ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa by Title
Now showing 1 - 10 of 1411
Results Per Page
Sort Options
- 100 Años de desarrollo de la teoría financiera : situación actual y previsible evolución tras la crisis : resumen de la ponenciaPublication . Gómez-Bezares, Fernando"Las Finanzas, como disciplina académica, nacen a caballo entre los siglos XIX y XX. Sin duda el importante desarrollo industrial de la época y la necesidad de empresas de mayores dimensiones llevaron a un creciente interés por las concentraciones empresariales como fusiones y adquisiciones. También aumentó el interés por los mercados donde se financiaban estas empresas cada vez mayores. Y esto, aunque sucedía en diversas partes del mundo, estaba ocurriendo de forma especial en Estados Unidos, de manera que allí fue donde nacieron las finanzas, y donde se han seguido desarrollando. De esta manera, desde un comienzo, las finanzas tienen un claro sello anglosajón." [introdução]
- Abordagem do capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábilPublication . Beuren, Ilse Maria; Colauto, Romualdo DouglasO artigo aborda o capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábil. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória em fontes secundárias, com abordagem lógica dedutiva. O trabalho busca preencher uma lacuna existente na literatura quanto à necessidade de se considerar os elementos intangíveis, em particular, os relacionados ao capital intelectual, no processo de mensuração dos ativos das organizações. Inicialmente, faz uma incursão na conceituação e características de ativos, bem como na sua mensuração. Após, aborda os aspectos conceituais do capital intelectual, centrando maior atenção nas alternativas relacionadas à sua avaliação. Na seqüência, mostra o capital intelectual na perspectiva da tridimensionalidade da linguagem contábil e apresenta considerações finais ao estudo. Com base na pesquisa realizada, observou-se que os ativos possuem diversos atributos passíveis de mensuração.
- Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do 12º ano (2000-2005)Publication . Martinho, Carla; Jose Manuel MatosEsta investigação pretende caracterizar o desempenho dos alunos internos do 12º ano de 2000 a 2005. A diferenciação deste por regiões e por disciplina, a identificação de classes de escolas públicas de sucesso e sua diferenciação, bem como a comparação destas por distritos, constituíram os objectivos propostos para este trabalho. O estudo incluiu todos os registos dos alunos que nos anos em análise estiveram em condições de realizar exames nacionais, 1 768 233 registos. Para o efeito constitui-se uma base de dados capaz de incorporar informação relativa a cada registo e que permitiu a organização, sistematização e posteriormente a realização deste estudo. Alguns dos campos considerados foram as classificações interna e externa, o ano de realização da prova de exame, a disciplina dessa prova, a escola onde foi efectuada, o distrito correspondente, o subsistema de ensino, o tipo de curso, entre outros indicadores. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa aplicada de forma longitudinal, integrando a definição operacional de escola de sucesso e as variáveis: classificações interna final e em exame. As técnicas de análise aplicadas a nível nacional e regional pretendem atender à especificidade dos diversos contextos sociais e à heterogeneidade da realidade portuguesa. Independentemente da análise global ou da análise efectuada nas diferentes dimensões, as principais conclusões permitiram verificar que os alunos apresentaram melhores desempenhos nas avaliações efectuadas nas suas escolas do que nas avaliações externas. Estes apresentaram tendências estáveis ao longo dos seis anos, no binómio disciplina-região, no entanto diferentes entre si. Nas divergências de desempenho constatou-se influência dos distritos de onde são provenientes os alunos bem como da disciplina a que realizaram exame.
- Academic plagiarism: yielding to temptationPublication . Ferro, Maria João; Fanha Martins, HélderScope: Everybody lies. Plagiarism is pervasive because people are used to lying to succeed. While bringing up someone else’s ideas may be an inadvertent case of cryptomnesia, or unintentional plagiarism, academic plagiarism is hardly ever that case. Building on the existing literature, the aim of this paper is twofold. On the one hand, it contributes to the creation of a new framework for the definition of academic plagiarism within the larger scope of academic dishonesty, or academic misconduct; on the other hand, it identifies forms to recognize and discourage it. Aim: Our aim is to provide the basis for a subsequent empirical study on the phenomenon of plagiarism at LABS-ISCAL hoping to help diminish this practice that is deeply rooted in students in general.
- Accertamento con adesione e conciliazione giudiziale: contrato de transação no Direito Tributário?Publication . Domingos, Francisco NicolauA transação é, no Direito português , definida como o contrato pelo qual as partes que o celebram previnem ou terminam um litígio, mediante concessões mútuas, que podem envolver a constituição, modificação ou extinção de direitos diversos do direito controvertido. No aludido conceito é, assim, possível segmentar a existência de concessões recíprocas entre as partes e a presença de uma contraposição de interesses. A atuação unilateral da Administração tem, nos últimos tempos, vindo a ser substituída por modelos negociados (consensuais) de decisão. A utilização destas fórmulas não resulta de qualquer opção contingente, mas de um novo paradigma do exercício do poder administrativo na relação tributária. Diga-se, em abono da verdade, que, frequentemente, a Administração ignora que no poder administrativo também cabe a resolução de litígios.
- A accountability nos serviços e fundos autónomosPublication . Gonçalves, Cristina Maria de Jesus; Santos, Paula Gomes dosAo longo dos anos assistiu-se a mudanças bastante significativas ao nível da contabilidade. Estas alterações que começaram a nível internacional fizeram sentir os seus efeitos a nível nacional, com a transposição para o normativo português de um conjunto de regras e orientações de aplicação obrigatória. Esta transposição também foi sentida ao nível da contabilidade pública que, em contraposição à contabilidade das empresas, apresentava deficiências de diversa ordem. Neste momento encontramo-nos na era do new public management (nova gestão pública) que representa uma nova realidade dentro da Administração Pública com maior enfoque ao nível do desempenho ao invés de se centrar apenas na conformidade legal, e que fez surgir conceitos como a accountability. A presente dissertação, subordinada ao tema “A accountability nos serviços e fundos autónomos”, teve como principais objectivos, para além de dar a conhecer de forma mais ampla o conceito em análise, verificar se os organismos se encontram a cumprir as formalidades de prestação de contas, se existem mecanismos e instrumentos de accountability, perceber de que forma são assumidas as consequências pelos resultados e se existe percepção por parte dos SFA sobre a forma como a accountability serve o melhor interesse dos cidadãos. Após uma revisão da literatura, foram analisados os resultados obtidos através de questionário elaborado para o efeito, tendo sido possível concluir, que de uma forma geral, no que se refere a prestação de contas, existe ainda algum incumprimento em termos de formalismos e alguma falta de sensibilidade na necessidade de existirem mecanismos e instrumentos de accountability.
- Acordo ortográfico em vigor desde 2009Publication . Barrocas, Ana Paula B. de GouveiaEste conjunto de diapositivos resume as regras da grafia a adotar no âmbito do acordo ortográfico de 2009. Está dividido em cinco secções: três novas letras; maiúsculas e minúsculas; consoantes mudas; acentuação e hifenização.
- Acordos de Basileia e controlo dos riscos do setor bancário: o caso particular do risco de crédito em PortugalPublication . Mendanha, Miguel António Ramos; Breia, Arménio FernandesA presente dissertação foi efetuada no âmbito do Mestrado em Auditoria sob a temática os “ Acordos de Basileia e Controlo dos Riscos no Setor Bancário – O caso particular do Risco de Crédito em Portugal”. A escolha deste tema está relacionada com a extrema importância que os mesmos representam para a economia em geral e para o setor bancário em particular. Pretende-se com este trabalho apresentar os impactos no setor bancário, em particular ao nível da evolução do Risco de Crédito, bem como realçar a importância da implementação dos Acordos de Basileia e dos riscos associados ao setor bancário, relativamente aos Bancos cotados no PSI 20 da Bolsa de Lisboa (BES, BPI, BCP e Banif) a 31 de dezembro de 2013. Esta análise será realizada em duas partes: a primeira correspondendo à revisão da literatura existente sobre o tema e a segunda recorrendo à análise dos relatórios e contas e dos relatórios de disciplina de mercado. Tendo por base os resultados obtidos no trabalho de investigação, constatou-se que o Risco de Crédito tem vindo a aumentar, sendo necessário um acompanhamento especial à análise/tratamento do mesmo, bem como uma maior fiscalização por parte do regulador.
- Acordos de Basileia e controlo dos riscos no sector bancário - o caso particular do risco de crédito em PortugalPublication . Mendanha, Miguel António Ramos; Breia, ArménioA presente dissertação foi efetuada no âmbito do Mestrado em Auditoria sob a temática os “ Acordos de Basileia e Controlo dos Riscos no Setor Bancário – O caso particular do Risco de Crédito em Portugal”. A escolha deste tema está relacionada com a extrema importância que os mesmos representam para a economia em geral e para o setor bancário em particular. Pretende-se com este trabalho apresentar os impactos no setor bancário, em particular ao nível da evolução do Risco de Crédito, bem como realçar a importância da implementação dos Acordos de Basileia e dos riscos associados ao setor bancário, relativamente aos Bancos cotados no PSI 20 da Bolsa de Lisboa (BES, BPI, BCP e Banif) a 31 de dezembro de 2013. Esta análise será realizada em duas partes: a primeira correspondendo à revisão da literatura existente sobre o tema e a segunda recorrendo à análise dos relatórios e contas e dos relatórios de disciplina de mercado. Tendo por base os resultados obtidos no trabalho de investigação, constatou-se que o Risco de Crédito tem vindo a aumentar, sendo necessário um acompanhamento especial à análise/tratamento do mesmo, bem como uma maior fiscalização por parte do regulador.
- Acordos de Basileia e o impacto na regulamentação da actividade bancária: Uma revisãoPublication . Vasconcellos, J. M. O.; Peres, Cândido Jorge; Cristóvão, Domingos CustódioAssociado a um conjunto de instabilidades vividas no sector bancário durante a segunda metade do século XX, foram necessárias reformas no âmbito da regulamentação da actividade. Apesar das inovações conseguidas pelas publicações dos acordos de capital, nomeadamente no que confere aos requisitos mínimos deste a exigir às entidades bancárias, estes normativos nem sempre conseguiram antecipar de forma eficaz as inovações do próprio sistema. Com intencional esforço de síntese e agregação destas matérias, pretende-se com o presente artigo elaborar um balanço cronológico das principais alterações ao nível conceptual principais conquistas, assim como as limitações de cada um dos acordos de capital, de forma a contribuir para uma melhor percepção da evolução normativa no sector bancário, apresentando interesse em particular, para profissionais de mercado, gestores, académicos que procurem aprofundar as questões expostas e, por último, mas não menos relevante, para conhecimento do publico em geral que demonstre interesse por estes temas.