Browsing by Issue Date, starting with "2013-11"
Now showing 1 - 10 of 86
Results Per Page
Sort Options
- Imunocitoquímica: o que há de novo?Publication . Ferro, Amadeu BorgesA imunocitoquímica é uma técnica de uso generalizado em citopatologia, podendo ser utilizada em amostras de citologia aspirativa e esfoliativa. As amostras citológicas muitas vezes são as únicas disponíveis e a ICQ pode ser utilizada para confirmar o diagnóstico e sugerir o prognóstico.
- Gestão estratégica das organizações : sua aplicabilidade numa instituição financeira : o caso "Grupo Banco Espírito Santo"Publication . Santos, Adilson Inocêncio dos; Martins, José Duarte MoleiroA presente dissertação incide sobre os conceitos da gestão estratégica, e todo o processo dinâmico de formulação e elaboração da estratégia das organizações em mercados cada vez mais globais e competitivos, assumindo especificidades próprias no caso das instituições financeiras. Tal ensejo obriga a um rigoroso diagnóstico estratégico, recorrendo a várias técnicas de análise estratégica, nomeadamente análise da situação organizacional, a análise do ambiente externo (através da análise PEST, do modelo das cinco forças de Porter e dos grupos estratégicos), a análise do ambiente interno (através da análise VRIO e da cadeia de valor), o cruzamento destas através da análise SWOT, culminando na definição do posicionamento estratégico (com a definição do alvo e segmentos de mercado, o marketing-mix e a proposta de valor). Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivos, evidenciar todo impato das constantes mutações do ambiente externo sobre o desenvolvimento estratégico das organizações no sentido lato, ditando o seu sucesso ou fracasso, e ainda demonstrar as especificidades peculiares do setor financeiro nesta matéria, dada a sua hipersensibilidade às alterações do ambiente externo, com repercussões quase automáticas no ambiente interno das instituições financeiras. O estudo de caso incidirá numa instituição financeira nacional, o Grupo Banco Espírito Santo, ao qual serão aplicados as análise anteriormente enunciadas, para resposta as questões de investigação alusivos ao tema e alcançar assim os objetivos propostos para a dissertação.
- Aplicação da teoria das restrições na gestão de projectos: caso em estudoPublication . Muheto, Bernardo Augusto; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoEste trabalho discute a questão das novas ferramentas aplicadas a gestão de projectos. A gestão de projectos ao longo dos anos tem sido um problema sério devido aos atrasos que ocorrem nos prazos determinados. Assim sendo deu-se grande destaque a utilização da cadeia critica. Inicialmente foi feita uma revisão geral sobre algumas das ferramentas que ao longo dos anos foram sendo desenvolvidas, a fim de dar uma resposta aos problemas de gestão de projectos. Durante essa revisão foi mostrado os pros e os contras das ferramentas tradicionais. A seguir foi elaborado um projecto, que explica com detalhe como a ferramenta CCPM pode ser aplicada no projecto simples e genérico. Também foi feita uma aplicação teórica de um exemplo de um trabalho, a construção de um bote salva vidas, aplicando a CCPM.
- As dimensões culturais de Hofstede: análise da publicidade em PortugalPublication . Sánchez, Erika Germania Manzo; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Vicente, Ângelo Miguel RibeiroAs sociedades estão sendo moldados por estereótipos invasivos, baseados num factor puramente economico ou consumista, deixando de lado aspectos tradicionais, tais como a família, educação, cultura e até mesmo a política. Mediante a publicidade é possível difundir costumes e tradições que se manifestam dentro da sociedade, mas não é possível determinar até que ponto essas manifestações são características próprias da sociedade ou são conductas alheias, próprias de uma sociedade globalizada. Nesta situação surge a questão de saber se a publicidade emitida em contexto nacional reflecte os valores culturais da sociedade portuguesa. Como objectivo geral, procurou-se encontrar características similares nos anúncios publicitários televisivos, emitidos no horário nobre nos canais de maior audiência em Portugal, como são a TVI e a SIC. Estes anúncios foram analizados á luz das dimensões culturais de Hofstede (1997), com base das descrições dadas por de Mooij (2005). Para a análise do corpus (224 anúncios) utilizou-se um método do tipo qualitativo tendo sido considerados três aspectos fundamentais tais como: a mensagem central, o áudio e a imagem. Os resultados revelaram que as dimensões culturais mais usadas são a Masculinidade, o Individualismo e a Orientação a Curto Prazo. Estas descobertas permitiram concluir que a mensagem dos anúncios está mais direccionada à uma individualização do sujeito, em deterimento do grupo social.
- Rate regulated activities: a problemática do relato financeiro e da sua auditoria: o caso da navegação aérea no contexto europeuPublication . Santos, Ana Filipa Garcia dos; Alves, Gabriel CorreiaA navegação aérea, enquanto atividade regulada, está sujeita a legislação específica, dependendo o seu exercício de autorização própria atribuída por uma entidade supervisora, que também verifica as tarifas a aplicar. O regulamento (CE) N.º 550/2004 identifica os requisitos comuns para a prestação de serviços de navegação aérea na Europa, dando particular importância à transparência do relato financeiro ao exigir a sua elaboração segundo as normas internacionais de contabilidade e a verificação por uma auditoria independente. Adicionalmente, o Regulamento (EU) N.º 1191/2010, que alterou o Regulamento (CE) N.º 1794/2006, estabelece o regime comum de tarifação de tais serviços, nomeadamente a recuperabilidade de desvios relativos ao volume de tráfego e aos gastos controláveis e não controláveis. Ao nível do enquadramento contabilístico, as atividades reguladas não têm uma norma específica. Existem dois projetos do IASB – um de 2009, que foi suspenso, e um de 2013, relativo à implementação de uma norma transitória que incentive a adoção das normas internacionais por entidades que exerçam atividades reguladas. Existe, ainda, uma norma do FASB não aplicável no espaço europeu. Os R&C de várias entidades evidenciam a existência de diferentes referenciais contabilísticos e que a generalidade dos relatórios de auditoria não tem reservas ou ênfases. Enquanto algumas entidades apenas divulgam os montantes dos desvios, outras entidades consideram que tais montantes se qualificam, reconhecendo-os. Tal facto decorre da inexistência de uma norma internacional que põe em causa a comparabilidade da informação financeira e dificulta o julgamento do auditor quanto à adequação ou não dos procedimentos adotados pela entidade.
- Newspaper coverage impact on cultural events: Porto 2001 and Guimarães 2012: European Cultural CapitalsPublication . Centeno, Maria JoãoPortugal hosted in the last twelve years, two editions of the event European Cultural Capital; this paper intends, first, to illustrate the coverage that Portuguese newspapers made to each of the events and on the other hand, to challenge this media construction with the perceptions of the local event managers, two of the communicative dimensions that contributed to its construction. We want to make a confrontation between the 'voices' that shaped the events and then reflect to what extent these cities embrace cultural policy as a route to urban transformation. The EU Council of Ministers of Culture elects, from year to year, cities of different EU member states to become European Cultural Capital, “contributing to bring together the Europe´s people" (words of Mélina Mercouri, Greek Minister of Culture who, in 1985, proposed the launch of this initiative) and encouraging the elected urban space to present new cultural paradigms. In the genesis of this model is the cultural decentralization’s vector, a possibility to medium-sized cities of funding public works, restoring heritage and promoting themselves in touristic terms, of giving visibility to cities away from cultural and creative industries’ major distribution centers. Although there is EU funding, it is the local government that plays a key role both in financing and managing such events. The application itself to the title of European Cultural Capital is the responsibility of local authorities. It is they who determine the event management’s model and accompany all the implementation steps. From the content analysis to front page stories of all editions of four daily newspapers (Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias and Correio da Manhã), a weekly newspaper (Expresso) and a weekly magazine (Visão) throughout 2001 and 2012 and from interviews to local policy-makers and cultural managers, it is possible to discuss public and official narratives. From that we are able to define the steps that marked the different moments of each of the events, patterns of action, the major players, planning and programming types. Through newspapers analysis, it is intended to examine the role that this traditional media has in building the event perception and in the symbolic and material existence of each of the cities. Newspapers merely discloses the events’ schedule or instead they question the role that cities, promoting such initiatives, should have as places of innovation in terms of cultural policies, artistic production and innovation, in urban and environmental regeneration, in economic revitalization, in training and creating new artists and new audiences and in boosting the confidence of local communities. Newspapers, responsible for social construction of reality, add shaping the impact these cultural events have on cities’ image, envisaged in local terms, but also in national terms, by stimulating consumption among residents and attracting visitors. This paper’s aim is to confront the media’s role, through news values, with the local government’s strategy in promoting the cities of Porto and Guimarães as cultural destinations.
- Relatório de estágio em gabinete de engenharia na componente de climatizaçãoPublication . Matos, Luís António de Sousa; Cardoso, João Antero Nascimento dos SantosEste relatório pretende apresentar o trabalho realizado durante o estágio que decorreu num gabinete de engenharia de climatização, dando a conhecer as diferentes etapas de um projecto de climatização, a simulação dinâmica de cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento, a especificação de equipamentos e o dimensionamento de redes hidráulicas e aeráulicas. A climatização é um campo vasto, nele incluem-se uma gama de funções que vão desde o aquecimento de pequenas habitações com o propósito de manter a sua temperatura ambiente em valores adequados, a sistemas mais complexos ligados ao controlo ambiente em processos industriais. Pretende-se fundamentalmente com a climatização proporcionar níveis de conforto e adequada qualidade do ar aos utilizadores ou processos que se realizem num espaço interior. Ultimamente estes objectivos têm vindo a tornar-se mais difíceis de serem atingidos, dada a necessidade de os cumprir em simultâneo com reduzidos custos energéticos. Os actuais regulamentos energéticos, em conjunto com uma maior consciência ecológica por parte dos consumidores, trouxeram maiores exigências ao nível da eficiência e da qualidade geral dos produtos de climatização. Essa nova realidade reflete-se ao nível de projeto pela necessidade de se efetuarem cálculos cada vez mais precisos e próximos da realidade, bem como a procura de soluções otimizadas para as instalações, através da comparação técnico-económica de diversas soluções de modo a adequar as instalações ao orçamento, exigência e desejo do Cliente, sem pôr em causa a eficiência energética.
- Promoção no ponto de venda: percepções e comportamentos do consumidorPublication . Cecília, Telma Cristina Leandro; Machado, Ana TeresaEste estudo enquadra-se no âmbito do Marketing e Comportamento do Consumidor e tem como tema Promoção no Ponto de Venda. Esta investigação tem como objectivo conhecer a percepção e comportamento de grupos de consumidores face a promoções no ponto de venda. O desenvolvimento deste projecto procurou encontrar resposta para os objectivos de investigação propostos através da realização de um inquérito por questionário. Toda a investigação empírica teve por base os resultados obtidos através de 156 questionários online a consumidores, maiores de 18 anos, de super e hipermercados e centros comerciais. Foi utilizada uma amostra por conveniência, para a qual foi enviado questionário online através de email e redes sociais. Realizou-se então este estudo e os resultados demonstraram que as promoções continuam a motivar o consumo e a despoletar a compra imediata e em maior quantidade. Estas conclusões são diferenciadas face às categorias de produto, com maior interesse por parte do consumidor em relação às promoções nos bens essenciais e moda, e face às tipologias de promoção, cuja preferência de promoção são as que têm incidência no preço. No nosso estudo encontramos quatro segmentos de consumidores, que de uma forma global registam auto percepção de consumidores inteligentes, que procuram com a promoções optimizar a relação qualidade preço, e que são pouco impulsivos no consumo. Concluímos que as promoções no ponto de venda são técnicas de marketing em que os gestores de marketing devem continuar a apostar pois é um factor critico de sucesso no incremento de vendas.
- Avaliação da dose efetiva recebida pelo técnico de radiologia no contexto ocupacionalPublication . Sousa, Vera; Lança, LuísIntrodução – As funções a desempenhar pelos técnicos de radiologia (TR) envolvem exposição ocupacional às radiações ionizantes, podendo acarretar potenciais efeitos biológicos. Metodologia – De modo a avaliar a dose efetiva recebida pelo TR nos diferentes métodos de estudo radiológico em que este trabalha, procedeu-se à realização de um estudo exploratório-descritivo. Efetuaram-se medições com dosímetros termoluminescentes em cinco valências radiológicas e foram aplicados questionários aos TR para determinar o tempo total de trabalho, bem como as medidas gerais de proteção radiológica utilizadas durante o período de medições. Resultados – Verificou-se que as doses efetivas, calculadas por hora, foram mais elevadas na valência de radiologia de intervenção, com os dados obtidos sobre a proteção plumbínea, sendo que a valência com menor dose efetiva calculada por hora foi a de mamografia, que apresentou um valor de medição igual a zero. Conclusões – Com o presente estudo conclui-se que existem diferenças de dose efetiva recebida de acordo com a função desempenhada pelo TR. Pela extrapolação dos valores calculados para doses efetivas anuais, verificou-se que os valores correspondentes a cada valência se encontram muito abaixo do limite anual legal de 20mSv.
- Novos receptores moleculares baseados em calix[4]arenos: aplicação à química sensorialPublication . Teixeira, Carlos Manuel Brandão; Prata, José Virgílio; Costa, Alexandra Isabel Paulo daNo presente trabalho são descritas as sínteses de novos receptores moleculares do tipo p-fenilenoetinileno baseados em calix[4]arenos bicíclicos com potencial aplicação em química sensorial. A preparação destes materiais envolveu a síntese e caracterização de duas unidades precursoras distintas entre si apenas pela substituição no bordo superior do calix[4]areno: tBuCalix-OCP-diiodo e pHCalix-OCP-diiodo. A obtenção destes compostos foi conseguida numa sequência sintética envolvendo 3 passos, partindo de calix[4]areno, tendo a eterificação intramolecular decorrido em condições de alta diluição. Os compostos sintetizados foram analisados e caracterizados por espectroscopia de infravermelho de transformada de Fourier (FTIR), ressonância magnética nuclear de protão e carbono (RMN 1H e 13C), análise elementar e cromatografia de permeação em gel (GPC). De modo a estudar as propriedades espectroscópicas inerentes a estes materiais, recorreu se a técnicas de absorção de estado fundamental e luminescência de estado estacionário. Os produtos obtidos foram posteriormente testados como sensores de compostos nitroaromáticos e nitroanilinas, utilizando técnicas de fotoluminescência em solução e filme. Foi ainda avaliada a capacidade de complexação de tBuCalix-OCP com nitroanilinas, combinando o método de variações contínuas com análise de fluorescência em solução. O tipo de complexo formado entre tBuCalix-OCP e p-nitroanilina foi igualmente estudado por RMN 1H, tendo por objectivo estabelecer o local de inclusão (bordo superior ou inferior) e a provável geometria do complexo em solução. A natureza assimétrica inerente aos Calix-OCP’s sintetizados foi avaliada recorrendo à análise por RMN 1H na presença de um reagente de desvio químico (Reagente de Pirkle, (S)-2,2,2-trifluoro-1-(9-antril)etanol). A resolução óptica de tBuCalix-OCP foi conseguida, demonstrando assim a quiralidade planar apresentada por este composto.