ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEBPublication . Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues; Cardoso, AdrianaO presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição e análise das práticas decorridas em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Já a segunda recai no estudo empírico desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo. O estudo empírico, subordinado ao tema A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB, resulta da identificação de fragilidades e potencialidades do grupo que levou à definição de um plano de intervenção que incidia, entre outros aspetos, no desenvolvimento de competências ortográficas. Assim, aliou-se, à necessidade de potenciar a descoberta de regras ortográficas, a aprendizagem com recurso a laboratórios gramaticais. Definiu-se, então, como eixos orientadores os seguintes objetivos específicos: I) criar laboratórios gramaticais tendo em vista o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º ano; II) analisar o efeito da utilização dos laboratórios gramaticais no desenvolvimento de competências ortográficas em alunos do 1.º ano. Para a realização do estudo, recorreu-se aos princípios metodológicos da investigação-ação e adotou-se uma abordagem qualitativa. Com efeito, as técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante (com recurso a notas de campo), a análise documental e as entrevistas (três das quais na modalidade de focus group). A análise dos dados recolhidos permitiu chegar às seguintes conclusões: (i) os recursos criados possibilitam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica, por parte dos alunos, responsabilizando-os pela sua aprendizagem; (ii) a utilização de LG revela-se pertinente para a aprendizagem da ortografia, uma vez que potencia a atitude reflexiva e investigativa sobre a língua, dando origem a aprendizagens mais significativas.
- Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEBPublication . Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao nível do 1.º Ciclo, a prática pedagógica decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo em duas turmas do 6.º ano. Numa segunda parte, o presente relatório integra um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo, intitulado Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB. Este estudo foi orientado segundo os seguintes objetivos específicos: (i) criar laboratórios gramaticais digitais que promovam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica no 1.º ano do 1.º ciclo; (ii) avaliar o impacto do uso dos recursos educativos digitais na competência ortográfica dos alunos. De acordo com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, numa modalidade próxima da investigação-ação, com recurso pontual a dados quantitativos. O desenvolvimento dos laboratórios gramaticais digitais teve por base o modelo de design instrucional ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados que foram, depois, tratados, essencialmente, através da análise de conteúdo. Como resultados, apresentam-se três laboratórios gramaticais desenvolvidos ao longo de seis recursos educativos digitais, que visam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Estes recursos, através da combinação de elementos audiovisuais apelativos e de gamificação, permitiram a realização de um percurso pedagógico baseado no método científico, que se demonstrou ter impacto no conhecimento ortográfico dos alunos.