendo que o grupo em que foi realizada a intervenção era composto por vinte e quatro crianças, sete do sexo feminino e dezassete do sexo masculino, com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade. Ao longo da intervenção, através da observação constante do grupo de crianças, foi possível identificar uma problemática a investigar, sendo esta: a influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso, em que o objetivo principal passou por compreender de que forma é que o contexto familiar e o ambiente educativo promovem o desenvolvimento da linguagem. Para além deste, foram também definidos quatro objetivos específicos, sendo eles: (i) avaliar o desenvolvimento da linguagem da criança; (ii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente educativo relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente familiar relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iv) identificar estratégias potenciadoras do desenvolvimento da linguagem a serem aplicadas no contexto educativo e familiar. Para a realização do mesmo, foram selecionadas seis crianças e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados: a aplicação dos subtestes de avaliação da linguagem oral de definição verbal, nomeação e reflexão morfossintática (Sim-Sim, 2006); o reconto de pequenas frases com recurso a ilustrações; a aplicação da escala Early Childhood Environment Rating Scale-Revised (ECERS-R), no domínio raciocínio e linguagem; e, a aplicação do inquérito às famílias baseado no estudo de Mata e Pacheco (2009). Os resultados do presente estudo demonstram que a presença de estímulos nos diferentes contextos influencia o desenvolvimento da linguagem, na medida em que as crianças que demonstraram possuir um maior domínio expressivo e compreensivo da língua são aquelas em que os contextos são mais ricos em estímulos e vice-versa. Além disto, também o contexto educativo demonstrou assumir um papel de destaque, na medida em que é um pilar-chave no combate às desigualdades no que se refere à qualidade dos estímulos oferecidos pelos contextos familiares.
- An alternative proof on higher order derivatives of a multilinear mapPublication . Carvalho, SoniaAs a generalization of the formulas proved by Bhatia, Grover and Jain (Derivatives of tensor powers and their norms. Electron J Linear Algebra. 2013;26:604-619), in recent papers (The kth derivative of the immannant and the chi-symmetric tensor power of an operator. Electron J Linear Algebra. 2014;27:Article 18, On derivatives and norms of generalized matrix functions and respective symmetric powers. Electron J Linear Algebra. 2015;30:Article 22) Carvalho and Freitas obtained formulas for directional derivatives, of all orders, for generalized matrix functions and for every symmetric tensor power associated with a character xi of a subgroup G of the symmetric group S-m. Throughout our work, we used some well-known formulas for the derivatives of all orders of a multilinear map, since the maps that we studied are all multilinear. In this paper, we intend to present an alternative proof of these formulas, using the multilinearity argument.