ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A interdisciplinaridade entre as artes visuais e a matemática: um estudo numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Ana Catarina Figueiredo; Brunheira, LinaO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento procede à caracterização dos contextos de ambos os ciclos em que decorreu a prática pedagógica, identificando as questões-problema e os objetivos gerais de intervenção. Estas foram estabelecidas com base numa análise das potencialidades e fragilidades observadas nas turmas em questão. Na segunda parte do relatório é apresentada a investigação. O tema emergiu do interesse pessoal da investigadora, alinhando-se com as necessidades dos alunos. Neste sentido, pretendeu-se compreender o potencial do trabalho interdisciplinar das Artes Visuais e a Matemática para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial e da representação das vistas de objetos. Este estudo contou com a participação de quatro alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade, onde teve lugar a PES II. No que concerne ao trabalho realizado, foi desenvolvida e implementada uma sequência de atividades com vista ao alcance do objetivo delineado para a investigação. Estas atividades, concebidas para promover aprendizagens significativas nos alunos, envolveram trabalho individual e de pequeno e grande grupo. Relativamente às conclusões do estudo, verificou-se que os alunos desenvolveram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Assim, tornou-se evidente o contributo do trabalho interdisciplinar entre as duas áreas para promover para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetivos e da visualização espacial.
- Formação de professores em expressão dramática/teatro: refletindo e criando colaborativamentePublication . Nunes, Tania Miriam Bento; Falcão, MiguelA Expressão Dramática/Teatro (EDT) é reconhecida por ser uma área curricular que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo competências físicas, intelectuais, emocionais e sociais. Inúmeros estudos revelam que a EDT promove a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de ajudar a preparar os alunos para futuros desafios como cidadãos criativos e socialmente conscientes. Apesar das descritas vantagens, a EDT ainda é frequentemente abordada, no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de maneira superficial ou esporádica, o que limita o seu potencial como ferramenta educativa. Para mudar esse cenário, a formação de professores, tanto inicial quanto contínua, é fundamental. Com base nessa premissa, o presente estudo, do tipo investigação-ação, tomou como ponto de partida a questão: “De que forma a formação em EDT para professores do 1º CEB pode promover a mudança de práticas pedagógicas nessa área curricular?” e traçou um plano interventivo com o intuito de perceber as conceções dos professores sobre a EDT no currículo do 1º CEB; propor práticas de implementação das orientações curriculares de EDT; e identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores decorrentes da formação em EDT. Os dados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionário no início e após a formação, diários de bordo, relatórios individuais dos participantes e registos áudios, fotográficos e videográficos, que foram posteriormente tratados através da análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados revelaram que a formação incentivou os professores a aplicarem novas ferramentas para trabalhar a EDT de forma mais consistente, promovendo uma aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. Ao articular a formação contínua com a troca de conhecimentos entre docentes, foi possível observar uma melhoria na motivação dos professores, o aumento das práticas pedagógicas e uma implementação mais eficaz de EDT em sala de aula, o que gerou, consequentemente, um impacto positivo no ambiente escolar.
- O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância WaldorfPublication . Martins, Ana Catarina da Costa Rito Dias; Ana Tudela de SousaNo âmbito do Mestrado em Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa surge o presente trabalho, intitulado O lugar das Artes Plásticas no contexto de um Jardim de Infância Waldorf. Assim, através desta investigação, procuramos compreender o papel das Artes Plásticas na Pedagogia Waldorf, em contexto de Jardim de Infância, perceber como se integram as Artes Plásticas nesta pedagogia e como desenvolve a criança a sua expressão plástica neste contexto. A metodologia utilizada identifica-se como qualitativa, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas aos elementos da comunidade educativa (crianças, educadora e pais). Optou-se, ainda, por uma observação direta em contexto de sala num Jardim de Infância Waldorf, no distrito de Lisboa, com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. A interpretação dos dados recolhidos foi realizada através de um processo de análise de conteúdo, que permitiu extrair algumas conclusões, considerando o objeto de estudo e a sua problemática. A Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, valoriza profundamente as artes plásticas como uma parte essencial do desenvolvimento integral da criança. A arte não é uma disciplina isolada, mas está integrada em todas as áreas do currículo, no entanto, nesta pedagogia a abordagem ao uso de imagens é cuidadosamente considerada, principalmente nos primeiros anos, o que contraria o conhecimento de que permitir que as crianças tenham contacto com imagens oferece várias vantagens para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Se, por um lado, uma prática das artes plásticas, no seio de uma pedagogia Waldorf, pela exploração de técnicas tradicionais e o recurso a elementos naturais, assente na manipulação e combinação de uma grande variedade de materiais, potencia a imaginação; por outro lado, também não é dispensável uma prática das artes plásticas cultivada, com recurso a imagens, que tanto pode contribuir para enriquecer o repertório visual das crianças, estimulando a sua criatividade e sentido crítico.
- Perceções dos professores sobre o curso básico de teatro (2022-23)Publication . Medeiros, Alice Margarida; Falcão, MiguelO Curso Básico de Teatro (CBT) foi criado no ano letivo 2022-2023 como oferta do ensino artístico especializado do teatro (EAE) para os 2.º e 3.º ciclos da escolaridade obrigatória. O presente estudo dedicou-se a conhecer este novo curso, procurando saber como correu o ano da sua implementação, através das perceções dos professores envolvidos no mesmo. Partindo da questão geral de saber quais as perceções dos professores de teatro e dos órgãos decisores das escolas sobre o primeiro ano de funcionamento do CBT, este estudo assumiu dois objetivos: (i) conhecer as perceções dos professores de teatro e dos órgãos das escolas sobre a criação do CBT; e (ii) conhecer as perceções dos professores de teatro e dos órgãos das escolas sobre várias dimensões do funcionamento do CBT. O estudo foi circunscrito às escolas da região da Grande Lisboa. A investigação enquadra-se no paradigma interpretativo, com base numa metodologia qualitativa, e reveste-se de um carácter descritivo e exploratório. Os dados foram recolhidos por meio de pesquisa documental e de três inquéritos por questionário dirigidos a professores. As técnicas utilizadas no tratamento dos dados recolhidos foram as de análise documental, análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os resultados obtidos apontam para o reconhecimento da importância da criação do CBT, denotando, contudo, uma dissonância entre as razões que motivam a defesa dessa importância e a configuração legal do CBT como uma via de ensino destinada apenas a alunos com aptidões naturais para o teatro. Este estudo conclui, portanto, pela existência de uma margem de ambiguidade quanto à real missão do CBT, que carece de maiores estudos e reflexão, nomeadamente, quanto à figura da “prova de admissão” e ao conceito de “aptidões naturais”. Este estudo conclui, também, que a inexistência de grupo de recrutamento de Professores de Teatro dificulta a implementação do CBT. Conclui-se, por fim, que a monitorização dos Cursos de Ensino Artístico permanece com dados escassos e incompletos, o que tem atrasado a progressão deste setor do ensino.