Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao nível do 1.º Ciclo, a prática pedagógica decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo em duas turmas do 6.º ano. Numa segunda parte, o presente relatório integra um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo, intitulado Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB. Este estudo foi orientado segundo os seguintes objetivos específicos: (i) criar laboratórios gramaticais digitais que promovam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica no 1.º ano do 1.º ciclo; (ii) avaliar o impacto do uso dos recursos educativos digitais na competência ortográfica dos alunos. De acordo com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, numa modalidade próxima da investigação-ação, com recurso pontual a dados quantitativos. O desenvolvimento dos laboratórios gramaticais digitais teve por base o modelo de design instrucional ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados que foram, depois, tratados, essencialmente, através da análise de conteúdo. Como resultados, apresentam-se três laboratórios gramaticais desenvolvidos ao longo de seis recursos educativos digitais, que visam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Estes recursos, através da combinação de elementos audiovisuais apelativos e de gamificação, permitiram a realização de um percurso pedagógico baseado no método científico, que se demonstrou ter impacto no conhecimento ortográfico dos alunos.
ABSTRACT This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, an analytical and reflective description of the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st and 2nd cycle of Basic Education is carried out. At the 1st cycle level, the pedagogical practice took place in a 1st grade class and in the 2nd cycle in two 6th grade classes. In a second part, this report integrates an empirical study carried out in the context of the 1st cycle, entitled Digital Grammar Laboratories for the Development of Orthographic Skills in the 1st Cycle. This study was guided by the following specific objectives: (i) Create digital grammar labs that promote the discovery of phonologically based orthographic rules in the 1st year of the 1st cycle; (ii) Evaluate the impact of the use of digital educational resources on the development of students' orthographic competence. According to the object of study, a qualitative methodology was used, in a modality close to action-research, with occasional use of quantitative data. The development of digital grammar labs was based on the instructional design model ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Thus, direct and participant observation, semi-structured interviews and a pre and post-test were used to collect data, which were then processed, essentially, through content analysis. As a result, three grammatical laboratories developed over six digital educational resources are presented, aimed at discovering phonologically based orthographic rules. These resources, through the combination of appealing audiovisual elements and gamification, allow the realization of a pedagogical path based on the scientific method, which has been shown to be beneficial for the development of orthographic knowledge.

Description

Relatório de prática de ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Ortografia Desvios ortográficos Laboratório gramatical Recurso Educativo Digital 1.º Ciclo do Ensino Básico Spelling Spelling deviations Grammatical laboratory Digital educational resources Primary school

Citation

Reis, S. C. G. (2022). Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15854

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue