ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema
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- #1 adeus ao amorPublication . Ferreira, Diogo Miguel Ribeiro; Gonçalves, Maria Repas; Vasques, EugéniaEste Relatório de Projeto visa descrever o processo de trabalho que resultou no espetáculo #1 Adeus ao Amor. Este projeto nasceu da vontade de explorar alguns aspectos da manipulação vocal ao vivo, em particular a utilização de mecanismos de repetição (looping), tendo como principal objectivo a potencialização tanto da voz física do ator/cantor na construção musical e dramatúrgica, como do texto verbal e texto musical.
- 3 peças de teatro infantil + 1 peça de teatro juvenilPublication . Cabral, CarlosPeças de teatro para a infância e juventude.
- ABCDEFG: the feet understandPublication . Mira, Ana Sofia Palula Fonseca deA presente pesquisa parte de uma experiência na dança e consiste numa reflexão sobre essa área feita através da análise do filme de um dueto dançado — "ABCDEFG" (1994) do coreógrafo, bailarino e director Russell Dumas. O filme em estudo é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. A questão — Que pode um corpo fazer ? — orienta uma exposição sobre particularidades presentes na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber, a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme. Tal exposição tem como objectivo a construção de uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento "ABCDEFG" (1994). O estudo centra-se numa discussão sobre o corpo, as sensações e a criação de imagens; incidindo sobre: o movimento, a relação, o desequilíbrio, o actual e virtual, a mutação, o gesto, a expressão, o intercorporal e intersubjectivo, a extensão, o excesso, o afecto e o espaço engendrado pelos corpos; captando, assim, diferentes elementos que (in)formam, povoam e conservam o filme. Na reflexão aqui apresentada pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente, relacional e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo.
- Uma abordagem poética sobre o espetáculo: na bagunça do teu coraçãoPublication . Puntel, Carolina Cruz; Rosa, Armando Nascimento; Lignelli, CésarA idéia deste projeto foi levar à cena e apresentar ao público um espetáculo de teatro, a partir da vivência no circuito acadêmico. Este trabalho de mestrado possui, portanto, duas partes: uma teórica, que foi o estudo dos fundamentos da criação de um espetáculo, e outra prática, a encenação da ideia propriamente dita. Estiveram envolvidos na montagem do espetáculo a produtora Yellow Star Company (YSC) e a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), produziu o guarda-roupa, cenário, design gráfico, além de disponibilizar quatro alunos de música que estiveram presentes nas apresentações. Na parte teórica, indicaremos como o material recolhido no processo de pesquisa, referido no capítulo 1, influenciou ou inspirou o processo criativo desenvolvido no capítulo 2, e, como isso se refletiu no objeto escolhido que, neste caso, foi a criação do espetáculo; e também no trabalho teórico. Procuramos pontos de vistas diferenciados, sobre a fusão de três artes: atuação, música e dança; enquadramos a história de amor da peça dentro do amor platônico, desenvolvendo a reflexão sobre a velocidade do tempo afetivo nos relacionamentos e refletimos sobre a consciência do ator enquanto responsável por um exercício cênico. O trabalho prático deste projeto, o espetáculo: Na bagunça do teu coração, teve a sua estreia no dia 14 de outubro de 2017 - no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco e sua carreira continuou em Lisboa, no Teatro Armando Cortez de 25 de outubro a 29 de novembro.
- “About blank”Publication . Nogueira, Mariana SáEste texto põe em relação espaços em branco de diferentes formatos, entre os quais o espaço da galeria de arte (cubo branco), a caixa preta do teatro e o espaço desmaterializado das plataformas digitais.
- Abraçar a lentidão, através das artes e da educaçãoPublication . Cordeiro, MartaConversa entre Marta Cordeiro, Sílvia Real e Susana Martins, em Outubro de 2018, sobre o Grupo 23: Silêncio! E o Teatro da Voz. A conversa versa sobre a educação artística e o teatro para e com crianças, a criação, a educação, a importância dos projectos
- Acção teatral Artimanha – ATA: oficina de emoçõesPublication . Guerreiro, Ana; Rosa, Armando NascimentoEste estudo tem como objectivo analisar e dar a conhecer as práticas, valores e pessoas que constituem a Acção Teatral Artimanha - ATA, grupo de teatro de amadores localizado em Pinhal Novo, concelho de Palmela. Falar e contar a sua história de trinta e seis anos de teatro, a sua interacção com a comunidade e também a importância que exerce na formação pessoal e social dos indivíduos que pertencem à associação ao proporcionar-lhes uma série de aprendizagens específicas, nomeadamente no campo da criatividade, dos valores humanos e no sentimento de pertença.
- Acompanhando o processo criativo de João MotaPublication . Silva, David Rodrigues da; Rosa, Armando Nascimento; Mota, JoãoEste relatório pretende investigar a importância de observar, participar e partilhar o processo criativo de espetáculos distintos, encenados por João Mota, e analisar de que forma é possível criar uma sinergia entre grupos de actores distintos para se criar um grupo.O estágio profissional realizou-se no Teatro Nacional D. Maria II, de 4 de setembro de 2012 a 14 de fevereiro de 2013, no âmbito de um estágio de encenação, com o elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II, actores da Comuna Teatro de Pesquisa e actores em estágio profissional, recém-licenciados da Licenciatura de Teatro, ramo de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Durante o período do estágio, acompanhei três processos criativos encenados por João Mota,como assistente de encenação,desde a primeira leitura de cada peça de teatro até à exibição pública dos espectáculos. O presente trabalho divide-se em duas partes, englobando as seguintes funções: observador e participante
- AcrasiaPublication . Antunes, DavidNesta entrada de dicionário, descreve-se em detalhe o fenómeno da acrasia e a sua extrema relevância no entendimento do funcionamento da acção e dos fenómenos de irracionalidade na conduta humana.
- Activismo cultural e transformação social: casos e estratégias de práticas e políticas urbanasPublication . Matoso, RuiO campo cultural é tido usualmente como potencial crítico do status quo vigente. A revolução cultural de Maio de 1968 é um marco no combate às políticas culturais conservadoras na Europa. No entanto, como bem sabemos, é à escala dos territórios locais que a produção social de espaços de acção diferenciados e significativos, maior potencial permite gerar face às forças alienantes da desterritorialização global. Por outro lado, sabemos também que as práticas de cidadania e a diversidade cultural foram sendo negligenciadas em favor de lógicas mercantilistas e da competitividade entre “cidades marca”, na formatação de identidades e imaginários no seio de uma cultura financeira neoliberal. A economia criativa surgiu como novo paradigma da economia mundial, gerando conceitos que hoje ocupam o discurso político oficial sem se perceber concretamente os seus modelos de aplicação aos territórios. Há diversas razões para que este desvio se concretizasse nas sociedades contemporâneas. Uma delas prende-se certamente com a globalização enquanto sintoma de homogeneização e mercantilização da cultura. Mas também na ausente, ou débil, construção de políticas culturais locais, sem formulação de estratégias publicadas e debatidas. Todavia, esta deriva confronta-se hoje com reivindicações opostas: a Democracia Cultural, o Direito à Cidade, a Política dos Comuns, os Direitos Culturais, entre outras. Mas, como conceber estratégias artísticas, culturais e políticas que visem o desenvolvimento da Democracia e da Cidadania Cultural? Como revitalizar o quotidiano cultural das nossas cidades? De que modo afinal se cumpre a Constituição da República Portuguesa na efectivação da Democracia Participativa e dos Direitos Culturais?