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Abstract(s)
As “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A
designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979.
Description
Keywords
Escolas Normais Superiores Reforma Veiga Simão Formação de Professores
Citation
Pires, C. (2024). Criação das “Escolas Normais Superiores”: uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico. In A. Teodoro & J. Pintassilgo (eds), Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território (pp. 123-143). Edições Universitárias Lusófonas.
Publisher
Edições Universitárias Lusófonas