ESELx - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Criação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básicoPublication . Pires, CarlosAs “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979.
- IntroduçãoPublication . Dias, Alfredo Gomes; Hortas, Maria João BarrosoEm Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.
- Las últimas reformas educativas no universitarias de PortugalPublication . Milhano, Sandrina; Cadima, Rita; Pinto, Hélia; Pires, CarlosEntre 2010 y 2024, Portugal ha llevado a cabo una serie de reformas educativas significativas con el objetivo de mejorar la calidad de la educación, aumentar la equidad y responder a los desafíos sociales y tecnológicos del siglo XXI. Estas iniciativas, acompañadas de producción legislativa, medidas y planes, aplicadas a través de reglamentos y directrices gubernamentales, reflejan un esfuerzo continuo para ajustar y por adaptar el sistema educativo portugués a las necesidades y desafíos contemporáneos.
- Mapping local memory: engaging school and community through visual arts projectPublication . Matos Pereira, Teresa; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Gaudêncio Matos, Joana Isabel; Santos, KátiaThis text presents the results of an arts-practice-based work project, carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration between themselves and with a local community and developed as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts-practice-based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts-practice-based research, with and within the community, were able to assume the territory as its locus, thus enabling the construction of visions of the world arising from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional…) of the territory. Considering the intentionality of developing processes of participatory and collaborative nature, involving students, teachers and the community, the project assumed local memory as a general framework, bringing together 380 students, 10 teachers from various levels of education and 34 local retailers and shopkeepers. As mentioned above and considering the will to decentralize and integrate knowledge epistemologies, the project was developed in a city located in the south of Portugal (Santiago do Cacém). It mobilised and has involved students and teachers from the Visual Arts and Technology degree of the Lisbon’s Polytechnic University of Education; students, teachers and a resident artist from Manuel da Fonseca High School (MFHS) in Santiago do Cacém; technicians from the City Council and local retailers and shopkeepers —being the project, as the last stage of the process, devolved to and appropriated by the local community. Through exploratory visits into the territory and the developments arising from several interactions (in the form of direct dialogues) between various actors, it was decided that the project would take the form of an intervention in urban space. It would start from a mapping of human and cultural dimensions of local commerce. The analysis of the contents gathered from the interaction with local retailers and shopkeepers, namely through non-structured interviews, shows that, although in increasing decline, local commerce appears in collective memory as a factor of development, but also of self-identity, community/territory identity, resiliency, conviviality and preservation of knowledge.
- PrefácioPublication . Fernández, Antoni Santisteban; González-Monfort, NeusEs muy difícil escribir sobre una persona que fue tu maestro y tu compañero. Joan Pagès fue uno de nuestros profesores en nuestros estudios universitarios. Y fue también el director de nuestra tesis doctoral. Colaboramos en una gran cantidad de proyectos en la Universidad Autónoma de Barcelona. Juntos investigamos y construimos propuestas de aprendizaje y de enseñanza de las ciencias sociales, impartimos conferencias y cursos para el profesorado de manera conjunta. Tuvimos la suerte de aprender a su lado y de disfrutar de su sabiduría. Trabajar con Joan era siempre muy fácil porqué era una persona muy apasionada en todo lo que hacía y muy solidaria, y comprensiva ante las dificultades de los demás. Así se convirtió en un ser muy querido por tantas personas en tantos lugares.