Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa
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Browsing Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Desafios e competências para os bibliotecários do Politécnico de LisboaPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Luz; Teófilo, RuiQuais são as linhas orientadoras para as Bibliotecas do Ensino Superior do século XXI? Quais são as exigências atuais que se colocam aos Bibliotecários? Como a está a tecnologia a transformar o papel do bibliotecário? Como está a ser incorporada a IA nas Bibliotecas do IPL? IA como ameaça ou aliada? Como prepararmo-nos para este novo cenário? Que competências serão essenciais no futuro? Como garantir que a IA seja inclusiva e ética nas bibliotecas?
- Discursos do Presidente: presidência 2016-2025Publication . Margato, ElmanoEsta publicação contém os discursos proferidos pelo Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Polytechnic University of Lisbon (PUL), ao longo dos seus dois mandatos, de 14 de março de 2016 a 09 de fevereiro de 2025. Este legado permite conhecer o pensamento estratégico do Presidente, na liderança da equipa cujo trabalho conduziu ao incremento do desenvolvimento científico, pedagógico, artístico, cultural e de extensão de uma instituição, localizada na área metropolitana de Lisboa, que possui nove unidades orgânicas (6 escolas e 2 institutos e 1 serviço de ação social). Em 2024, o Politécnico de Lisboa reunia cerca de 14000 estudantes, 1200 docentes, 400 funcionários e tem‑se vindo a pautar por uma taxa de colocação de estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior acima de 95%. A internacionalização da instituição, ao nível dos estudantes e, também, da investigação, foram preocupações sempre presentes. Destaca‑se pela sua relevância a colaboração com a Universidade de Macau e a integração da Universidade Europeia U!REKA de que fazem parte mais cinco universidades de ciências aplicadas da europa. Para apoio à concretização deste objetivo foi criado o Centro de Línguas e Cultura do IPL (CLiC‑IPL), de que desfrutam estudantes, docentes e funcionários não docentes.
- A função de auditoria interna numa instituição de ensino superior pública em PortugalPublication . Alexandre, Vítor; Matos, Manuel; Alves, Sílvia de SousaA função de auditoria tem registado uma evolução significativa ao longo do tempo, assumindo uma importância crescente nas Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas (IESPP). Embora estas instituições beneficiem de uma certa autonomia, estudos recentes revelam variações marcantes na abordagem e atenção dadas à auditoria interna entre as diferentes IESPP. A implementação de um Sistema de Controlo Interno robusto e eficaz, com múltiplos níveis de controlo, é essencial para o bom funcionamento das IESPP. Este sistema é fundamental para prevenir e detetar erros, fenómenos de corrupção e fraudes, bem como mitigar o risco de apropriação indevida de bens e ativos e evitar práticas inadequadas que possam comprometer a gestão eficiente e a reputação das instituições. Nesse contexto, a auditoria interna, frequentemente referida como a 3.ª Linha de Defesa, constitui um dos pilares centrais deste sistema. A relevância da função de auditoria interna nas IESPP é ainda mais evidente considerando o vasto número de intervenientes, tanto internos como externos, que estas instituições envolvem e a vasta quantidade de transações financeiras que estas instituições gerem. A importância das IESPP é sublinhada pelos valores dos seus orçamentos anuais, que em 2024 ascenderão a 2.904 milhões de euros, representando cerca de 0,5% do PIB português, refletindo o seu papel central no desenvolvimento nacional, tanto na investigação quanto na formação de mais de 350 mil estudantes no ano letivo de 2022/2023, segundo dados da DGEEC. Este estudo tem como objetivo caracterizar e evidenciar o papel da função de auditoria interna numa IESPP. Enquanto estrutura de consultoria independente, a auditoria interna é responsável pela avaliação dos processos de gestão e controlo, garantindo a conformidade legal, promovendo o aumento de valor e contribuindo para a melhoria contínua das operações nestas instituições. Contribui ainda para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao combater a corrupção e promover uma gestão mais eficaz, responsável e transparente, incentivando a tomada de decisões inclusivas, participativas e representativas.
- Investment in skills: collaboration between librarians and researchers at the Polytechnic University of LisbonPublication . Antunes, Maria LuzThe academic library is the space where information is organized, evaluated, and disseminated, so institutions see their libraries as support centres for teaching and learning processes. The Polytechnic Institute of Lisbon, with its eight schools/institutes, has eight libraries with their specific characteristics: technology, arts, accounting, communication, and education sciences. Reflecting the ever-changing needs of their users, these libraries have served two complementary purposes: institutional curricular and research support for teachers and students. Beyond their traditional functions, how have IPL librarians adapted and re-conceptualized their knowledge and skills in the context of the institutional mission? A survey of IPL librarians was conducted to compile the skills and knowledge acquired, or yet to be acquired, to ensure an effective response to the academic community.
- Práticas e conceções da História e da didática da História na formação de professores do Ensino Básico (2º CEB): estudo de caso da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Gomes Dias, AlfredoO trabalho que agora se apresenta tem origem na investigação realizada no âmbito do curso de Doutoramento em Educação frequentado na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), entre 2016 e 2019, integrada na linha de investigação “Formação do pensamento social, histórico e geográfico, e educação para a cidadania”. Esta investigação teve a orientação científica do Professor Joan Pagès i Blanch. O texto original desta tese de doutoramento – Practicas y concepciones de la historia y de la didáctica de la historia en la formación de maestros de la enseñanza básica (10‑12 años). Estudio de caso de la Escola Superior de Educaçã o de Lisboa – encontra‑se disponível no repositório da UAB: imprimirFicheroTesis.do (educacion.gob.es) Nesta versão, que foi apresentada na UAB em provas públicas, no dia 12 de setembro de 2019, podem ser consultados os anexos que reúnem os documentos de suporte às atividades investigativas e que estão ausentes nesta edição impressa.