Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Investment in skills: collaboration between librarians and researchers at the Polytechnic University of LisbonPublication . Antunes, Maria LuzThe academic library is the space where information is organized, evaluated, and disseminated, so institutions see their libraries as support centres for teaching and learning processes. The Polytechnic Institute of Lisbon, with its eight schools/institutes, has eight libraries with their specific characteristics: technology, arts, accounting, communication, and education sciences. Reflecting the ever-changing needs of their users, these libraries have served two complementary purposes: institutional curricular and research support for teachers and students. Beyond their traditional functions, how have IPL librarians adapted and re-conceptualized their knowledge and skills in the context of the institutional mission? A survey of IPL librarians was conducted to compile the skills and knowledge acquired, or yet to be acquired, to ensure an effective response to the academic community.
- A rotina na realização de atividades de música e movimento e o comportamento motor das crianças: potencialidades e desafiosPublication . Ferreira, Beatriz Vicente Liberal; Simões, Ana Maria TavaresO presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), efetuada no primeiro semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estágio decorreu entre 30 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, em contexto de jardim de infância, na sala dos Le, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos e numa organização socioeducativa que se rege pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). A partir da prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, emergiu a investigação em torno da problemática “A Rotina na Realização de Atividades de Música e Movimento e o Comportamento Motor das Crianças- Potencialidades e Desafios” com os seguintes objetivos: (i) identificar as eventuais alterações no comportamento motor da criança quando existe uma rotina na realização de uma atividade de Música e Movimento e (ii) analisar o impacto das eventuais alterações no comportamento motor da criança na realização de uma atividade de Música e Movimento. A investigação desenvolvida centralizou-se numa abordagem de carácter qualitativo, através de um estudo exploratório descritivo, recorrendo a técnicas como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental. A análise de conteúdo foi realizada a partir da análise dos vídeos registados, garantindo o cumprimento de todas as questões éticas ao longo de todo o processo investigativo. Os resultados evidenciam alterações no comportamento motor das crianças, decorrentes da realização da rotina de atividade de música e movimento, nomeadamente, melhorias na coordenação motora e no equilíbrio e na aquisição de maior autonomia e confiança nos movimentos, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar das crianças.
