ESD - Escola Superior de Dança
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Integrating character dance into classical dance technique: enhancing artistic educationPublication . Amorim, Vera; Mantovani, Denise; MantovaniEste estudo explora a integração da Dança de Caráter com a Técnica de Dança Clássica, analisando como essa fusão contribui para o desenvolvimento técnico, expressivo e narrativo dos estudantes, com foco nos bailados "O Lago dos Cisnes" e "Paquita". Realizado no Conservatório de Dança Ana Mangericão (EDAM), com foco nos alunos do 4.º e 5.º anos do programa de EAE.
- Para quê a dançaPublication . Bentes, Amélia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaPara quê a dança. Neste artigo, a autora reflete sobre a dança como prática artística, linguagem sensível e forma de pensamento em movimento, a partir da sua experiência enquanto coreógrafa e intérprete. Através do exemplo do seu solo mais recente, (In)visibility, explora temas como a visibilidade e a invisibilidade, a presença e a perceção de sensações subtis. A dança é apresentada como uma forma de organizar emoções, orquestrar afetos e amplificar a energia — com ênfase na escuta interior, na fragmentação e na expressão autêntica. Surge como um gesto de escuta íntima, resistência poética e partilha afetiva com o mundo.
- Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano de rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional fomentando a interação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássicoPublication . Lopes, Rui Alexandre Reis Coelho; Nascimento, VandaElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano/ rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, fomentando a interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico. O Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24, na área de lecionação da Técnica de Dança Clássica e de Repertório de Dança Clássica. A interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico foi a nossa estratégia de intervenção para este Estágio. Partindo dos princípios básicos do treino técnico em Dança Clássica, como o alinhamento, a colocação, o equilíbrio, a força e a coordenação, propôs-se como estratégia pedagógica a elaboração de exercícios com conteúdos específicos de forma a conseguir potenciar o conteúdo técnico tourner. Como o público-alvo é do sexo masculino, optamos pelos movimentos de rotação, designadamente, a pirouette en dehors e os tour lent, por serem elementos técnicos de grande importância e relevância no Repertório masculino. Recorrendo à Metodologia de Investigação-Ação e com base numa fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos gerais e específicos para este Estágio. Para dar resposta à nossa pergunta de Investigação, recorreu-se à utilização de vários instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo e a recolha de imagens e vídeo, de forma a aferir os resultados nas diferentes fases do processo e decidir se as estratégias pedagógicas serão as mais adequadas para dar continuidade ao plano de ação. A reflexão analítica dos resultados obtidos permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa na execução dos movimentos de rotação por parte dos elementos da turma e, sobretudo a melhoria técnica e artística das Variações Clássicas apresentadas no seu exame final. Foi possível, igualmente, aferir como positivo, que a criação de um ambiente técnico e artístico e emocional por parte do professor de Técnica de Dança Clássica potenciou a execução dos movimentos tourner e a sua aplicação prática no Repertório Clássico.
- Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infânciaPublication . Fonseca, Célia Maria Manuelito Figueira; Falcão, MiguelEste projeto, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Artística, na vertente de Teatro, na Escola Superior de Educação de Lisboa, baseia-se nas aprendizagens realizadas ao longo do curso e na minha experiência de 30 anos como educadora de infância. Sentindo a necessidade de refletir sobre a minha ação pedagógica neste domínio, procurei dar resposta a uma questão: “como posso iniciar e conduzir práticas teatrais, com intencionalidade artístico-pedagógica, em contexto de jardim de infância?” A investigação retrata o percurso realizado ao longo de seis meses de intervenção pedagógica com vinte crianças - dez meninos e dez meninas - com idades entre os 4 e os 6 anos, que frequentam uma sala de jardim de infância público em Lisboa. Com base nos contributos teóricos do Teatro enquanto dimensão da Educação Artística, da Pedagogia da Infância e dos Estudos Sociais da Infância, foi desenvolvido um projeto inspirado na investigação-ação. Este projeto seguiu Através de uma planificação estruturada por mim, alinhada com a dinâmica da sala de jardim de infância e respeitando a liberdade de criação das crianças. Recorrendo a uma diversidade de técnicas de recolha de dados – observação participante, às entrevistas focalizadas de grupo e a dinâmicas propostas por mim (planos de sessões/reflexões) - pretendi descrever, analisar e compreender como as práticas teatrais podem ser iniciadas numa sala de jardim de infância. Ao longo deste processo, refleti sobre as minhas estratégias pedagógicas, sobre o meu papel enquanto educadora de infância, o papel das crianças e quais os recursos que utilizei, os quais foram facilitadores para as práticas teatrais. A análise e discussão dos dados permitiu-me compreender, que a planificação de sessões teatrais foi facilitadora na condução da ação e ajudou-me a iniciar o caminho, diversificando atividades e promovendo experiências significativas para as crianças neste domínio. As minhas discussões procuraram ainda, enfatizar as crianças como produtoras de cultura, cujas vozes devem ser envolvidas nas práticas pedagógicas, produções artísticas e pesquisas na área teatral. Espero que esta investigação seja também inspiradora para outros profissionais da educação de infância que queiram iniciar as práticas teatrais com crianças no jardim de infância.
- Uma proposta metodológica somática para o conhecimento incorporado a partir das técnicas de dança contemporânea para os estudantes do 5º e 6º grau do ensino artístico especializado da dança da Escola Luís António VerneyPublication . Pinto, Maria Borges da Gama Cortez; Rijmer, SylviaO Relatório de Estágio apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED) da Escola Superior de Dança de Lisboa (ESD). O Estágio realizado com os estudantes do 5.º e 6.º ano do Ensino Artístico Especializado da Dança (EAED), da Escola Básica e Secundária Luís António Verney (EBSLAV), em Lisboa, no ano letivo de 2023/2024, teve como objetivo desenvolver as competências técnicas e criativas dos estudantes, integrando uma abordagem somática em técnicas de Dança Contemporânea para promover o conhecimento incorporado. A metodologia de investigação, de caráter qualitativo e baseada na investigação ação, foi estruturada em três fases: observação, participação acompanhada e lecionação autónoma. As atividades seguiram três etapas principais: introdução e exploração dos conceitos somáticos e técnicos, adaptação às necessidades pedagógicas da escola, e uma fase final focada na experimentação e singularidade dos estudantes, envolvendo a exploração subjetiva, o desenvolvimento técnico e a reflexão crítica. A recolha de dados incluiu o diário de bordo, as reflexões escritas dos estudantes, questionários e gravações em vídeo, permitindo uma avaliação contínua ao longo do processo. Os resultados mostraram uma melhoria significativa na consciência corporal dos estudantes, com avanços no alinhamento dinâmico e funcional, no uso eficiente da gravidade e na perceção sensorial. O reconhecimento anatómico aprimorou a organização do corpo dançante, favorecendo a execução técnica mais precisa e expressiva. Pelo incentivo à exploração de novas formas de movimento e expressão autónoma, a interação corpo-mente mostrou-se fundamental para o progresso criativo dos processos de aprendizagem dos estudantes. Apesar da implementação breve, os estudantes demonstraram um acesso cada vez mais consciente à integração corpo-mente, o que revelou o seu potencial criativo. Esta abordagem ampliou a capacidade de escuta e resposta corporal dos estudantes, potencializando, simultaneamente, a sua versatilidade técnica e criativa na Dança. Conclui-se que o Estágio demonstrou a eficácia das metodologias somáticas no desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes, promovendo a sua autonomia enquanto futuros agentes da Dança e fortalecendo a confiança no processo criativo. Esta abordagem revelou-se valiosa para uma aprendizagem aberta a práticas reflexivas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da Dança Contemporânea com maiores esclarecimentos, versatilidade e sensibilidade artística
