ESCS - Relatórios
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- O caso do projecto de eliminação de resíduos industriais pelo sector cimenteiro: relatório de episódios de conflito ambiental: relatório finalPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Ferreira, José GomesNo âmbito da investigação dos Episódios de Conflito Ambiental a presente equipa tem, ao longo dos últimos meses, centrado a sua atenção no conflito ambiental provocado pela mudança de estratégia, por parte do XIII governo Constitucional presidido pelo Eng. António Guterres, na gestão dos resíduos industriais perigosos. Na orientação do governo houve uma intenção deliberada de realizar um conjunto de medidas de carácter curativo para fazer face ao grave problema do passivo ambiental e dos riscos possíveis para a saúde pública provocados pelo despejo anárquico de resíduos, aspecto que tem caracterizado a paisagem industrial do nosso país nas últimas décadas. Na mesma óptica, não foram apresentadas medidas de carácter preventivo, de modo a evitar que a situação de degradação ambiental acabe por ter de ser equacionada mais tarde.
- Definição dos perfis e competências das profissões da publicidadePublication . Pina, Helena Figueiredo; Cruz, Ana PaulaO relatório/memória aqui apresentado resulta da participação das autoras no grupo de trabalho da Comissão constituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior para assessorar na implementação do Processo de Bolonha. Para a área de conhecimento da Comunicação foi nomeado Coordenador Nacional o Professor José António Viegas Soares (da ESCS-IPL), com a missão de apresentar um Relatório Global sobre a Definição dos Perfis e Competências das Profissões da Comunicação. Para as profissões da Publicidade, o coordenador nomeou como as autoras como relatoras. O Relatório Global de Definição dos Perfis e Competências das Profissões da Comunicação (não publicado) foi entregue à Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Martins da Silva Carvalho, no final de 2004. Contextualização: Decorrente do processo Europeu global e da necessidade de criar uma Europa mais forte e coesa, a Europa do Conhecimento surge como fator fundamental para o crescimento social e humano, indispensável à consolidação e enriquecimento da cidadania europeia e veio reconhecer a importância do ensino e da cooperação pedagógica no desenvolvimento de sociedades mais estáveis e democráticas. Em Maio de 1998, a Declaração de Sorbonne, veio realçar o papel fulcral das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento das dimensões culturais da Europa. Os Ministros da Educação da Alemanha, França, Itália e Reino Unido, assinaram em Paris esta declaração conjunta onde se perspetiva já a constituição de um Espaço Europeu de Ensino Superior. Em Junho de 1999, a Declaração de Bolonha reúne os Ministros da Educação de 29 Estados Europeus, entre os quais Portugal, que subscrevem a Declaração de Bolonha contendo como objetivo claro, o estabelecimento, até 2010, do Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atrativo para estudantes europeus e de países terceiros. Nesse sentido, foram identificadas seis linhas de ação: adoção de um sistema de graus comparável e legível; adoção de um sistema de ensino superior fundamentalmente baseado em dois ciclos; estabelecimento de um sistema de créditos; promoção da mobilidade; promoção da cooperação europeia no domínio da avaliação da qualidade; promoção da dimensão europeia no Ensino Superior. Em Maio de 2001, no seguimento do compromisso político assumido em Bolonha, os Ministros da Educação europeus reunidos em Praga emitiram o Comunicado de Praga, reconhecendo a necessidade e importância de três linhas de ação adicionais para fomentar o evoluir do processo: promoção da aprendizagem ao longo da vida; maior envolvimento dos estudantes na gestão das instituições de Ensino Superior; promoção da atratibilidade do Espaço Europeu do Ensino Superior. Em Setembro de 2003, os Ministros responsáveis pela Área do Ensino Superior de 33 Países Europeus reuniram-se em Berlim para avaliar o processo de construção do Espaço Europeu do Ensino Superior. Desta reunião resultou o Comunicado de Berlim, onde ficou estabelecido que, até 2005: estaria em pleno funcionamento o Sistema de ECTS (European Credit Transfer System), bem como, o Suplemento ao Diploma; haveria um reforço de sinergias entre Espaço Europeu do Ensino Superior e Espaço Superior de Investigação, definidos como pilares fundamentais da consolidação da Sociedade do Conhecimento. A reflexão global decorrente deste processo definiu que a Europa do Conhecimento deveria estruturar-se com base nos seus recursos institucionais e humanos, sendo que, qualidade e eficácia são metas imprescindíveis na construção do espaço europeu da educação e da formação. Para a implementação do Processo de Bolonha, foram iniciadas uma série de reformas visando uma maior eficácia, modernização e simplificação das instituições de ensino superior tendentes a alcançar um patamar desejável de excelência, marcado por perfis competitivos, de referência nacional, europeia e internacional. Nesse sentido, o Ministério da Ciência e do Ensino Superior estabeleceu em 2003 um plano de ação para implementação do Processo de Bolonha a nível nacional e onde se preconizou a importância do agrupamento por áreas de conhecimento e o estabelecimento de qualificação e estruturas de formação para cada destas áreas. Para tal, o Ministério da Ciência e do Ensino Superior teve que definir: Perfis e competências de formação; Perfis para exercício profissional; Competências gerais e específicas, pessoais e académicas, associadas aos perfis identificados; Enquadramento das necessidades da Sociedade, com a estrutura e duração de ciclos aprovada pela Lei de Bases em matéria de competências, capacidades e conhecimentos; Competências e qualificação profissionais vs perfil formativo de cada um dos dois subsistemas do ensino superior. Para auxiliar nessa tarefa foi constituído um grupo de Coordenadores, representando as diversas áreas de conhecimento, para assessorar na implementação do Processo de Bolonha e tendo a missão de estudar e dar parecer à Ministra da Ciência e do Ensino Superior relativamente às estruturas de formação para cada área do conhecimento, a nível de primeiro e segundo ciclos, e quanto ao interesse de criação de cursos de especialização complementares desses dois ciclos formais de formação. Esta missão exige o contributo de individualidades de grande prestígio nacional para o efeito, designadas pela Ministra da Ciência e do Ensino Superior, às quais poderão ser associadas, se necessário, outras personalidades de elevado mérito, que assistirão o Coordenador no estudo e formulação do parecer. Para a área da Comunicação, foi nomeado Coordenador o Professor José António Viegas Soares da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa, que por sua vez nomeou as Professoras Helena Figueiredo Pina (ESCS-IPL) e Ana Paula Cruz (IPAM), como relatoras para a área da Publicidade, ambas com experiência relevante na docência e no exercício da atividade profissional em contexto de mercado.
- Episódio de conflito ambiental: o caso da Ponte Vasco da Gama: relatório finalPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Matos, Gisela; Garcia, José Luís de Oliveira; Conceição, SusanaA equipa responsável pelo estudo Episódios de Conflito Ambiental – que visa entender os processos e dinâmicas de formação da consciência e participação ambiental em alguns conflitos importantes, bem como equacionar os pressupostos e procedimentos das metodologias de Avaliação de Impacte Ambiental tendo em vista a efectividade do actual modelo – desenvolveu, ao longo dos últimos meses, um estudo acerca da nova travessia rodoviária sobre o Tejo em Lisboa – a ponte Vasco da Gama.
- O Estado da Nação 2003: síntese de resultadosPublication . Stock, Maria José; Montargil, Filipe; Santos, VitorÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2003, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, Diário de Notícias, TSF e SIC. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR. Integram esta comunicação os seguintes anexos: • Anexo 1 - Respostas dos participantes - Fase 1 - Respostas recolhidas voluntariamente através do site do projecto O estado da Nação e de cupões publicados no Diário de Notícias • Anexo 2 - Listagem dos vocábulos existentes nas respostas dos participantes – Output de software de análise de conteúdo (Textpack) - Fase 1. • Anexo 3 - Dicionário utilizado para a análise de conteúdo das respostas dos participantes - Fase 1 • Anexo 4 - Análise de conteúdo com recurso ao software Textpack das participações através do Diário de Notícias e Internet - Fase 1. • Anexo 1 - Focus Groups - - Modelo de Relevância do Cidadão - Fase 2 • Anexo 6 - Tabulações de inquérito por questionário telefónico. – Fase 3
- O Estado da Nação: como está o Portugal de hoje?: síntese de resultadosPublication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2002, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, Diário de Notícias, TSF e SIC. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR. Integram esta comunicação os seguintes anexos: • Anexo 1 – Respostas dos participantes – Fase 1 • Anexo 2 – Listagem dos vocábulos existentes nas respostas dos participantes – Output de software de análise de conteúdo (Text Pack) – Fase 1 • Anexo 3 – Dicionário utilizado para a análise de conteúdo das respostas dos participantes – Fase 1 • Anexo 4 – Análise de conteúdo - Participações Diário de Notícias e Internet – Fase 1 • Anexo 5 – Entrevistas com personalidades da sociedade civil – Fase 2.
- O Estado da Nação: como está o Portugal de hoje?: síntese de resultados: resultados finaisPublication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2001, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, SIC, Diário de Notícias e TSF. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR.
- Estereótipos de género na publicidade em PortugalPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioO principal objectivo deste estudo é identificar e analisar a presença de estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal, procurando-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, em que contextos, e que posição ocupam relativamente um ao outro. Pretende-se analisar a publicidade que contenha apenas elementos humanos (não crianças como personagem principal) por forma a compreender como a publicidade explora as dimensões abaixo referidas: Estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
- Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em PortugalPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioIdentificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
- Estudo anual da publicidade em 2002Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.
- Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.
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