ESCS - Relatórios
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- Projecto de episódios de conflito e cidadania ambiental: impacte ambiental, contingência e regulação: os estudos de impacte ambiental em Portugal (1990-1997)[relatório]Publication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Garcia, José Luís de Oliveira; Pott, MarisaO IPAMB solicitou ao OBSERVA a criação de uma base de dados dos processos de Avaliação de Impactes Ambientais e um relatório que descrevesse e sintetizasse, com a interpretação adequada e possível à natureza do material recolhido, o acervo compilado. Esta iniciativa foi acolhida na qualidade de estudo preliminar do projecto Episódios de Conflitos Ambiental do OBSERVA, devido à sua óbvia pertinência.
- Episódio de conflito ambiental: o caso da Ponte Vasco da Gama: relatório finalPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Matos, Gisela; Garcia, José Luís de Oliveira; Conceição, SusanaA equipa responsável pelo estudo Episódios de Conflito Ambiental – que visa entender os processos e dinâmicas de formação da consciência e participação ambiental em alguns conflitos importantes, bem como equacionar os pressupostos e procedimentos das metodologias de Avaliação de Impacte Ambiental tendo em vista a efectividade do actual modelo – desenvolveu, ao longo dos últimos meses, um estudo acerca da nova travessia rodoviária sobre o Tejo em Lisboa – a ponte Vasco da Gama.
- Três casos criminais: entre a realidade recenseada, a imagem criada pela TV e a decisão judiciária: relatório para o CEJPublication . Garcia, José Luís de Oliveira; Mendes, Hugo; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEste relatório trata dos seguintes assuntos: I – A Justiça e os Media 1. Direito, justiça e media: uma abordagem comparativa e relacional da visão liberal 2. Questionamento da visão tradicional/liberal do direito e dos media 3. A relação entre direito e media à luz de alguns modelos da sociologia do direito 4. A relação entre o direito e os media a partir de uma teoria dos campos II – A Justiça nos media 1. Dos conflitos de perfomatividade aos conflitos de retorica 2. Do direito mediatizado à sua recepção pelo público 2.1. O crime como faze visível do direito e da justiça nos media 2.2. A especificidade da televisão 2.3. Justiça e televisão: uma relação revisitada 3. Abrir a caixa negra da recepção 3.1. Diferentes imagens do público 4. A Escola de Glasgow Três casos criminais: - Caso da acusação de burla a um Secretário de Estado - Caso Buzinão - Caso do Impedimento da entrada no país de mulher de imigrante africano.
- O caso do projecto de eliminação de resíduos industriais pelo sector cimenteiro: relatório de episódios de conflito ambiental: relatório finalPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Ferreira, José GomesNo âmbito da investigação dos Episódios de Conflito Ambiental a presente equipa tem, ao longo dos últimos meses, centrado a sua atenção no conflito ambiental provocado pela mudança de estratégia, por parte do XIII governo Constitucional presidido pelo Eng. António Guterres, na gestão dos resíduos industriais perigosos. Na orientação do governo houve uma intenção deliberada de realizar um conjunto de medidas de carácter curativo para fazer face ao grave problema do passivo ambiental e dos riscos possíveis para a saúde pública provocados pelo despejo anárquico de resíduos, aspecto que tem caracterizado a paisagem industrial do nosso país nas últimas décadas. Na mesma óptica, não foram apresentadas medidas de carácter preventivo, de modo a evitar que a situação de degradação ambiental acabe por ter de ser equacionada mais tarde.
- O Estado da Nação: como está o Portugal de hoje?: síntese de resultados: resultados finaisPublication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2001, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, SIC, Diário de Notícias e TSF. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR.
- Relatório final: Análise da publicidadePublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada à publicidade veiculada em Portugal entre 15 de Outubro e 31 de Dezembro de 2001, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao código da publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. Neste período de 11 semanas foram analisados nove temas, a saber: veículos automóveis, publicidade dirigida a menores – por duas vezes, crédito à habitação, produtos financeiros – por duas vezes, electrodomésticos, comunicação comercial/patrocínios inserida em programas de produção nacional, publicidade com menores, publicidade a telecomunicações e seguros, que resultaram em 326 mensagens publicitárias veiculadas pelos suportes TV, Rádio, Imprensa, Publicidade exterior e Internet a nível nacional. Ficaram excluídos os meios de comunicação regionais e a publicidade nas salas de cinema. Como comunicação de massas de grande impacto, a publicidade procura adequar o seu discurso às realidades dos consumidores veiculando mensagens repletas de ideologias e valores que são por estes adoptadas. Deste modo, o discurso publicitário está em constante mutação para se adequar às realidades existentes em cada momento de modo a obter o maior impacto possível, uma vez que, o publicitário ao participar na dinâmica da sociedade inclui no seu trabalho imagens de inovação e do progresso, colocando, por vezes, em causa os hábitos, os princípios e os estereótipos instalados na sociedade. Podemos dar como exemplo casos em que a publicidade é responsável pela introdução de novos produtos e novas formas de uso, como foi o caso do telemóvel; e na mudança de hábitos, caso da contracepção. São, respectivamente, dois casos de publicidade comercial e institucional, em que podemos considerar a existência de inovações, cujos efeitos modificaram profundamente a nossa conduta e até a nossa mentalidade. Na realidade, a comunicação publicitária determina hoje mudanças de comportamentos que se manifestam, não só ao nível da aquisição dos produtos pelos produtos, mas, igualmente, no sentido em que a escolha dos bens se faz tendo em conta o simbolismo e o status que os produtos/marcas oferecem ao consumidor. São estas tendências que a nossa análise pretende realizar, tendo, também, em consideração que a publicidade como um processo de comunicação persuasiva, atraente e sedutora, que pode criar enganos no receptor, é regulada por códigos jurídicos a nível mundial, onde são acautelados os interesses dos consumidores de acordo com as suas culturas nacionais.
- O Estado da Nação: como está o Portugal de hoje?: síntese de resultadosPublication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2002, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, Diário de Notícias, TSF e SIC. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR. Integram esta comunicação os seguintes anexos: • Anexo 1 – Respostas dos participantes – Fase 1 • Anexo 2 – Listagem dos vocábulos existentes nas respostas dos participantes – Output de software de análise de conteúdo (Text Pack) – Fase 1 • Anexo 3 – Dicionário utilizado para a análise de conteúdo das respostas dos participantes – Fase 1 • Anexo 4 – Análise de conteúdo - Participações Diário de Notícias e Internet – Fase 1 • Anexo 5 – Entrevistas com personalidades da sociedade civil – Fase 2.
- Sumário executivo: o Estado da Nação 2002Publication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeÉ apresentado, neste documento, o Sumário Executivo do projeto O estado da Nação 2002, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, Diário de Notícias, TSF e SIC. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR.
- Estudo anual da publicidade em 2002Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.
- O Estado da Nação 2003: síntese de resultadosPublication . Stock, Maria José; Montargil, Filipe; Santos, VitorÉ apresentada, nesta publicação, a síntese dos resultados finais do projeto O estado da Nação 2003, realizado pela Data Crítica, Escola Superior de Comunicação Social, Diário de Notícias, TSF e SIC. De acordo com o Regimento da Assembleia da República (AR), “em cada sessão legislativa poderá ter lugar, em data a fixar por acordo entre o Presidente da Assembleia da República e o Governo, numa das últimas 10 reuniões da sessão legislativa, um debate de política geral, iniciado com uma intervenção do Governo sobre o estado da Nação, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares, seguindo-se o debate generalizado que é encerrado pelo Governo.” . O objectivo do projecto O estado da Nação consiste em recolher e tratar informação relativa à avaliação e às opiniões dos portugueses sobre o estado da Nação, antes do fim da sessão legislativa e da realização do debate sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Pretende-se, de forma mais concreta, recolher e disponibilizar informação através dos media sobre aquela que é a real avaliação dos cidadãos sobre o estado da Nação, antes do debate a ser efectuado pelos seus representantes na AR. Integram esta comunicação os seguintes anexos: • Anexo 1 - Respostas dos participantes - Fase 1 - Respostas recolhidas voluntariamente através do site do projecto O estado da Nação e de cupões publicados no Diário de Notícias • Anexo 2 - Listagem dos vocábulos existentes nas respostas dos participantes – Output de software de análise de conteúdo (Textpack) - Fase 1. • Anexo 3 - Dicionário utilizado para a análise de conteúdo das respostas dos participantes - Fase 1 • Anexo 4 - Análise de conteúdo com recurso ao software Textpack das participações através do Diário de Notícias e Internet - Fase 1. • Anexo 1 - Focus Groups - - Modelo de Relevância do Cidadão - Fase 2 • Anexo 6 - Tabulações de inquérito por questionário telefónico. – Fase 3
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