Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano de rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional fomentando a interação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássicoPublication . Lopes, Rui Alexandre Reis Coelho; Nascimento, VandaElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano/ rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, fomentando a interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico. O Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24, na área de lecionação da Técnica de Dança Clássica e de Repertório de Dança Clássica. A interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico foi a nossa estratégia de intervenção para este Estágio. Partindo dos princípios básicos do treino técnico em Dança Clássica, como o alinhamento, a colocação, o equilíbrio, a força e a coordenação, propôs-se como estratégia pedagógica a elaboração de exercícios com conteúdos específicos de forma a conseguir potenciar o conteúdo técnico tourner. Como o público-alvo é do sexo masculino, optamos pelos movimentos de rotação, designadamente, a pirouette en dehors e os tour lent, por serem elementos técnicos de grande importância e relevância no Repertório masculino. Recorrendo à Metodologia de Investigação-Ação e com base numa fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos gerais e específicos para este Estágio. Para dar resposta à nossa pergunta de Investigação, recorreu-se à utilização de vários instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo e a recolha de imagens e vídeo, de forma a aferir os resultados nas diferentes fases do processo e decidir se as estratégias pedagógicas serão as mais adequadas para dar continuidade ao plano de ação. A reflexão analítica dos resultados obtidos permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa na execução dos movimentos de rotação por parte dos elementos da turma e, sobretudo a melhoria técnica e artística das Variações Clássicas apresentadas no seu exame final. Foi possível, igualmente, aferir como positivo, que a criação de um ambiente técnico e artístico e emocional por parte do professor de Técnica de Dança Clássica potenciou a execução dos movimentos tourner e a sua aplicação prática no Repertório Clássico.